Politicas Publicas na Educação Básica
21 pág.

Politicas Publicas na Educação Básica


DisciplinaPolíticas Públicas na Educação Básica353 materiais5.059 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Pedagogia 
 3ºSemestre
Políticas Públicas 
na 
Educação Básica
Bruna Magalhães
1ºSemestre/2013
WEB AULA 1
Unidade 1 \u2013 Política Pública e Política Educacional
O termo política é um termo que recebeu vários significados ao longo do tempo. Desde a Grécia antiga, com autores como Platão e Aristóteles, até autores contemporâneos, com Norberto Bobbio, esse termo é utilizado para fazer referência sempre ao coletivo e nos remete sempre ao público, ao aspecto social. Geralmente, suas análises se voltam para uma relação entre o indivívuo e administração daquilo que é público, ou seja, o indivívuo e os órgãos representativos.
Para os objetivos desta Web aula, no que tange à educação, entendemos que seu significado corresponde a todo o processo intencional de formação de indivíduos (ou grupos). Processo este que pode realizar um processo de conservação, mudança ou ruptura dos padrões sociais existentes e isso acontece pela transmissão de conhecimentos desejáveis para determinado grupo ou sociedade.
Assim, o significado de Política corresponde a:
[...] toda e qualquer política desenvolvida de modo a intervir nos processos formativos (e informativos) desenvolvidos em sociedade (seja na instância coletiva, seja na instância individual) e, por meio desta intervenção, legitima, constrói ou desqualifica (muitas vezes de forma indireta) determinado projeto político, visando atingir determinada sociedade (SANTOS, 2012 p. 8).
O que é uma Política pública?
Perceberam a Relação?  A política educacional também é uma política pública.
Política Educacional - o que é preciso entender?
- Toda política educacional possui intencionalidade, pois está ligada a um projeto de poder que a fundamenta.
- Toda política educacional deve ser analisada a partir de componentes:
      a) parte documental da política e ao contexto das relações de poder;
      b) a organização e formulação das políticas educacionais.
- As dimensões da Política educacional são Administrativa, financeira e pedagógica.
Além dessas noções, é preciso também compreender o que se entende por Estado e Governo:
Estado \u2013 compreendido como uma estrutura que ultrapassa a noção de indivíduos e o coletivo. Trata com impessoalidade e tem como função legilslar, criando normas e regras que organizam e estruturam a sociedade. Dá acesso aos poderes e recursos de acordo com as regras e normas que estabelece. É atemporal e mediador entre as leis e os indivíduos ou grupos.
Governo \u2013 O governo é composto por indivíduos ou grupos em determinado período de tempo e assume controle do Estado. É Temporal, com duração finita. Pode estar associado a um indivíduo ou grupo.
WEB AULA 2
Unidade 1 \u2013 Política Pública e Política Educacional
As Políticas públicas: conceitos e as implicações para o campo educacional
As políticas públicas são compostas de elementos de enorme importância para a configuração das políticas educacionais. Vamos entender alguns pontos importantes:
Noção de Público \u2013 tudo aquilo que não pertence a um indivíduo ou grupo em particular, mas, antes, é propriedade de toda a coletividade.
 Noção de Privado \u2013 Corresponde a tudo aquilo que pertence de modo exclusivo (como propriedade) a um indivíduo ou grupo.
  Políticas Públicas \u2013 Podem ser definidas como ações geradas na esfera do Estado e que têm como objetivo atingir a sociedade como um todo, ou parte delas.
 	Toda política pública possui uma intencionalidade, para compreendê-la é preciso conhecer a identidade de seus formuladores e o contexto (político, social, econômico e histórico) em que foram elaboradas.
A relação dos conceitos entre Políticas públicas, Governo, Estado e as Políticas Educacionais para uma compreensão indissociável
a)  Geralmente as políticas de governo associam-se aos projetos eleitorais.
b)  A política de Estado está sempre ligada à política do governo que administra o Estado, esta eleita pelo programa que apresenta.
c)  Quanto maior a estabilidade do campo político, maiores serão as políticas de Estado, ações e programas educacionais  de longo alcance.
