Buscar

RELAÇÕES INTERPESSOAIS; LIDERANÇA; HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELAÇÕES INTERPESSOAIS; LIDERANCA; HEREDITARIEDADE E MEIO  AMBIENTE.
1.1-A PSICOLOGIA DAS RELACÕES INTERPESSOAIS E DA LIDERANCA·.
Nas empresas focamos muito teorias, práticas, metodologias e sistemas mais voltados para a estratégia e a gestão e mais direcionados para o ambiente que cerca o individuo e a empresa.
É importante tentar  mostrar a vida interior da pessoa que é colaborador, executivo ou  líder numa empresa, levantando o véu que cobre a “estrutura biopsíquica” do ser humano, a  qual influencia as atitudes e o desempenho do individuo na vida empresarial. A consciência do impacto dos fatores biológicos e psicológicos no comportamento humano e organizacional pode aperfeiçoar e desenvolver as habilidades de liderança e as relações interpessoais.
1.2-ANÁLISE DA  HEREDITARIEDADE E DO AMBIENTE E SEUS IMPACTOS NA LIDERANCA E NA VIDA EMPRESARIAL.
A personalidade é o resultado da hereditariedade e do ambiente. Existem outros pontos importantes a considerar como a maturidade interior e a amplitude da consciência individual.   Como a hereditariedade, o ambiente e a cultura nos são dados, se fossemos somente o produto dos mesmos seríamos seres altamente condicionados. Na vida real e na vida organizacional encontramos pessoas que tiveram ambientes e cargas hereditárias semelhantes e que, no entanto, reagiram de maneira diferente aos desafios da vida.
 Esta conclusão nos leva a questionar em que consiste a nossa liberdade de agir e fazer acontecer, já que temos forte influência da hereditariedade e do meio ambiente.
Na pratica dependemos  muito do ambiente exterior, tanto do ponto de vista psicológico quanto do biológico e fisiológico. Ou seja, o ambiente influencia no desenvolvimento da personalidade.
Vivemos momentos diferentes na existência diária. Na vida instintiva da fome ou do sono, por exemplo, vivemos o fator biológico. No nível afetivo e emocional podemos ter vivencias de amor e ódio. No plano  mental predomina a lógica e a dicotomia entre o acerto e o erro.
Naturalmente minha liberdade pessoal e o exercício de minha vontade podem me fazer passar do nível afetivo e emocional para o mental, ou do nível instintivo para o mental. Com base nesse raciocínio, posso pensar como satisfazer minha fome e minha sede  e também posso refletir sobre as situações que provocaram em mim amor ou ódio.
A nossa liberdade consiste na possibilidade de diminuir ou evitar nossos condicionamentos, ao escolher caminhos e tomar decisões.
O meio ambiente físico também tem uma inegável influencia sobre o comportamento humano e sobre o estilo de vida: o clima, a temperatura, a umidade, a altitude, o tipo de alimentação e os meios de transportes.
A ação do mundo social sobre o individuo è constante e se estende ao longo de toda a sua vida.
Passamos a expor a grande forca da influencia da sociedade no comportamento humano
Desde nossa primeira infância estamos aprendendo a nos adaptar, a obedecer e a seguir os condicionamentos e estímulos do ambiente.
Conseguimos diminuir as restrições do ambiente quando somos admirados pelo nosso talento e nossas habilidades em algumas áreas da vida.
As organizações, os grupos sociais e de trabalho, e a sociedade em geral têm códigos de valores e de conduta. Se não os respeitamos, somos alijados do convívio social. Quando nos sentimos diferentes dentro dos valores de um grupo, surge a ansiedade, e até o medo, relacionados com a possibilidade da rejeição e da solidão, que acompanham a não conformidade com as regras sociais.
Em resumo, exteriormente devemos nos adaptar aos condicionamentos sociais, porém também devemos manter certa liberdade interior, uma postura crítica, sobre os valores que a sociedade nos impõe.
A personalidade humana pode ser considerada uma soma das experiências acumuladas ao longo da vida, principalmente as experiências ditas culminantes ou excepcionais, que nos deram prazer ou sofrimento, e que nos levaram a aprender diferentes lições. Muitas destas experiências ficam registradas no nosso inconsciente e condicionam nosso comportamento consciente.
Durante um processo de coaching voltado para o desenvolvimento da liderança e de habilidades comportamentais, pode-se deparar com a necessidade de avaliar fatos ligados a educação familiar e ao ambiente social e cultural que um profissional viveu na infância e na adolescência. Mesmo que o coach não procure abordar estes níveis profundos da personalidade, e recordações do passado, algumas vivencias surgem espontaneamente contadas pelo executivo que está recebendo o coaching.
Situações concretas do presente, associadas a nossa vida profunda inconsciente, oriunda do passado, marcam o perfil de nossa personalidade e determinam nossos gostos e aversões dominantes.
Traumas ou situações difíceis vividas no ambiente social e familiar, durante a infância e adolescência, podem criar tensões nos momentos de conflito que enfrentamos na vida organizacional.

Outros materiais