Buscar

Relatório osteologia do ombro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Ombro 
O ombro é a região de união entre o membro superior, o 
tronco e o pescoço. A clavícula e a escápula, que formam o cíngulo do membro superior (cintura escapular) e a parte proximal do úmero. (GRAY’S para estudantes), Richard L. Drake, Wayne Vogl, Adam W.M.Mitchell
1.2 - Constituido por: 2 umero, 2 escápula e 2 Clavícula (6 ossos)
2 – Umero – É um osso longo, fica articulado com a cavidade glenóide na região proximal e distalmente com ulna e radio (ossos do ante-braço). O úmero é o maior e mais longo osso do membro superior; é divisivel em um corpo, uma cabeça e um côndilo. 
2.1 – Cabeça – Tem formato esferico e articulase com a cavidade glenóide da escápula. A circunferencia dessa face é levemente estrangulada (colo anâtomico) e outro esrangulamento abaixo dos turbéculos (colo cirurgico) que frequentemente é local de fraturas. Raramente ocorre fratura no colo anatômico. 
2.2 Colo anatômico – É representado por um sulco estreito, separando a cabeça dos tubérculos. Dá inserção a capsula articular da articulação do ombro.
2.3 Tuberculo maior – Está localizado lateralmete a cabeça e ao tuberculo menor.
2.3 Tuberculo menor – É menor, mas é tão promininente quanto o maior. Localiza-se medialmente logo abaixo do colo. Sua face ventral serve de inserção para o tendão do subscapular. 
2.4 – Sulco intertubercular – Separa os dois tuberculos.
2.5 – Corpo – Quase cilindrico e tem duas fazes e três bordas.
2.1 – Acidentes do umero – Cabeça do úmero, colo anatômico, tuberculo maior, tuberculo menor, sulco intertubercular, colo cirúrgico, tuberosidade deltóidea, sulco do nervo radial, epicondilo lateral e medial, crista supra-epicondilar lateral e medial, tróclea, capítulo, fossa coronóidea, fossa radial, fossa do olécrano e sulco do nervo ulnar. 
3 – OBS: Os musculos superficiais do ombro consistem no trapézio e deltóide, que juntos formam o contorno muscular suave sobre a parte lateral do ombro. Estes músculos unem a escápula e a clavícula oa tronco e ao braço, respectivamente.
Dicente: Edmilson Rodrigues da Rocha Júnior
Osteologia do ombro

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes