Buscar

Física-Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Se 1 m^3 = 1000L, quantos m^3 cabem num balde de 20L?
0,02 m^3
2-Considerando-se os algarismos significativos dos números 32,8 e 2,04, podemos afirmar que a soma destes números é dada por:
34,8
3-Cada uma das 20 unidades geradoras de energia elétrica da Usina de Itaipu tem capacidade de geração de 700 megawatts (MW). Essa capacidade de geração seria suficiente para alimentar quantas lâmpadas de 50 watts (W)? Considere 1 MW = 1x10^6 W
14.000.000
4-César Cielo conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Pequim neste sábado. Vencedor da prova dos 50 m livre disputada no Cubo d'Água, com o tempo de 21s30, o nadador ouviu, do lugar mais alto do pódio, o hino nacional brasileiro ser tocado de forma inédita nesta Olimpíada.
Fonte:(http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3098481-EI10378,00.html). Acesso: 25/08/2011 ás 8:35 h.
Sabendo que a Velocidade Média é dada pelo deslocamento dividido pelo tempo gasto nesse deslocamento.
A velocidade média desenvolvida por Cielo, arredondada em três casas decimais, foi de:
2, 35 m/s.
5-Uma grandeza física é definida pela quantidade de matéria por unidade de tempo que flui por uma certa tubulação. Utilizando a análise dimensional podemos afirmar que, no sistema internacional (SI), a unidade desta grandeza física é:
Kg/s
6-Considerando a quantidade adequada de algarismos significantes, qual é o resultado da soma dos números 440,88 e 23,708?
464,59
7-Uma partícula se desloca horizontalmente ao longo do eixo x de acordo com a função x(t) = 8t^3 + 5t^2 + 6t -180, onde a grandeza posição está expressa em metros e a grandeza tempo está expressa em segundos. Calcular a velocidade instantânea no instante t = 2s.
122 m/s
8-A posição de um ponto material que se desloca em linha reta é definida pela relação x (t) = 4.t2 + 15.t + 40, com x expresso em metros e t em segundos. Determinar a equação que descreve a velocidade do corpo, sabendo-se que v (t) = dx/dt.
v(t) = 8.t + 15
9-Numa viagem de São Paulo até Rio Claro, o motorista de um carro observa que seu relógio marca 16h ao passar pelo Km 10 e 16h 40min ao passar pelo Km 90. Com base nesses dados, podemos afirmar que a velocidade média do veículo, em Km/h no trajeto, vale:
120
10-Um automóvel está parado em um sinal vermelho. Quando o sinal fica verde o motorista acelera o carro de tal forma a alcançar uma velocidade de 36 km/h em 5,0 s. Determine a aceleração do automóvel.
Um automóvel está parado em um sinal vermelho. Quando o sinal fica verde o motorista acelera o carro de tal forma a alcançar uma velocidade de 36 km/h em 5,0 s. Determine a aceleração do automóvel.
11-Pardais: Equipamentos instalados em postes que fotografam e registram a velocidade dos veículos em excesso de velocidade.
Quando você passa por um pardal de 40 km/h e sua velocidade é 50 km/h, você multado
Por que?
Sua Velocidade instantânea é maior que a permitida.
12-A velocidade média é um conceito muito importante para o nosso dia a dia.
Ela é caracterizada como a razão entre o deslocamento pelo tempo necessário para realizar esse deslocamento.
Imagine que um ônibus deva percorrer um trecho de 310 km em 5 h. O primeiro trecho de 100 km é percorrido com velocidade media de 50 km/h, e o segundo trecho de 90 km, com velocidade média de 60 km/h.
A velocidade media do ônibus no trecho restante para que a viagem se efetue no tempo previsto, é:
80 km/h.
13-Um avião, voando em linha reta com velocidade constante em relação ao solo, abandona uma bomba. Desprezando a resistência do ar, a trajetória dessa bomba será em forma de uma:
linha reta vertical para um observador que estiver no avião.
14-Conta-se que Isaac Newton estava sentado embaixo de uma macieira quando uma maçã caiu sobre sua cabeça e ele teve, assim, a intuição que o levou a descrever a lei da Gravitação Universal. Considerando que a altura da posição da maçã em relação à cabeça de Newton era de 5,0m, que a aceleração da gravidade local era g=10m/s2 e desprezando a resistência do ar, a velocidade da maçã no instante em que tocou a cabeça do cientista, em km/h, era
36
15-A respeito do movimento retilíneo uniformemente variado, podemos afirmar que o mesmo se caracteriza por:
Possuir aceleração constante e velocidade que varia linearmente no tempo
16-No gráfico seguinte, temos os dados obtidos durante o movimento simultâneo de dois móveis, X e Y, em uma mesma trajetória. A partir dos dados do gráfico, podemos afirmar que:
Os móveis se encontram em um tempo que corresponde ao espaço de 60m
17-A figura mostra sucessivas posições de um coelho em função do tempo, durante o momento em que ele corria por uma chácara. Neste caso, podemos afirmar que a equação dos espaços que rege o movimento do coelho é dada por:
S= 5 + t
18-Uma pessoa viajando de automóvel, numa estrada reta e horizontal e com velocidade constante em relação ao solo, deixa cair um objeto pela janela do mesmo. Despreze a ação do ar. Podemos afirmar que a trajetória descrita pelo objeto é:
um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.
19-Um carro de corrida efetua uma trajetória em um circuito circular de diâmetro igual a 800 m com módulo de velocidade constante igual a 216 Km/h. A aceleração centrípeta que atua sobre o carro é:
9 m/s^2
20-Assinale a alternativa correta sobre alcance.
É a distância percorrida no movimento horizontal.
21-Um carteiro começa a andar pelo quarteirão de um bairro percorrendo inicialmente 6 m na horizontal no sentido Leste-Oeste e depois 8 m na vertical no sentido norte-sul. Determine o vetor deslocamento do carteiro.
10 m
22-Um carro, partindo do repouso, move-se com aceleração de 1 m/s2 durante 15 s. Desliga-se o motor, e o carro passa a ter movimento retardado, devido ao atrito, durante 10 s com aceleração de 50 cm/s2. Em seguida, os freios são aplicados e o carro para após 5s. Qual a distância total percorrida pelo carro? Obs: Lembrem-se das equações para o movimento uniformemente variável: S = S0 + V0t + 1/2at2, V = V0 + at e V2 = V02 + 2a(S -S0)
262,5 m
23-Uma bolinha de chumbo é lançada verticalmente para cima com 20 m/s de velocidade do alto de uma torre de 25m de altura, conforme indica a figura. Considerando g =10 m/s2 e desprezando as forças de resistência do ar, podemos afirmar que no instante 1s, a altura da bolinha é, em relação ao solo, igual a: 
40 m
24-Um avião, em vôo horizontal, está bombardeando de uma altitude de 8000 m um destróier parado. A velocidade do avião é de 504 km/h. De quanto tempo dispõe o destróier para mudar seu curso depois de uma bomba ter sido lançada ? (g = 10 m/s2 ).
40 s
25-Uma pessoa que na Terra possui massa igual a 100kg, qual seu peso na superfície da Terra? E na superfície da Lua? (Considere a aceleração gravitacional da Terra 10m/s² e na Lua 1,6m/s²).
1000 N; 160N
26-Qual a 1ª Lei de Newton e o que ela diz?
Lei da Inércia; um veículo em movimento tende a permanecer em movimento
27-Sobre um corpo de 500 g, inicialmente em repouso, estão aplicadas apenas duas forças, de intensidades iguais a 6N e 8N, respectivamente. Determine sua velocidade (em m/s) após 3 segundos, sabendo-se que as forças estão na mesma direção e sentidos opostos
18
28-Um corpo de massa 5 kg, inicialmente em repouso, sofre a ação de uma força constante de 30 N. Qual a velocidade do corpo (em m/s) depois de 5 s?
30
29-Um carro com massa 1000 kg partindo do repouso, atinge 30m/s em 10s. Supõem-se que o movimento seja uniformemente variado. Calcule a intensidade da força resultante exercida sobre o carro.
3000 N
30-As estatísticas indicam que o uso de cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
Primeira Lei de Newton;

Outros materiais