Buscar

LORENA SOUZA CAMARGO

Prévia do material em texto

�PAGE �10�
 Lorena Souza Camargo
PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR
São Miguel do Araguaia
2015
PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR
LORENA SOUZA CAMARGO
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para requisito de obtenção de nota individual nas disciplinas referentes ao referido período.
São Miguel do Araguaia
2015
INTRODUÇÃO
	Atualmente no Brasil a constituição e a organização de uma empresa perante aos órgãos oficiais se caracteriza por um excesso de burocracia é um dos grandes entraves para a formalização e a expansão das empresas, dificultando o ambiente de negócios e comprometendo o desenvolvimento econômico e social do país. É cada vez mais evidente a importância da simplificação, racionalização, desburocratização e desoneração no ambiente de negócios, com vistas à redução das exigências aos empreendedores, no momento da abertura, registro, legalização, alteração e baixa de seus empreendimentos.
. Assim, é o termo que designa o profissional técnico especialista em avaliar e administrar riscos que uma empresa pode correr, principalmente na área de previdência, e no mercado econômico financeiro, e na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros, previdência aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. Nesse sentido, este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimento e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidade de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prémios de seguro ou de indemnizações e, ainda, trabalhar em outras áreas coligadas ao tema de risco.
Já quanto à metodologia, na execução da presente deu ênfase a uma série de pesquisas bibliográficas que foram realizadas na Internet.
DESENVOLVIMEMTO
	Quanto aos pontos mais significativos presentes no texto base, destaca-se a função do profissional que atua na área de riscos, ou seja, do atuário como sendo o responsável em uma instituição para mensurar os riscos, principalmente porque hoje estamos vivendo em um mundo onde o ambiente de negócios se apresenta como sendo cada vez mais competitivo e acirrado, onde a maioria dos grandes empreendimentos tem que atuar no mercado financeiro.
	Nesse sentido, a cada dia este profissional tem que se manter cada vez mais qualificado, tendo em vista a adequação das normas vigentes do mercado financeiro, e principalmente devido ao fato de que lidar com o fator risco exige do profissional o conhecimento em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.
	Quem tem habilidade em matemática e estatística pode encontrar oportunidades gratificantes como atuário. A carreira é um desafio, e está em constante evolução. “É um processo de aprendizagem ao longo da vida”, diz Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários. Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo, segundo definição do Instituto Brasileiro de Atuária.
	Além disso, fica nítido por meio da leitura do referido texto que esta é uma profissão que oferece muito retorno financeiro aos profissionais que se predispõe a exercê-la, oferecendo uma gama de atividades em que este profissional possa atuar, como por exemplo: Fundos de Pensões, Instituições Financeiras, Companhias de Seguros, Empresas de Capitalização, Órgãos Oficiais de Previdência (Municipal, Estadual e Federal), Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos, Entidades de Previdência Aberta com fins lucrativos, Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária, Órgãos de Fiscalização, Previdência Social, etc.
	Também fica nítido, que em todo mercado globalizado sempre existe certas profissões que não se mostram muito atraentes e que podem oferecer aos trabalhadores bons retornos financeiros, e dentre elas podemos destacar a profissão de jornalista e perfurador de poços de petróleo.
Apesar de desconhecida para muitas pessoas, essa profissão tem crescido com o aumento da expectativa de vida da população e o desenvolvimento do mercado de previdência privada. Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos: seguros, previdência, capitalização e investimentos.
Esse especialista em risco define os valores que devem ser pagos para garantir o cumprimento de um contrato. Daí a importância do atuário dentro dos fundos de pensão. De acordo com o perfil de cada participante e com base em um conjunto de informações técnicas, é que os custos para financiar um plano de benefício são mensurados, não só em um único período, mas ao longo da vida útil do plano. Assim cada participante conhece o valor a ser pago durante a vida laboral para depois desfrutar do tempo da aposentadoria.
Seu crescimento se deve ao grande fluxo de crescimento do nível de expectativa de vida da população brasileira, pois a cada dia mais pessoas tem a chance de chegar à velhice com um nível de qualidade de vida invejável, sendo as mesmas dotadas de muita saúde e bem-estar.
Pouco conhecida dos jovens, a área de ciências atuariais é responsável por colocar preço em valores de seguros, previdência, planos de saúde, títulos de capitalização entre outros produtos financeiros. É esse profissional que calcula o valor do seguro do carro das pessoas e quanto elas devem receber caso haja um sinistro.
O profissional que trabalha com isso estima tanto o preço que o consumidor paga, quanto o que vai receber no futuro. O atuário também é responsável por calcular o que as empresas arrecadam e quanto devem ter em caixa para arcar com suas obrigações com os clientes e garantir sua auto sustentabilidade. “É uma profissão que exige uma responsabilidade muito grande porque o erro de um atuário pode atrapalhar muita gente”, afirma o professor Sérgio Rangel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 
Com um mercado de trabalho promissor, a atuária tem como principais setores de atuação companhias de seguros, fundos de pensão, empresas de capitalização, previdência social, perícia técnica-atuarial, auditoria atuarial e planos de saúde.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), há cerca de dois mil profissionais registrados no país, mas apenas 1.200 atuam na área. Desses, 33% trabalham em fundos de pensão e 32% em seguradoras. Os demais profissionais se dividem nas outras áreas. No entanto, segundo o instituto, novos campos estão surgindo, como resseguro e análise de risco financeiro, e os recém-formados devem investir nessas áreas.
De acordo com o artigo 1º do Decreto 66.048, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de atuário, este profissional é o “técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.
Quando formado o atuário poderá:
- Fiscalizar a situação financeira de seguradoras e empresas de previdência;
- Calcular o valor de parcelas e prêmios de seguros, planos de saúde e previdência complementar;
- Definir cláusulas de apólices;
- Controlar e programar reservas financeiras de empresas de seguro e
- Atuarem entidades financeiras, entidades de previdência privada, companhias de capitalização, sistemas oficiais de previdência e seguro e outras empresas do mercado financeiro.
Pela lei, todos os fundos de pensão, seguradoras, planos de saúde e previdências públicas são obrigados a contar com serviços de atuários.
CONCLUSÃO
Diante do que foi exposto acima no texto, fica nítido que os itens primordiais para exercer a função de atuário são os seguintes; Possuir boa memória, capacidade de abstração, de concentração, de análise, de adaptação a novas situações, de decisão, de pensar e de agir sob pressão. Curiosidade, persistência, iniciativa, objetividade, noção de prioridade, senso de oportunidade e de responsabilidade, além de habilidade para mediar conflitos e para trabalhar em equipe.
Assim, fica nítido que diante de uma das características mais significativas desta profissão que se apresenta na forma como o mesmo lida com fator “riscos”, é importante destacar que de acordo com a Resolução 3464/07 do Conselho Monetário Nacional, o risco de mercado é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes das flutuações nos valores de mercado de posições. Nesse sentido, fica nítido que para tal, o fator capacitação hoje se apresenta como um meio eficaz de promover a segurança aos clientes do mesmo, proporcionando uma maior confiabilidade nas transações realizadas por este profissional.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FUTURO DA GENTE. COM. Atuário - uma profissão em destaque. Disponível em: http://www.futurodagente.com.br/financas/conteudo/artigo/atuario-uma-profisso-em-destaque. Acessado em outubro de 2015.
UNIVERSITÁRIO.COM. Profissões. Disponível em: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=3507. Acessado em outubro de 2015.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Outros materiais