Buscar

AV1 Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: NPG0004_AV1_201506728529 » TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201506728529 - SUZANA NUNES INÁCIO
	Professor:
	ALDYR PEREIRA PIRES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 4,2 de 6,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 3,2        Data: 24/09/2015 10:00:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201507466572)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Quando se fala em organização estamos nos referindo a todos os vários sistemas, estruturas, processos de administração, estratégias etc., que constituem o modo de operação da empresa. A expressão usada para abranger todos esses elementos é o que chamamos de Arquitetura Organizacional. A fim de desenhar e controlar, por meio de departamentos e postos, a maneira na qual uma empresa está organizada, o ambiente Arquitetura Organizacional se propõe a auxiliar nessa montagem para isto considerando: hierarquia de departamentos; comunicação entre os postos de uma empresa; controle de postos de cada departamento e controle de acesso aos serviços do departamento e ao serviço de comunicação. Quais das opções abaixo se mostra falsa?
		
	 
	Pela arquitetura de departamento e suas movimentações, são abertas vagas para fins de venda e captação de recursos, aprovadas pela empresa.
	
	Com a arquitetura pode-se custear departamentos, além de controlar a ocupação de postos dentro de uma empresa.
	
	As visões por meio dos Postos, definem a relação de comunicação entre os postos a fim de estabelecer relações de trabalho, chamadas de "Estruturas de Comunicação".
	
	Pode-se considerar que as visões através dos departamentos definem estruturas, que por sua vez definem qual a relação entre os departamentos. Assim, ficam denominadas como "Visões Departamentais"
	
	Os departamentos estão ligados a uma arquitetura que determina as posições ou funções dentro de um departamento, e essas posições estão vinculados aos funcionários que ocupem ou que exerçam tal atividade, em determinado momento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507466575)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	As mudanças que ocorrem no ambiente empresarial, acabam gerando impactos que tendem a afetar a condução dos negócios e exigir ajustes nas estratégias em curso. Nesse sentido, cabe a arquitetura organizacional contribuir para viabilizar o que?
		
	
	a escolha dos piores caminhos e coordenar as ações visando manter a corporação na trajetória de competitividade e de retornos esperados.
	
	a escolha dos melhores caminhos e coordenar as ações visando manter a corporação na trajetória de perda de competitividade e de ver a redução dos retornos esperados.
	 
	a escolha dos melhores caminhos e coordenar as ações visando manter a corporação na trajetória de competitividade e de retornos esperados.
	
	a escolha dos melhores caminhos e liderar as ações visando manter a corporação na trajetória da mais rentável e com melhores níveis de despesas.
	
	a escolha dos melhores caminhos e coordenar as ações visando manter a corporação na trajetória de desempenho com foco nos piores retornos esperados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507466567)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	O termo engenharia de resiliência representa uma nova maneira de pensar sobre segurança. Considerando que as abordagens convencionais de gestão de risco são baseadas em uma visão retrospectiva e enfatizam a tabulação de erro e cálculo de probabilidades de falhas, a engenharia de resiliência procura formas de aumentar a capacidade das organizações, para se atingir o que?
		
	 
	criar processos que são robustos, porém flexíveis, para monitorar e rever modelos de risco, e utilizar os recursos proativamente em face a rupturas ou produção contínua e pressões econômicas.
	
	criar processos que são testados, porém de pouco ajuda, para monitorar e rever modelos de risco, e utilizar os recursos proativamente em face a rupturas ou produção contínua e pressões econômicas.
	
	criar processos que são desenvolvidos, porém pouco usados, para monitorar e rever modelos de risco, e utilizar os recursos proativamente em face a rupturas ou produção contínua e pressões econômicas.
	
	criar processos que são mais eficientes, porém frágeis, para monitorar e rever modelos de risco, e utilizar os recursos proativamente em face a rupturas ou produção contínua e pressões econômicas.
	
	criar processos que são econômicos, porém caros, para monitorar e rever modelos de risco, e utilizar os recursos proativamente em face a rupturas ou produção contínua e pressões econômicas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507009951)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	Conhecemos a Starbucks como sendo a maior rede de cafeterias do mundo. Marque das alternativas abaixo, qual traduz melhor a essência de seu negócio?
		
	
	Uma empresa que inovou por adotar processos inovadores no atendimento da cafeteria.
	
	Uma empresa que inovou pela forma de moer o café.
	
	Uma empresa que inovou por servir café quente e frio.
	 
	Uma empresa que inovou por treinar muito bem os seus colaboradores de atendimento, o que fez toda a diferença na forma de servir café.
	 
