Buscar

Fichamento Esquemas de reforço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fichamento – Verônica. Prova 3
Discriminação operante e operante discriminado
Comportamento operante: aquele que produz mudanças no ambiente e é afetado por elas.
Comportamentos operante discriminado: aquele que, se emitido em um determinado contexto, produzirá consequências reforçadoras.
Estímulos discriminativos: aqueles estímulos que são apresentados antes do comportamento de controlam sua ocorrência. (SD’s) Estimulos que sinalizam que dada resposta será reforçada. Ex: relógio marcando 11h40 (estimulo) sinaliza que a resposta de ligar a TV será reforçada.
Contingência tríplice (de três termos): SD – R -> C
Discriminação operante: processo comportamental básico dos organismo no qual respostas especificas ocorrem apenas na presença de estímulos específicos. Cada estimulo evoca uma resposta especifica.
Discriminação de estímulos 
Dados: uma classe de respostas e uma classe de estímulos
Procedimento [SD – R – Sr
 [S▲ – R - / >
Processo: as forças de R em SD e S▲ se diferencia, ocorrendo a extinção 
Resultado: o organismo responde em SD e não em S▲.
Índice de discriminação de 50% é discriminação perfeita.
Discriminação sucessiva: quando o estimulo está sendo apresentado um após o outro. Ex: ou a pessoa está batendo na porta ou não está.
Discriminação simultânea: os estímulos estão sendo apresentados ao mesmo tempo.
Analise funcional do comportamento: verificar em que circunstancias o comportamento ocorre e quais suas consequências mantenedoras.
Estímulos delta (S▲): estímulos que sinalizam que uma resposta não será reforçada, ou seja, sinalizam a indisponibilidade do reforço ou sua extinção são os delta.
Generalização de estímulos operantes: circunstancias em que uma resposta é emitida na presença de novos estímulos que partilham alguma propriedade física com o SD, na presença do qual a resposta fora reforçada no passado. Ou seja, um organismo está generalizando quando emite uma resposta na presença de estímulos que parecem com um SD. Quanto maior a similaridade de estímulos, maior probabilidade de a generalização ocorrer. (Moreira & Medeiros). O organismo está tendo a mesma taxa de resposta em SD e em S▲.
Gradiente de generalização: quanto maior a intensidade do estimulo menor a magnitude da resposta.
Esquemas de Reforço 
Nem todas as respostas são reforçadas quando emitidas. Isso quer dizer que muito dos nossos comportamentos são intermitentemente reforçados. Esquemas de reforço diz respeito a que critérios uma resposta ou conjunto delas deve atingir para que ocorra o reforçamento. 
Reforço continuo e intermitente
Continuo (CRF) todas as respostas são reforçadas
Intermitente – algumas repostas são reforçadas e outras não.
Esquemas de reforçamento intermitente: FR, VR, FI, VI
Esquemas de Razão: exige que um certo numero de respostas seja emitida para a apresentação de cada reforçador. O tempo não é relevante.
Razão Fixa (FR) – o organismo deve emitir um numero fixo de respostas para ter seu comportamento reforçado. Ex: a cada 10 peças o trabalhador ganha R$ 20,00; apertar 8 botoes para concluir a chamada telefônica.
*Padrao comportamental: produz uma taxa alta de respostas. Porém, é observado o fenômeno de pausa após reforço (PRP) seguida por alta taxa de respostas. 
Razão variável (VR) – o reforçador é programado para ocorrer após um número variado de respostas. Ex: Máquina de caça-niqueis. Em média a cada 100 repostas, uma é reforçada.
*Padrao comportamental: é caracterizado por ausência de pausas ou pausas curtas. Isso ocorre porque não há como discriminar se o numero de repostas para o próximo reforço é grande ou pequeno, uma vez que é variável. Produzem altas taxas de respostas, maior que as em FR. 
Esquemas de intervalo: No esquema de intervalo, o numero de respostas não é relevante, bastando apenas uma resposta para a obtenção do reforçador. O tempo decorrido desde o ultimo reforçador é o principal determinante de uma nova resposta a ser ou não reforçada.
Intervalo fixo (FI) – O requisito para que uma resposta seja reforçada é o tempo decorrido desde o ultimo reforçamento. Há uma regularidade temporal. Ex: Um adolescente só recebe dinheiro aos sábados, então se ele pedir dinheiro no meio da semana não será reforçado. Então, deve transcorrer o intervalo de uma semana FI: 7 dias, para que possa ganhar o dinheiro, assim sendo reforçando.
*Padrão comportamental: esquema que produz as menores taxas de respostas, pois não é exigido um numero de respostas para obter reforço; é o esquema que produz as maiores pausas após reforço (PRP), uma vez que a discriminação temporal é facilitada pela regularidade das durações dos intervalos entre reforço.
Intervalo variável (VI) – os intervalos entre o ultimo reforçador e a proxima disponibilidade não são os mesmo, ou seja, variáveis. Não há uma regularidade temporal. Ex: achar uma música boa no radio mudando de estação. De tempos em tempos variáveis, nossa resposta de trocar de estação é reforçada ao achar uma musica que gostamos.
*padrão comportamental: produz uma taxa relativamente alta de respostas. Uma vez que o organismo não tem como prever quando o reforçador estará disponível, ele respondera quase que o tempo todo. 
Tempo de disponibilidade (limited hold) – representa um limite temporal para que a resposta seja emitida. Caso o organismo não emita a resposta no tempo de disponibilidade, o reforço deixará de estar disponível, sendo reiniciada a contagem do intervalo para a próxima disponibilidade.
Classe de respostas: mesmo estimulo, respostas diferentes
Classe de estímulos: mesma resposta, estímulos diferentes.
Referências: Princípios Básicos de Analise do Comportamento, Moreira & Medeiros. Artmed, 2008.

Outros materiais