Buscar

EXPERIMENTO_2-principio de pascal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
Princípio de Pascal
Componentes da Equipe
Daniel D. Mostafa 201303012421 
Felipe Eduardo de Faria 201201344786	
Leandro M. Kotleski 201201548454
Maycon Blesse 201201425956
Thiago Rodrigo Nunes 201201607302
Sergio Lazarotti 201201591929
RESUMO
Através deste experimento comprovaremos o que Arquimedes descobriu a mais ou menos 300 a.C, quando submergimos um material em um fluido este sofre a ação de empuxo, na qual realiza uma força na vertical de baixo para cima, dando a sensação de leveza neste corpo.
OBJETIVO
·Medir a densidade de sólidos que possuem formas geométricas regulares e exercitar o conceito de propagação de erros de medidas;
·Avaliar como se comporta um objeto imerso em um fluido sobre a ação da força de empuxo.
 INTRODUÇÃO
Iremos através deste experimento comprovar a teoria de Arquimedes, a anedota mais conhecida desse famoso e importante estudioso grego conta que o rei Hierão II havia dado ouro puro para a confecção de uma coroa, e Arquimedes foi solicitado para descobrir se alguma prata teria sido misturada pelo possivelmente desonesto ferreiro. Arquimedes tinha que resolver o problema sem danificar a coroa, de forma que ele não poderia derrete-la em um corpo de forma retangular, afim de encontrar seu volume para calcular sua densidade. Enquanto tomava banho, ele percebeu que o nível da água na banheira subia conforme ele entrara, e percebeu que este efeito poderia ser usado para determinar o volume da coroa. Para efeitos práticos, a agua é incompreensível, assim a coroa submersa deslocaria uma quantidade de agua igual ao seu próprio volume. Dividindo a massa da coroa pelo volume de agua deslocada, a densidade da coroa podia ser encontrada. Essa densidade seria menor do que a do ouro se metais mais baratos e menos densos tivessem sido adicionados. Arquimedes teria ficado tão animado com sua descoberta que teria esquecido de se vestir e saído gritando pelas ruas "Eureka!, traduzido para o portugues ‘’encontrei”. O teste foi realizado com sucesso, provando que prata realmente tinha sido misturada
Metodo i
Neste experimento, deseja-se conhecer a massa específica do material do corpo de prova. Para isso, a massa será determinada usando uma balança. Com o auxílio de um paquímetro, ou uma régua, realizar as medidas necessárias para a obtenção do volume.
Dados F=0,7N e r=1,45cm ou 0,145m
	
METODO II BALANÇA DE JOLLY
Neste método, a obtenção da medida de densidade solido utiliza um equipamento muito simples, ou seja, uma balança de molas. Considerando que P= mg (g=9,8m/s²) é o peso de um corpo de massa m no ar, P’=m’g é o peso de um corpo de massa m num liquido (P’ é o peso aparente).
Dados: 
METODO III
-Ajustar o zero do dinamômetro 
-Montar o equipamento
-Pendurar o cilindro de nylon 
-Anotar o valor indicado no dinamômetro
-Mergulhar o cilindro de nylon na água (anotar o volume de água utilizado)
-Anotar o valor indicado no dinamômetro
-Determine o módulo de empuxo através da equação 4.
Dados: 1º valor anotado do dinamômetro = 0,8N
2º valor anotado do dinamômetro = 0,34N
Equação 4 E=P-Pa
Onde Ppeso e Papeso aparente
a então E=0,54N
Análise dos dados
-Relacionar a diferença da deformação na mola quando o corpo está no ar e imerso em um fluido com o empuxo.
Podemos afirmar que a diferença na deformação da mola ocorre exatamente como o teorema menciona, pois, a força de empuxo que atua no corpo totalmente ou parcialmente submerso, uma força que atua na vertical de baixo para cima deixa “aparentemente” o corpo mais leve.
-Se houver, discutir as diferenças entre os dados obtidos no método I e no método II.
Constatamos que por usarmos um instrumento de maior precisão no método I, obtivemos uma precisão também maior em relação ao método II.
-Fazer os cálculos de erros
-Qual a diferença de empuxo?
A diferença de empuxo é de 0,27 se compararmos o método II em relação ao método I
-Qual o sentido do empuxo?
O sentido do empuxo não muda será sempre na vertical.
-Determine o módulo do empuxo através da equação 4.
conclusão
Analisando os resultados obtidos através de cálculos e comparando os dois métodos nos quais foram usados para obter a densidade do material analisado, podemos dizer que no método I obtivemos uma precisão maior do que no método II no qual utilizamos a balança Jolly, e chegamos a essa afirmação através de ajuda dos equipamentos utilizados, pois, no método I tomamos as medidas do círculo (nylon) com um paquímetro e no II método usamos uma balança muito simples. Podemos afirmar que teorema de Arquimedes no qual analisamos a força de empuxo é bastante eficaz para descobrirmos a massa de qualquer corpo submerso em um fluido.

Outros materiais