Buscar

ANÁLISE E GESTÃO DE RISCOS - UNISUL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Análise e Gestão De Riscos
Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública
Professor: Oscar Alves Simões Filho
Nome do estudante: ****
Data: 12/04/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 01: (2,50 pontos)
A análise e gestão de riscos em segurança pública tem um caráter multifacetado, envolvendo várias disciplinas e implicando na mobilização de várias estruturas do Estado e da sociedade para a prevenção de eventos que possam provocar danos materiais e/ou humanos.
Leia o texto intitulado “Segurança pública e riscos: políticas públicas voltadas à distribuição de renda e educação como instrumento capaz de enfrentar apelos da violência”, no link abaixo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_86/artigos/ArllingtonCampos_rev86.htm
Com base em nossos estudos e na leitura recomendada acima, discorra entre 15 a 20 linhas a respeito do que existe no país em termos de planos e políticas públicas voltadas à prevenção de situações de riscos, em especial no tocante à violência e da criminalidade !
A sociedade brasileira, frequentemente, se mobiliza requerendo, do Estado, respostas que justifiquem o aumento da violência e da criminalidade. Fator que influencia, diretamente, na sensação de insegurança atual, relatada pela grande maioria da população.
O governo brasileiro, por sua vez, apresenta diversas reformulações como: a implementação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a criação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), a adoção da filosofia da Polícia Comunitária e o Plano Nacional de Segurança Pública.
Destaco o último. O Plano Nacional de Segurança Pública tem como objetivo aperfeiçoar o sistema de segurança pública brasileiro, por meio de propostas que integrem políticas de segurança, políticas sociais e ações comunitárias, de forma a reprimir e prevenir o crime e reduzir a impunidade, aumentando a segurança e a tranquilidade do cidadão brasileiro.
O resultado desse amplo processo de transformação na área de segurança pública ainda não trouxe ao cidadão os resultados esperados, no entanto, para a consolidação desses projetos, faz-se necessário um trabalho integralizado da sociedade com a Administração Pública. A violência e a criminalidade precisam ser compreendidas de forma ampla, permitindo que se percebam suas soluções como um conjunto de ações diversificadas, sejam elas preventivas ou repressivas, que devem ser levadas a cabo não apenas pelas forças policiais, mas também pelos demais órgãos públicos, de forma planejada, coordenada e integrada. A participação da sociedade e dos trabalhadores da área deve ser priorizada e assegurada em todas as esferas governamentais. Por fim, é necessário e urgente que a vigente cultura de violência seja imediatamente substituída por uma cultura de paz, cidadania e democracia participativa.
Questão 02: (2,50 pontos)
“Embora a prática de gestão de riscos tenha sido desenvolvida ao longo do tempo e em muitos setores a fim de atender às necessidades diversas, a adoção de processos consistentes em uma estrutura abrangente pode ajudar a assegurar que o risco seja gerenciado de forma eficaz, eficiente e coerentemente ao longo de uma organização.
A abordagem genérica descrita nesta Norma fornece os princípios e diretrizes para gerenciar qualquer forma de risco de uma maneira sistemática, transparente e confiável, dentro de qualquer escopo e contexto.” (ABNT, ISO 31000, 2009)
Dentre os princípios e diretrizes previstos na ISO 31000, descreva quais os benefícios e resultados que a gestão dos riscos pode proporcionar para a segurança pública?
A gestão de riscos pode proporcionar benefícios como: o aumento da probabilidade de atingir os objetivos propostos pela organização policial, minimizando danos e perdas materiais e humanas; a gestão proativa e alinhada as novas demandas sociais; o permanente alerta na identificação de situações de riscos no âmbito da corporação; o aperfeiçoamento no potencial de detecção e identificação de oportunidades e ameaças para a segurança pública; o respeito à legislação, a proteção dos ditames legais inerentes ao Estado Democrático de Direito; a otimização de recursos; a aproximação comunitária e estabelecimento de relação de confiança mútua; a produção de conhecimento sobre bases confiáveis que subsidiem a tomada de decisão e o planejamento; a melhora dos mecanismos de controle internos e de produtividade; a alocação e utilização eficaz de recursos, visando à prevenção e à gestão de riscos; a melhora do desempenho em saúde e segurança, bem como a proteção do meio ambiente; o aperfeiçoamento da cultura organizacional e ampliação do capital intelectual da organização, para a área da segurança pública.
Questão 03: (2,50 pontos)
Além de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local, o GGI auxilia na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública e aos planos estaduais, distrital e municipais; estabelece uma rede de intercâmbio de informações, experiências e práticas de gestão e cria indicadores que possam medir a eficiência do sistema de segurança pública. (http://portal.mj.gov.br/> acesso em 11 de agosto de 2014.)
Considerando o enunciado acima, discorra entre 10 a 15 linhas a respeito de como pode ser funcionalizado a gestão de riscos por parte dos GGI?
A gestão de riscos, na área da segurança pública, pode ser funcionalizada através de ações conjuntas e sistêmicas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade promovida pelos GGI. A integralização da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ministério da Justiça e Polícia Federal proporciona a criação de câmeras temáticas, as quais podem ser direcionadas a trabalhar assuntos como: vandalismo, fiscalização urbana, mapeamento da violência, violência contra mulheres, drogas, políticas públicas para jovens, grandes eventos e conselhos de segurança locais. Através desses gabinetes é possível a análise do problema estudado e após a discussão das autoridades de diferentes forças de segurança pública aplicar a melhor alternativa a fim de mitigar os riscos. O trabalho de cada gabinete é integrar os órgãos de segurança pública com outros órgãos públicos ou particulares. No sentido de que seja ampliada a rede de intercâmbio de informações e sejam priorizadas as medidas de maior impacto que revertam os indicadores da violência, seja por meio de uma maior fiscalização ou mais patrulhamento ostensivo e abordagens de pessoas e veículos.
Questão 4: (2,50 pontos)
A violência urbana vem crescendo desde as últimas décadas e especialistas apontam muitas causas para esse fenômeno, em que se destacam a questão da desigualdade social, a pobreza, a segregação, os processos de criminalização, a falta de políticas públicas para pessoas de baixa renda, dentre outros fatores.
Explique de que forma os riscos podem se configurar num cenário ou quadro de situação, nas paisagens urbanas. Exemplifique!
Redija a sua resposta utilizando um espaço máximo de 12 linhas.
A configuração de riscos, nas paisagens urbanas, dá-se em função da falta de planejamento e de articulação de ações que evitem o aumento desenfreado da população que incham os grandes centros urbanos em busca de melhorias de vida. A aglomeração urbana, em áreas de riscos, contribui para diversos problemas em virtude da falta da presença estatal. Devido ao fato de não haver infraestrutura a esses locais, nemoutros serviços essenciais, tampouco fiscalização, cria-se uma sociedade segregada propicia à proliferação de crimes e violência que contribuem para o aumento de insegurança da população. Consequência disso é o surgimento de grandes favelas em torno das capitais que além do aumento da criminalidade, também contribui com outros desastres. Como exemplo tem-se a primeira favela do Rio de Janeiro, Morro da Providência, criada há 120 anos por combatentes e ex-escravos em 1987, dentre outras. 
REFERÊNCIAS
1. Giovani de Paula e Luiz Antônio Cardoso; 2014. Análise e Gestão de Riscos.
2. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/01/conheca-historia-da-1-favela-do-rio-criada-ha-quase-120-anos.html
Parabéns pelo trabalho apresentado.
Foi acertado bem fundamentou suas respostas.
Quero ver esse mesmo bom desempenho na AP.
Continuado sucesso. Atenciosamente,
Prof. Oscar.
Corrigido por:OSCAR ALVES SIMÕES FILHO
Arquivo correção:Sem Anexo
Data Correção: 13/04/2015 (15:08:19)
Nota: 10,0 Avaliado

Outros materiais