Buscar

RESENHA ENFOQUE FENOMENOLÓGICO DE PESQUISA EM EUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus Toledo
Curso de Licenciatura em Matemática
	
	Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação
Acadêmica: Claudia Borgmann
	Período: 6°
Enfoque fenomenológico de pesquisa em Educação
O texto aqui resenhado é obra de Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini. Masini é professora pesquisadora, graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.[1: MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Currículo do sistema currículo Lattes. Brasilía, 10 ago. 2015. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/7613176591861089>. Acesso em: 17 out. 2015.]
Em geral Masini, apresenta em seu texto, uma procura para adquirir o conhecimento considerado verdadeiro/correto, por meio de uma reforma naquilo que está estabelecido como critério de certeza, questionando-se sobre seus fundamentos. Utilizando isso como argumento, a autora faz relações sobre alguns conceitos que Edmund Husserl apresenta em relação a Fenomenologia. Esta é retratada no texto como um método de investigação, que tem o propósito de apreender e compreender o fenômeno, especificamente, em relação a aparição das coisas à consciência (MASINI, 2000, p. 67).
Além disso, Masini trata em seu texto da fenomenologia com relação à pesquisa. Se está for avaliada como um método de pesquisa, pode-se dizer que a mesma é uma forma radical de pensar. Assim, a partir da leitura, vemos que a pesquisa metodológica parte da compreensão do viver e não de conceitos ou definições, estando voltada para os significados do perceber. Pois, baseando-nos em Masini temos que 
Na pesquisa (como em qualquer outra situação) a apropriação do conhecimento dá-se através do círculo hermenêutico: compreensão-interpretação-nova compreensão. A pesquisa fenomenológica, portanto, parte da compreensão de nosso viver – não da definição ou conceitos – da compreensão que orienta a atenção para aquilo que se via investigar (MASINI, 2000, p. 69).
Nesse sentido, a ideia utilizada por Husserl traz consigo um diferenciado método de investigação. Diante disso, a autora comenta que a investigação somente é iniciada se partir de uma pergunta orientadora. Nesse quesito, durante o texto autora ainda relata sobre a pergunta que orientou a pesquisa da mesma e, as etapas em que a pesquisa foi desenvolvida, sendo as quais, discussão e ação, reflexão e por fim a ação (MASINI, 2000, p.71).
Finalmente, a autora faz alguns apontamentos em relação ao enfoque fenomenológico da pesquisa. Afirmando que o mesmo busca chamar atenção para as limitações e lacunas dos resultados das abordagens empiricistas. Logo, as pesquisas nesse âmbito, constituem-se como etapas de compreensão e interpretação do fenômeno, onde o pesquisador mostra sua maneira de estar no mundo interrogando-o (MASINI, 2000, p. 73).
Pode-se verificar a partir da leitura que a fenomenologia apresentada por Husserl é um caminho que faz a pesquisa ser mais intrínseca, verdadeira e importante, admitindo um significado mais concreto, agregando valor a pesquisa. Assim a pesquisa nesse âmbito, compreende-se para além das aparências, considerando a experiência do pesquisador, de modo a possibilitar a observação direta e intensa do fenômeno em estudo.
Portanto, ao dirigir-se para um fenômeno, a consciência, busca a essência do mesmo, chegando a apreensão de seu significado, tornando-o claro. Assim, para que essa essência seja alcançada, é necessário buscar o homem em outra perspectiva, a partir do seu sendo no mundo, onde o pesquisador não parte de um problema em especifico, mas conduz sua pesquisa a partir de uma interrogação acerca de um fenômeno. Logo, o que se busca na pesquisa fenomenológica são os significados que os sujeitos atribuem a sua experiência vivida, significados esses que se revelam a partir das descrições desses sujeitos.
MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. O enfoque fenomenológico da pesquisa em Educação. In: FAZENDA, Ivani (organizador). Metodologia da pesquisa educacional. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Outros materiais