Buscar

AV 2 CONTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)Reconhecendo a necessidade de harmonizar o processo de avaliação do desempenho ambiental, tornando-se informação confiável e comparável, os indicadores de desempenho ambiental desenvolveram um conjunto de normas e padrões, que contém diretrizes gerais para a avaliação, estes padrões são reconhecidos garantindo a credibilidade necessária com as práticas ambientais e com padrões internacionais. O indicador desempenho citado caracteriza sendo:
Alternativas:
a)ISO 9001;
b)ISO 14000;
c)ISO 14031;
d)ISO 14020.
2)O PNUMA, desde a sua criação, em 1972, é a principal autoridade global em temas relativos ao meio ambiente. Entre seus objetivos, a agência busca formular e recomendar propostas para elevar a qualidade de vida humana de forma sustentável, preservando os recursos naturais para as futuras gerações. Abaixo assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)O PNUMA tem como missão liderar e encorajar parcerias sócio ambiental, inspirando, informando e preparando pessoas para melhorar sua auto estima sem prejudicar a das gerações futuras;
b)O PNUMA objetiva equilibrar interesses internacionais, buscando tendênciar em relação a empresa e problemas sociais e ambientais, melhorando sua qualidade de vida sem prejudicar a das gerações futuras;
c)O PNUMA não é a única instituição dentro do sistema das Nações Unidas que trata exclusivamente dos assuntos ambientais preparando povos e nações para melhorar sua qualidade de vida sem prejudicar a das gerações futuras;
d)O PNUMA atua como catalisador de ações que estimulem a conscientização temática, trabalhando em conjunto com outras organizações, agências e programas do sistema das Nações Unidas, de modo a desenvolver atividades em benefício do meio ambiente.
3)Para Sodré (1997), a rotulagem ambiental é um instrumento que objetiva oferecer informações aos consumidores para a distinção dos diferentes produtos existentes no mercado, quanto ao impacto que estes causam ao meio ambiente. Ela é uma ferramenta utilizada que pode contribuir para a implementação de política públicas em prol do desenvolvimento de novos padrões de consumo que envolvem condições ambientalmente mais saudáveis e ainda, contribuem para a evolução da produção industrial (ROTULAGEM AMBIENTAL, 2002). Diante do contexto, assinale a alternativa que representa o uso da Rotulagem Ambiental através da ISSO.
Alternativas:
a)lSO 14024;
b)ISO 14000;
c)ISO 14031;
d)ISO 14020.
4)Os empreendimentos sociais tem um clico de vida próprio, com diferentes fases de desenvolvimento, que, por sua vez, requerem diferentes instrumentos e ferramentas para que sejam completadas com sucesso. A fase de institucionalização do ciclo de vida do empreendimento social acontece:
Alternativas:
a)No momento em que o empreendedor social enfrenta os mais diversos obstáculos para gerar o primeiro resultado social;
b)No momento em que o empreendedor social consolida o modelo no qual gerou solução para o problema social;
c)No momento em que o empreendedor estruturou a fase mais longa do ciclo de vida do empreendedor social;
d)No momento em que o empreendedor social já é um profissionalizante e obtém uma estrutura organizacional.
5)A legislação brasileira prevê que as organizações não lucrativas podem constituir-se das seguintes formas: Fundação publica ou privada, Associações ou Sociedades civis, Cooperativas ou Cooperativas sociais. Assim, toda organização não lucrativa é classificada sob uma das formas citadas. E é o que se chama de:
Alternativas:
a)Conselho Nacional de Assistência Social;
b)Filantropia;
c)Entidade sem fins lucrativos;
d)Constituição.

Outros materiais