A relação dos conceitos entre Políticas públicas, Governo, Estado e as Políticas Educacionais para uma compreensão indissociável
a)  Geralmente as políticas de governo associam-se aos projetos eleitorais.
b)  A política de Estado está sempre ligada à política do governo que administra o Estado, esta eleita pelo programa que apresenta.
c)  Quanto maior a estabilidade do campo político, maiores serão as políticas de Estado, ações e programas educacionais  de longo alcance.
Para compreender melhor:
Quadro \u2013 Características de políticas de Estado e de governo
Tipos de política	características	exemplos
Política de governo	Duração condicionada a um mandato governamental.
projetos educacionais estritamente ligados à determinada perspectiva política.	provão (governo FHC).
Política de Estado	Programas educacionais incorporados à estrutura do Estado.
sua continuidade está colocada para além das mudanças ocorridas na transição de governo.
Projetos de longo prazo.
Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb e Enem), pois duraram todo o governo FHC, Lula e permanecem no Governo Dilma.	 
Fonte: Santos (2012 p. 9).
Isto posto, podemos avançar para uma compreensão da relação desses conceitos nas políticas educacionais. Vejamos agora os elementos legais e centrais da legislação e da política educacional brasileira: são a Constituição Federal de 1988 (CF/88) (BRASIL, 1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) (BRASIL, 1996).
Constituição Brasileira \u2013 Política instituinte do Estado Brasileiro. Esta Constituição reconhece a educação como um dos setores do Estado Brasileiro. Para conhecê-la melhor acesse \u2013 sobre a educação \u2013 Art. 205 ao 214.
PARA CONHECER MELHOR
Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
LDBEN 9394/96 \u2013 A Lei de diretrizes e Bases da Educação nacional é a principal política regulatória da organização do sistema Educacional Brasileiro. Estrutura e estabelece relações que podem ser observadas na Educação brasileira. Observa-se que muitos de seus artigos já foram modificados em sua redação, possuindo 9 títulos e 92 artigos (ref. Ano de 2013 ver link abaixo).
Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
Para Refletir: vale a pena fazer uma síntese do que trata cada um dos Títulos.
Sobre a
Mais de uma década de sua publicação, a LDB ainda possui pontos não observados e regulamentados. Vale salientar que esta LDB possui uma função de destaque no que se refere às políticas educacionais, sendo ela a maior política regulatória da área da educação no Brasil.
Ressalta-se que uma de suas características mais importantes, reside no conceito de responsabilização, que pressupõe a noção de que a sociedade civil é a responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei.
Para refletir: questão 1
Você concorda com as afirmações abaixo?
- O problema que se coloca é que, devido a uma cultura política de passividade (contrária à participação popular), a sociedade civil não se mostra organizada o bastante para que a perspectiva de responsabilização seja assumida pela sociedade brasileira.
Para refletir: questão 2
Muitos dos sujeitos presentes no campo educacional, como professores, gestores e funcionários ligados à instituição de ensino desconhecem a LDB.
É pertinente ressaltar que a LDB atual tem como característica o fato de que sua formulação é aberta, e dá margens a várias interpretações por parte de executores das políticas educacionais. Neste sentido, é importante observar que existem a partir dela parâmetros que se constituem elementos normativos do processo pedagógico a serem considerados na organização da estrutura edcuacional brasileira, para que não se perca de vista a sobreania da nação e se mantenha uma coerência em todo país, sem deixar de atender a sua diversidade cultural e social, em suas regionalidades e peculiaridades.
Exemplos de Normatização pedagógica da Política Nacional.
     \u2022 RCNEI \u2013 Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Camila
Camila fez um comentário
Muito útil mesmo!
0 aprovações
Waelson
Waelson fez um comentário
Muito bom... vou postar as que tenho aqui tb.
2 aprovações
Carregar mais