Buscar

Homem, Cultura e Sociedade - Avaliação 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Homem, Cultura e Sociedade – 2B – 
Avaliação 7
 1. O feudalismo foi um modo de organizar social e politicamente a sociedade com base nas relações servis. Os camponeses, buscando um pedaço de terra para morar e também proteção contra a violência dos bárbaros, cuidavam da agropecuária dos feudos sujeitando-se às exigências dos senhores. Como nesse período da história o comercio ainda era inexistente, as pessoas trocavam seus produtos por outros que necessitassem e a produção estava voltada para o consumo local. Podemos dizer que o feudo era uma unidade de produção agrícola, sem uso de dinheiro sendo auto-suficiente. A sociedade feudal era composta por três grupos sociais com status fixo.
Assinale a alternativa correta que apresenta esses três grupos.
Resposta Correta: a. Nobreza, Clero e Camponeses. 
 2. A maior parte da população camponesa estava entre os servos. O coitado do Povo sofria intensa exploração pois sustentava o clero e a nobreza, pagava impostos a todos, e, para piorar, trabalhava para o rei nas obras e na guerra. Como tinham de pagar impostos em tudo que produzissem os servos se sentiam sem vontade de produzir mais porque, quanto mais produzissem, mais acabavam pagando. Dessa forma, não tinham interesse de aperfeiçoar as técnicas.
Quais eram as obrigações dos camponeses servos?
Escolha uma:
Resposta Correta: c. Os servos tinham que entregar aos seus senhores, parte de sua produção agrícola (a talha). Eram obrigados também a trabalhar gratuitamente nas terras do senhor (corvéia) e não podiam se deslocar do feudo sem permissão. 
 3. Com o estabelecimento das cidades (burgos), surge também o trabalho assalariado e a expectativa de enriquecimento. Frente ao esfacelamento do modo de produção feudal e à ascensão do comércio, o modo capitalista de produção encontra ambiente adequado ao seu desenvolvimento. Podemos identificar algumas características nesse período de transição.
Assinale a alternativa correta que contempla as características do inicio do modo de produção capitalista.
Escolha uma:
Resposta Correta: c. Os meios de produção eram privados, sendo que capitalistas ou burgueses eram os proprietários. As mercadorias que eram produzidas para a sobrevivência passam a ser destinadas para o comercio, encaminhadas ao mercado consumidor, e surge a figura do trabalhador livre, que vendia sua força de trabalho. 
 4. Para entender a Idade Moderna é fundamental analisar a formação do sistema capitalista, porque nessa transição entre o modo de produção feudal e o capitalista é que foram erguidas as bases sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo atual. O que é o capitalismo?
Escolha uma:
Resposta Correta: d. Capitalismo é um sistema econômico regulado pelo mercado e tem por base a propriedade privada, ou seja, a propriedade particular ou individual de um bem cujo objetivo final visa o lucro. 
 5.Auguste Comte (1798-1857), foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. Dizia que o espírito humano, se esforça para explicar o universo, e nessa busca passa por três fases distintas: 
Escolha uma:
Resposta Correta: d. teológica, metafísica e positiva.

Outros materiais