Buscar

AV 1 e AV 2 BANCO DE DADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Tec. Analise e Desenv. Sist. - Bancos de Dados II
1) Dentro do conceito de transações, aparecem as propriedades ACID onde cada propriedade demonstra uma característica essencial para o banco de dados. 
A capacidade de garantir que uma transação que foi executada com sucesso seja mantida permanentemente dentro do banco de dados até que uma nova transação modifique estes dados é representada por qual propriedade?
Alternativas:
a) Integridade.
b) Consistência.
c) Atomicidade.
d) Durabilidade. 
Alternativa assinalada 
2) Os SGBDs utilizam dois comandos para o encerramento de uma transação: Commit e Rollback. Cada um deles tem uma finalidade distinta. Ao escolher encerrar uma transação com o comando Commit, quais ações são desencadeadas no banco de dados.
Alternativas:
a) As operações desta transação e das outras transações concorrentes que envolvem o comando select em todas as tabelas são executadas simultaneamente sem problemas para o usuário.
b) As operações desta transação que envolvem atualização de dados no banco de dados são confirmadas (insert, update e delete) e gravadas em definitivo no banco de dados.
Alternativa assinalada 
c) As operações de todas as transações que estão em andamento no banco de dados são Comitadas (confirmadas) em conjunto gerando o multiplo-commit e encerrando normalmente todos os programas.
d) As operações de todas as outras transações são suspensas até que um próximo comando Commit seja executado e todo o processo seja reiniciado.
3) Uma característica marcante que foi introduzida na década de 80 nos SGBDs diz respeito à independência de transação. Esta característica pode ser compreendida com a seguinte afirmação:
Alternativas:
a) A independência de transação garante que podemos executar dois programas diferentes no mesmo banco de dados que a transação de um programa não vai atrapalhar a transação do outro programa, desde que o acesso seja em dados diferentes.
Alternativa assinalada 
b) A independência de transação garante que cada transação seja executada uma de cada vez, montando uma fila paralela de acordo com a quantidade de núcleos do processador multicore do servidor de banco de dados.
c) A independência de transação foi conseguida somente depois que os processadores passaram a tratar 32 bits e os sistemas operacionais aceitaram o multiprocessamento simétrico.
d) A independência de transação garante que um programa possa acessar dois bancos de dados diferentes ao mesmo tempo sem que aja conflito de acesso.
4) Para registrar todas as transações que são realizadas dentro do banco de dados, um bom SGBD utiliza-se de um mecanismo para registrar e armazenar estes dados de modo seguro. Estas informações podem ser utilizadas para a recuperação de um banco de dados quando ocorrer algum problema com o mesmo (por exemplo perda do hard disk do servidor onde estava armazenado o banco de dados). Qual é o nome dado a este recurso de registro de transações dos SGBDs?
Alternativas:
a) BLOG do banco de dados.
b) JOURNAL do banco de dados.
c) LOG do banco de dados.
Alternativa assinalada 
d) REGISTER do banco de dados.
5) Um dos mecanismos de controle das tarefas de banco de dados é conhecido como Escalonamento de tarefas. Podemos afirmar que o Escalonamento de tarefas realiza uma atividade primordial para o sucesso do SGBD quando temos vários programas acessando o mesmo banco de dados ao mesmo tempo. Desta forma, qual seria a alternativa a seguir que demonstra o que o Escalonamento de tarefas realiza?
Alternativas:
a) O Escalonamento de tarefas é uma situação onde o programa que recebe o erro é aquele que foi escolhido pelo Sistema Operacional para ser abortado.
b) O Escalonamento de tarefas é um problema que o SGBD não consegue tratar e repassa-o para o Sistema Operacional.
c) O Escalonamento de tarefas representa a ordem cronológica dos acontecimentos no banco de dados.
Alternativa assinalada 
d) O Escalonamento de tarefas é uma situação onde três programas desejam o mesmo dado e nenhum deles consegue o resultado final.

Outros materiais