Buscar

exercícios-parte2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Direito Penal – Parte 2
1. Classifique como desistência voluntária ou arrependimento eficaz:
A dispara um projétil de arma de fogo contra B. Com a vítima já caída ao solo, em local ermo e com mais cinco cartuchos, no tambor de seu revólver, A desiste de efetuar outros tiros, quando podia fazê-los para ceifar a vida de B.
____Desistência Voluntária______________________ 
A mãe, desejando eliminar o pequeno da morte, deixa de alimentá-lo por alguns dias. Quando o infante está à beira da morte, sem ninguém para socorrê-lo, a mãe muda de ideia, e passa a nutri-lo, recuperando a sua saúde.
____Arrependimento Eficaz_____________________ 
2. A resolve restituir a coisa a B, tendo em vista que cometera o crime de furto contra B. B nega-se a ter a coisa restituída. A pode ser beneficiado pelo instituto do arrependimento posterior?
3.Qual a diferença encontrada abaixo no que tange ao crime cometido por A?
a)A se compromete perante B a auxiliá-lo a fugir e a escondê-lo, depois deste matar C.
A será partícipe do homicídio doloso.
b)Após a morte de C, A se compromete a auxiliá-lo a fugir e se esconder.
A será 
4.Quando o agente é o autor do crime, este responderá de forma mais grave que o partícipe sempre? 
5. Responda acerca do crime cometido por A e por B.
A e B combinam a prática de furto de um carro estacionado em via pública. Chegam ao local, e quando tentavam abrir a porta do veículo, surge seu proprietário. A foge, mas B que trazia consigo um revólver (A não sabia) atira na vítima, matando-a.
A e B combinam a prática de furto de um carro estacionado em via pública. Chegam ao local, e quando tentavam abrir a porta do veículo, surge seu proprietário. Contudo, A sabia que B andava armado e matava pessoas.
6. A, com intenção de matar B, convence C a acelerar seu carro em uma curva, pois sabe que naquele instante B passará por ali de bicicleta. O motorista atinge a velocidade excessiva e atropela o ciclista, matando-o. Por qual(IS) crime(S) responderão A e C? Os dois (A e C) responderão por crime de homicídio doloso. 
7. Suponha um salva-vidas de um clube, que sem ação, assiste a uma criança morrer afogada na piscina, sob a alegação de que a água estava muito gelada e de que poderia contrair pneumonia. Ele está amparado pelo estado de necessidade? Por quê? Não. Pois ele tinha o dever legal de agir para que o resultado não se consumasse. Incidiu na omissão de socorro.
8. No caso de um carcereiro com o dever de liberar o recluso cuja pena já foi integralmente cumprida, mas, omitindo-se ilicitamente e agredindo um bem jurídico do preso, cabe a legítima defesa?
9. O presente caso demonstra qual(IS) causa(S) de excludente de ilicitude?
A, para defender-se de B, que injustamente desejava mata-lo, subtrai uma arma de fogo pertencente a C, utilizando-a para matar o seu agressor.
10. Se A não era hierarquicamente inferior subalterno a B e podia livremente recusar o cumprimento de tarefa manifestamente ilegal, existirá culpabilidade deste em razão de cumprir ordem de B (mandante do homicídio). Operar-se-á concurso de agentes entre A e B?
11. Está-se diante de qual instituto do Direito Penal por meio da descrição abaixo?
A, compelido de grave e irresistível ameaça para praticar crime no futuro, premido de medo e sem outra forma de agir, mata quem o ameaça. 
12. Quais as diferenças entre crime impossível e tentativa?
13. Explique o motivo de os casos abaixo constituírem-se em tentativa, e não em crime impossível.
A, desejando matar o seu desafeto, nele efetua disparo de arma de fogo. O resultado naturalístico morte não se produz porque A estava com colete de proteção eficaz.
Um larápio que, mediante destreza, coloca a mão no bolso direito da calça da vítima, com o proposito de furtar o telefone celular. Não obtém êxito, tendo em vista que estava no bolso esquerdo.

Outros materiais