Buscar

Homem, Sociedade e o Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HOMEM, SOCIEDADE E O DIREITO
- Sociabilidade x Politicidade
Sociabilidade é a propensão que um ser humano tem em conviver com o próximo, em sociedade.
Politicidade é a convivência com um determinado grupo social em um lugar determinado – cidade, estado, país.
O que é o Homem?
Platão e Aristóteles tem uma ideia totalmente distinta sobre ‘o que é o homem’. Para Platão, o homem não necessita da convivência com a sociedade, mas o homem com o seu próprio eu, consegue viver bem.
Para Aristóteles, o homem tem a necessidade de viver em comunhão com a sociedade. Para ele, a alma necessita da convivência e o diálogo humano para manter as suas necessidades, dizendo que o homem é um animal político e, por instinto tende a manter relações sociais. 
Hobbes, diz que o homem tem um instinto natural de sociabilidade, sendo mau por natureza. 
Rousseau, em sua teoria, defende a tese de que o homem nasce bom mas a sociedade corrompe o seu modo natural de viver.
CONTRATO SOCIAL
	A partir do contrato social, cria-se um consenso de que surja uma organização que crie regras para harmonia da sociedade – o estado, que chama a responsabilidade para si, cobra impostos, mas organiza a sociedade, oferecendo em troca segurança, saúde, educação. Se não houvesse esse contrato social, cada ser buscaria a saúde, por exemplo, em lugares diferentes. Porém, nessa teoria, paga-se impostos ao Estado, e esse nos ajuda a organizar as nossas atividades essenciais.
- Características da sociedade:
Multiplicidade de indivíduos, interação entre os indivíduos e previsão de comportamentos: competição entre os indivíduos, conflitos entre os indivíduos e cooperação entre os indivíduos.
CONTROLE SOCIAL
- Moral: está ligada à questão consciente do ser humano. Por exemplo, deixar uma vaga de estacionamento reservada ao deficiente ou, deixar que uma gestante ou um idoso passe em sua frente na fila de um banco.
- Religião: no conceito de controle social da religião, a igreja controle as ações do ser humano. Exemplo: em uma igreja prega-se que é proibido fumar e beber, portanto deixarei de praticar tal ação. Porém, em outra igreja prega-se que essa ação pode existir sem qualquer intervenção religiosa, dessa maneira, fumarão e beberão.
- Direito: o Direito parte para o princípio de legalidade. Aquilo que está escrito como lei, deve ser cumprido pela população em geral. A lei é feita para todos e deve ser cumprida por todos!
	Até hoje, o Direito respeita as ordens na religião. Usando como exemplo o segundo mandamento bíblico – até hoje as festas e os domingos são guardados para festas. O trabalho, até nos dias de hoje, é realizado de segunda à sexta-feira. 5º mandamento bíblico: não matar! Este mandamento está muito presente em nosso Direito e, ainda é um tipo de controle social. 7º mandamento: não furtar! Até hoje, furtar é um crime. Estes estão dentre tantos outros mandamentos bíblicos respeitados até hoje no Direito. 
	O Direito tem o objetivo de organizar a sociedade impondo regras.

Outros materiais