Buscar

Sistema Nervoso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Divisões Funcionais do Córtex
*
Córtex Pré-frontal: Resolução de problemas, emoção, raciocínio
Córtex de Associação Motora:Coordenação de movimentos complexos
Córtex Motor Primário: Produção de movimentos voluntários 
Córtex Sensorial Primário: Recebe informação tátil do corpo
Área de Associação Sensorial: Processa informação dos sentidos.
*
Área de Associação Visual: Processa informação visual complexa.
Córtex Visual: Detecta estímulos visuais simples.
Área de Wernicke: Compreensão de linguagem
*
Área de Associação Auditiva: Processamento de informação auditiva complexa
Córtex Auditivo: Detecta qualidades básicas do som (tom, intensidade)
Centro da Fala (Área de Broca)Produção e uso da fala
*
Meninges
Tanto o encéfalo como a medula espinal são protegidos por três camadas de tecido conjuntivo (as meninges). A meninge externa, mais espessa, é a dura-máter; a meninge mediana é a aracnóide; e a mais interna é a pia-máter, firmemente aderida ao encéfalo e a medula. A pia-máter contém vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição e oxigenação das células do sistema nervoso central.
*
*
Meninges
*
*
Meninges
Entre a aracnóide e a pia-máter, há um espaço preenchido pelo líquido cerebrospinal ou líquido cefalorraquidiano, que também circula nas cavidades internas do encéfalo e da medula, esse líquido tem a função de amortecer os choques mecânicos do sistema nervoso central contra os ossos do crânio e da coluna vertebral.
*
Partes do Encéfalo
Suas partes fundamentais são:
Cérebro
Diencéfalo: Tálamo e Hipotálamo
Mesencéfalo
Cerebelo
Bulbo
*
Encéfalo
*
SISTEMA NERVOSO
*
Sistema Nervoso Periférico
O Sistema Nervoso Periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano.
Nervos são feixes de fibras nervosas envoltas por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos há vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição das fibras nervosas 
*
Nervos Cranianos
	São os nervos ligados ao encéfalo, enquanto nervos ligados à medula espinal são denominados nervos espinais ou raquidianos. Possuímos doze pares de nervos cranianos, responsáveis pela intervenção dos órgãos do sentido, dos músculos e glândulas da cabeça, e também de alguns órgãos internos.
*
Nervos Cranianos
*
Nervos espinais ou raquidianos
Dispõem-se em pares ao longo da medula, um par por vértebra. Cada nervo do par liga-se lateralmente à medula por meio de duas "raízes", uma localizada em posição mais dorsal e outra em posição mais ventral
*
Nervos Raquidianos
31 pares de nervos raquidianos:
8 pares cervicais
12 pares torácicos
5 pares lombares
6 pares sacrais
*
Sinapses: transmissão do impulso nervoso entre células
	Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses (do grego synapsis, ação de juntar). A sinapse é uma região de contato muito próximo entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares.
As terminações de um axônio podem estabelecer muitas sinapses simultâneas.
*
Sinapse
*
Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das células que fazem sinapses estão muito próximas, mas não se tocam. Há um pequeno espaço entre as membranas celulares (o espaço sináptico ou fenda sináptica).
Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axônio da célula pré-sináptica, ocorre liberação, nos espaços sinápticos, de substâncias químicas denominadas neurotransmissores ou mediadores químicos, que tem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das célula pós-sináptica, desencadeando o impulso nervoso. Esse tipo de sinapse, por envolver a participação de mediadores químicos, é chamado sinapse química.
*
Sinapse
*
Sinapse
*
Sinapses Neuromusculares
A ligação entre as terminações axônicas e as células musculares é chamada sinapse neuromuscular e nela ocorre liberação da substância neurotransmissora acetilcolina que estimula a contração muscular.
Sinapses Elétricas
Em alguns tipos de neurônios, o potencial de ação se propaga diretamente do neurônio pré-sináptico para o pós-sináptico, sem intermediação de neurotransmissores. As sinapses elétricas ocorrem no sistema nervoso central, atuando na sincronização de certos movimentos rápidos.
*
As sinapses químicas também ocorrem nas junções entre as terminações dos axônios e os músculos; essas junções são chamadas placas motoras ou junções neuro-musculares.  
*
*
SINAPSE
*
O Sistema Nervoso Central é dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinal. Numa pessoa adulta, o encéfalo pesa 1.3 a 1.4 kg. O encéfalo contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (neurônios) e trilhões de "células de suporte" chamadas de glia. 
*
 A medula espinhal tem 43 cm de comprimento numa pessoa adulta do sexo feminino; 45 cm numa do sexo masculino e pesa cerca de 35 a 40 gramas. A coluna vertebral, a coleção de vértebras que protege a medula espinhal, tem cerca de 70 cm de comprimento. Assim a medula espinhal é bem mais curta que a coluna vertebral. 
*
Entérico
*
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
O Sistema Nervoso Periférico é dividido em três partes principais, o sistema nervoso somático , sistema nervoso autonômico , e uma terceira parte chamada de sistema nervoso entérico.
*
SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO
1.Sistema Somático 
 O sistema nervoso somático é constituído de fibras nervosas periféricas que mandam informações para o Sistema Nervoso Central além de fibras motoras que inervam os músculos esqueléticos (que tem movimento voluntário).
*
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
2. Sistema Nervoso Autonômico 
 O sistema nervoso autonômico é dividido em 3 partes : o sistema simpático, o sistema parasimpático e o sistema nervoso entérico. O sistema nervoso autonômico controla os músculos lisos dos órgãos internos e glândulas. 
*
SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO
3.O sistema nervoso entérico é uma rede de neurônios que invervam o sistema digestivo (trato gastrointestinal, pâncreas, e vesícula biliar).
*
*
Fisiologia do Sistema Nervoso Autônomo
 O SNA controla:
	- musculatura lisa (visceral e vascular)
	- secreções exócrinas (e algumas endócrinas)
	- a freqüência cardíaca
	- alguns processos metabólicos ( utilização de glicose)
 As ações do sistema simpático e parassimpático são opostas em algumas situações
	- controle da freqüência cardíaca
	- músculo liso gastrointestinal 
*
As ações do sistema simpático e parassimpático NÃO são opostas em algumas situações
	- glândulas salivares
	- músculo ciliar
 A atividade simpática aumenta no estresse (comportamento de “luta-ou-fuga”)
 A atividade parassimpática predomina durante a saciedade e repouso.
 Ambos os sistemas exercem um controle fisiológico contínuo de órgãos específicos em condições normais.
*
Ações do Sistema Simpático e Parassimpático

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais