Buscar

O que é engenharia de produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é engenharia de produção?
É uma das melhores áreas para se trabalhar hoje em dia. 
A engenharia de produção tem atuação em diversas áreas como financeira, suprimentos, comercial, logística, manutenção, processos e qualidade, entre outras. 
 A EP abrange o estudo de uma determinada situação, ou área para a identificação de soluções para melhores resultados. Além do planejamento e implementação dessas soluções. Exemplo: estudo dos processos produtivos de uma empresa para identificação da situação real dos processos (custos, uso de mão de obra, tempo e eficiência), e buscar melhorias e otimização desses processos. 
Acho que essa é a forma mais simples e objetiva de explicar o que faz a engenharia de produção.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) – “Compete à Engenharia de Produção o projeto, a instalação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos; especificar, prever e avaliar os resultados obtidos desses sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados de matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.” 
É a parte da ciência que ensina uma pessoa a calcular errado, um projeto falho, que depois vai ser consertado por um grupo de peões de fábrica, e dar crédito a superiores da direção da empresa.
A Engenharia de Produção (também conhecida por Engenharia de Produção Industrial, Engenharia de Gestão Industrial ou Engenharia Industrial) dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente. Ela é uma engenharia que está associada às engenharias tradicionais, porém, é a menos tecnológica na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, ela possa especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas. 
 De modo geral, a Engenharia de Produção, ao enfatizar as dimensões do produto e do sistema produtivo, encontra-se com as idéias de projetar produtos, viabilizar produtos, projetar sistemas produtivos, viabilizar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade do país.

Outros materiais