	Uma empresa que inovou por implantar um novo conceito de cafeteria
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507009949)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Por que os executivos das empresas são denominados de "executivos-arquitetos"?
		
	
	porque eles são muitos bons na arte de construir modelos organizações com maior conteúdo tecnológico.
	
	porque eles são a parte estratégica no processo de tomada de decisão e precisam ter todos os indicadores bem monitorados para diminuir os níveis de risco do negócio?
	 
	porque eles precisam modelar formas arquitetônicas em suas organizações, visando sustentar os níveis de competitividade requeridos para maximização do lucro.
	
	porque eles têm um papel-chave em ter que sustentar elevado padrão de qualidade em suas operações.
	
	porque eles estão sempre tendo que realizar aperfeiçoamentos nas suas relações com os clientes, de forma a viabilizar maiores níveis de faturamento.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507009966)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Buscar o máximo retorno para o seu capital já não é o objetivo principal das corporações. As grandes multinacionais do mundo já têm além da responsabilidade com o bom desempenho financeiro, cuidar igualmente do bem estar social, contribuindo para melhor qualidade de vida para toda sociedade. Qual das alternativas abaixo reflete o contexto descrito?
		
	
	a profissionalização deve ser a estratégia adotada pela empresa para garantir a sustentação da lucratividade.
	 
	a adoção da governança corporativa, que inclui a adoção de Códigos de Ética, é algo imprescindível para melhorar a imagem da empresa no mercado.
	
	a implantação de modelos de gestão mais flexíveis deve ser o caminho perseguido por todas as organizações.
	
	a tecnologia é o único caminho para as empresas se manterem competitivas.
	
	a responsabilidade social é um requisito que os órgãos de licenciamento estão exigindo para renovarem o alvará de funcionamento de todas as empresas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507009965)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	Leia o texto a seguir e marque entre as opções aquela que reflete melhor o significado: "A excelência é uma arte obtida com o treinamento e o hábito: não agimos corretamente porque temos virtude ou excelência, mas a temos porque agimos corretamente; essas virtudes se formam no homem enquanto ele vai agindo, nós somos aquilo que fazemos repetidas vezes".
		
	
	a excelência se consegue com atitudes virtuosas de boa vontade, não é necessário treinamento.
	
	a construção dos bons hábitos é algo que deve começar em casa e ser dado continuidade nas escolas e organizações.
	 
	a excelência que distingue as melhores das piores empresas, são osprogramas de treinamento que são submetidos regularmente toda equipe de colaboradores.
	 
	a excelência não é um ato que se aprende, mas um hábito que se cultiva.
	
	o padrão ótimo de operação é conquistado no esforço de se fazer o ótimo a cada dia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507009970)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Como pode ser entendido o que é clima organizacional, sabendo que a organização é considerada um sistema de atividades coordenadas, de dois ou mais indivíduos, onde estes são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar os objetivos que a ação individual isolada não conseguiria?
		
	
	expressa a conduta dos colaboradores em seu dia a dia.
	
	na forma do ambiente relacional onde convivem os colaboradores.
	
	reflete a forma como pensa e age os níveis diretor e gerencial das organizações.
	 
	pode ser considerado como um reflexo da cultura da organização.
	
	traduz o efeito dessa cultura nos níveis superiores da organização.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507466589)
	Pontos: 0,0  / 0,6
	Melhorar o clima organizacional não é só tarefa das grandes empresas. Empreendedores de negócios de pequeno e médio porte também devem ter essa preocupação - e podem fazer programas deste tipo sem gastar nenhum tostão. O diretor de relações empresariais da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Ruy Shiozawa, lista quais os fatores que melhor contribuem para o engajamento dos funcionários. E avisa: a recompensação em dinheiro não está mais entre os principais atrativos que estimulam a dedicação dos profissionais. Qual das alternativas abaixo é falsa?
		
	
	Ofereça oportunidades para que os membros da equipe possam crescer e se desenvolver.
	 
	Os gerentes devem se mostrar comprometidos com os resultados.
	
	Promova o equilíbrio da vida pessoal e profissional.
	
	Comunique-se com os funcionários.
	 
	Administre a meritocracia de forma transparente e valorizando o personalismo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507009959)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	As organizações que negociam suas ações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA têm que adotar Código de Ética e de Comportamento. Qual a razão de ser exigido das empresas esse tipo de política?
		
	
	O fato de mostrarem capacidade de gestão transparente e compromisso com o lucro.
	
	O fato da empresa estar focada nos fatores que os acionistas acham relevantes, embora não seja um alto compromisso da empresa.
	 
	O fato de mostrarem elevado compromisso com a qualidade e transparência na forma como conduzem os seus negócios.
	
	O fato de mostrarem compromisso com a inovação e o respeito aos clientes.
	
	O fato de mostrarem capacidade de realização e compromisso das empresas no pagamento correto dos impostos.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 22/09/2015 até 01/10/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais