Buscar

Tarefas normas metodológicas

Prévia do material em texto

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E TÉCNICO-CIENTÍFICOS DA CATÓLICA DE SANTA CATARINA
TAREFA
Caro acadêmico
Esta tarefa tem por objetivo instrumentalizá-lo para o uso correto e eficiente das normas que orientam os trabalhos acadêmicos. Abra o Manual e acompanhe a resolução dos exercícios. Responda abaixo de cada pergunta e verifique a data de entrega (por e-mail) para obtenção de notas.
Curso: Direito
Período: 1º matutino
Membros da equipe:
1. Thuany Klososki Piccolo Bertin
O que justifica a criação do Manual?
Em algumas situações as normas da ABNT são omissas ou deixam margem para diversos entendimentos, o que leva a interpretações distintas apresentadas por diversos autores em seus manuais e guias de normalização.
Qual o objetivo do Manual?
O manual complementa as orientações omissas das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o intuito de institucionalizar os padrões para a apresentações de trabalhos científicos no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, como um roteiro a ser utilizado por seus professores e acadêmicos.
O que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Escreva um pouco sobre sua função.
De acordo com o site da própria ABNT, trata-se de uma associação privada fundada em 1940, sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica do país e pelo fornecimento das bases necessárias para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Na página 5 aparece uma Lista de Ilustrações contendo Figuras e Quadros. O que são Ilustrações, Figuras e Quadros? (Procure ao longo do Manual)
São consideradas ilustrações: quadros, gráficos, mapas, desenhos, fotografias, plantas, fluxogramas e outros. Essas ilustrações devem ter seu título identificado na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem. Os quadros se diferem das tabelas por conterem, predominantemente, texto e dados que não foram tratados estatisticamente.
Na sequência, aparece o Sumário. O que é Sumário e o que é Índice?
O sumário é um elemento obrigatório, sendo o último elemento pré-textual. Já o índice consiste em um elemento opcional, constituído por um conjunto de palavras ou frases, normalmente ordenadas alfabeticamente e que remetem às informações contidas no texto.
Que elementos aparecem no Sumário? Quais são as características de cada um desses elementos?
No sumário não devem constar os elementos pré-textuais, apenas os textuais, todos destacados pela mesma forma de apresentação utilizada no texto e os indicativos de seções devem ser alinhados à esquerda, com parágrafos justificados.
Liste as características do Formato dos trabalhos acadêmicos (p.13).
O manual recomenda a utilização de papel reciclado em formato A4 (210 x 297 mm), digitado na cor preto, com exceção das ilustrações que podem ser coloridas. Orienta-se para uso das fontes Times New Roman ou Arial, no tamanho 12 para parágrafo normal ou tamanho 10 para citações longas, notas de rodapé, legendas nas ilustrações e tabelas (ilustrações e fontes). Cabe ressaltar que todo o trabalho deverá apresentar o mesmo tipo de fonte.
Sobre parágrafos, qual a indicação do tamanho do parágrafo (parágrafo de primeira linha é diferente de parágrafo americano) e qual a distância entre um parágrafo e outro?
A norma não convenciona o tamanho exato do parágrafo, porém o manual do Centro Universitário Católica de Santa Catarina recomenda o uso do padrão do Word (1,25 cm) a partir da margem esquerda, não sendo necessários os espaços duplos (linhas em brancos) entre os parágrafos de uma mesma seção.
Sobre o espacejamento indique como deve ser feito em cada um dos itens especificados:
	Espaçamento do texto (entrelinhas)
	1,5 cm
	Citações longas
	1 cm (espaçamento simples)
	Notas de rodapé
	1 cm (espaçamento simples)
	Legendas das ilustrações e/ou tabelas
	1 cm (espaçamento simples)
	Ficha catalográfica
	1 cm (espaçamento simples)
	Natureza do trabalho
	1 cm (espaçamento simples)
	Referências
	1 cm (espaçamento simples)
	Títulos das seções
	1,5 cm
	Títulos das subseções
	1,5 cm
	Alinhamento dos elementos da folha de rosto e da folha de aprovação
	No meio da página para a margem direita
Liste os títulos que não recebem numeração e elenque suas características.
Os títulos não numerados consistem em elementos pré e pós-textuais, como errata, agradecimentos, resumo, abstract, listas, sumário, referências, apêndices e anexos.
Que títulos são numerados e como devem aparecer no trabalho acadêmico?
Os títulos numerados consistem nos capítulos e seções principais do texto, devendo iniciar em folha própria e serem digitados todos em letras maiúsculas e em negrito, na mesma fonte e em tamanho 12, à margem esquerda. Os números do capítulo (seção) e subcapítulo (subseção) devem preceder o título, sendo separados por um espaço (equivalente a um caractere) e apresentando alinhamento à margem esquerda. Os subcapítulos terciários, quaternários e quinários devem ser digitados com a primeira letra maiúscula, seguindo a regra da língua portuguesa, alinhado a margem esquerda.
Quais as características das seções de acordo com seu indicativo numérico?
Deve-se adotar uma numeração progressiva para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, limitando-a até a seção quinaria (NBR 6024:2003).
O que são alíneas e subalíneas? Como aparecem no texto?
Alíneas são as subdivisões de um documento, indicadas por letras minúsculas e seguidas de um parênteses, utilizadas para enumerar assuntos de uma seção que não possuem título. Uma alínea pode ser subdividida em subalíneas, precedidas por um hífen (-).
Quais são os elementos sem título e sem indicativo numérico?
São eles: a folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe.
A partir de que folha inicia a contagem das páginas? A partir de que elemento textual a numeração é colocada? Em que local da folha deve ser colocado o numero corresponde?
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual (Introdução) em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direito da folha.
Assinale a afirmativa correta quanto ao alinhamento:
(X) Justificado para o trabalho, com exceção das notas e referências
( ) Justificado para o trabalho e notas com exceção das referências
( ) Totalmente justificado
Faça as indicações da figura abaixo de acordo com a normatização:
Figura 01 – Vista parcial da Ponte Vasco da Gama
Fonte: AMCPN
O que caracterizam as tabelas e os quadros?
As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme as normas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já os quadros se diferem das tabelas por conterem, predominantemente, texto e dados que não foram tratados estatisticamente.
3. ESTRUTURA DO TRABALHO
Identifique 1 para elementos pré-textuais, 2 para textuais e 3 para pós-textuais:
(1) Folha de rosto (obrigatório)
(2) Introdução
(1) Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
(1) Lista de símbolos (opcional)
(3) Anexo(s) (opcional)
(1) Folha de aprovação (obrigatório)
(1) Lista de ilustrações (opcional)
(1) Lista de tabelas (opcional)
(1) Resumo na língua vernácula (obrigatório)
(1) Sumário (obrigatório)
(3) Apêndice (opcional)
(1) Agradecimento(s) (opcional)
(2) Considerações
(1) Dedicatória(s) (opcional)
(1) Errata (opcional)
(2) Desenvolvimento
(1) Epígrafe (opcional)
(3) Glossário (opcional)
(3) Referências (obrigatório)
(1) Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Como devem ser organizadas as listas?
Devem ser organizadas de acordo com a ordem em que aparecem no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número de página.
 Sobre o Sumário, escreva nos parênteses C para correto e I paraIncorreto. Ao constatar alguma incorreção, indique a forma correta:
(I) É um elemento opcional, sendo o último pré-textual. (Trata-se de elemento obrigatório).
Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003b), as regras de apresentação do sumário são:
(C) a) a palavra sumário deve ser centralizada, em negrito e todas as letras escritas em maiúsculo;
(I) b) os itens do sumário devem ser destacados de forma diferente da apresentação utilizada no texto; (os itens devem ser destacados da mesma forma da apresentação no texto).
(C) c) os elementos pré-textuais não devem constar no sumário;
(I) d) os indicativos de seções devem ser alinhados à direita, com parágrafos justificados. (o alinhamento deve ser à esquerda).
(C) Independentemente de o texto estar estruturado em seções primárias, secundárias, terciárias, quaternárias etc., todas as subdivisões devem se manter com alinhamento justificado, não havendo nenhum recuo diferenciado para as mesmas.
 Diferencie sumário de índice.
O sumário é um elemento obrigatório, sendo o último elemento pré-textual. Já o índice consiste em um elemento opcional, constituído por um conjunto de palavras ou frases, normalmente ordenadas alfabeticamente e que remetem às informações contidas no texto.
3. Normas para Citações
23. Qual a definição de citação?
	Citação é uma informação extraída de uma determinada fonte, que pode ser utilizada para esclarecer, ilustrar ou sustentar um determinado assunto.
24. Corte as palavras em excesso no texto abaixo:
As citações podem aparecer no texto ou em notas de rodapé. No texto, as citações não devem ser feitas de modo uniforme, podem ser feitas de acordo com a vontade, gosto e escolha do pesquisador ou critério adotado pela revista em que o trabalho será publicado. Contudo, o sistema escolhido não deve estar relacionado com a ordenação das referências.
Só devem ser mencionadas nas referências as fontes ou os autores que foram citados no texto. Os documentos consultados, porém não citados, não deverão constar nem nas notas de rodapé, não fazendo parte da lista de referências.
25. Indique a forma de uma citação em que o autor faz parte do texto.
“Em se tratando do direito à moradia, Saule Jr. (2004, p. 149) sustenta que o princípio da dignidade da pessoa humana é uma maneira de averiguar as violações de direitos fundamentais causadas pelo próprio Estado ou por particulares.”
26. Indique a forma de uma citação em que o autor não faz parte do texto.
“Além desses documentos diversos países, como Alemanha, África do Sul e Israel, incluíram a proteção da dignidade em seus textos constitucionais como princípio e outros, como Canadá, Índia e Irlanda, mencionaram-na nos preâmbulos de suas constituições, mostrando sua relevância (BARROSO, 2013, p. 20).”
27. Preencha o quadro:
	Tipo de Citação
	Quanto à transcrição
	Quanto à indicação de autoria
	Quanto ao parágrafo ao qual se refere
	Quanto ao recuo
	Quanto ao espaçamento entrelinhas
	Quanto à fonte
	Quanto à indicação de data
	Quanto à indicação de página
	Quanto ao número de linhas
	Quanto ao uso das aspas
	Indireta 
	Não literal
	Autor e ano de publicação
	Junto com o texto
	Sem recuo
	1,5 cm
	12
	Ano da obra
	Não indica
	Não limita
	Não utiliza
	Direta curta
	Literal
	Autor, ano e página
	Junto com o texto
	Sem recuo
	1,5 cm
	12
	Ano da obra
	Indica
	Até 3 linhas
	Utiliza
	Direta Longa
	Literal
	Autor, ano e página
	Destacada
	4 cm da margem esquerda
	Simples (1 cm)
	10
	Ano da obra
	Indica
	Mais de 3 linhas
	Sem aspas
28. Sobre supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, exclua ou troque as palavras que estão incorretas no texto, de acordo com o manual: 
Quando necessário, o autor do trabalho poderá fazer supressões (omitir parte da citação), comentários (na citação) ou destaque (negrito, realçado, sublinhado, tachado, subscrito, sobrescrito ou itálico). A indicação de supressões é feita com a utilização de reticências entre colchetes: [...].
Ao usar uma citação que contenha alguma expressão ou palavra destacada pelo autor usa-se, após a citação, a expressão “grifo do autor”, entre parênteses. 
Caso o autor do trabalho, queira destacar uma palavra ou expressão em uma citação, acrescenta-se após a mesma, a expressão “grifo nosso”, entre parênteses.
29. Como devem aparecer no texto as indicações verbais?
	É preciso indicar, entre parênteses, a expressão “informação verbal”, mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé.
30. Como devem aparecer as citações de trabalhos em fase de elaboração?
	Deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponíveis em nota de rodapé.
31. O que é uma citação de citação? Que expressões a indicam e como podem aparecer no texto?
	É a citação de parte de um texto encontrado em um determinado autor, referente a outro autor, ao qual não se teve acesso. Deve ser utilizada apenas quando não houver possibilidade de acesso ao documento original. Esse tipo de citação é indicado pelas expressões apud ou “citado por”.
32. Sobre o sistema de chamada autor pessoa:
	Autor pessoa
	Forma de Indicação
	Exemplo
	Chamada de um autor
	Autor (ano, p.) ou (AUTOR, ano, p.)
	ARENDT (2002, p. 47).
	Chamada de dois autores
	Autor 1 e Autor 2 (ano, p.) ou (AUTOR 1; AUTOR 2, ano, p.)
	MEZZAROBA e SILVEIRA (2011, p. 183).
	Chamada de três autores
	Autor 1, Autor 2 e Autor 3 (ano, p.) ou (AUTOR 1, AUTOR 2;AUTOR 3, ano, p.)
	PICCOLO, SULIMAN e DIAS (2008, p. 3).
	Chamada de mais de três autores
	Autor 1 et al. (ano, p.) ou (AUTOR 1 et al., ano, p.)
	MEYER et al. (2008, p. 5).
	Autor entidade
	Forma de Indicação
	Exemplo
	Nome da entidade por extenso
	Nome da entidade (ano, p.) ou (NOME DA ENTIDADE, ano, p.)
	UN HABITAT (2011, p. 35).
	Documentos sem autoria
	Forma de Indicação
	Exemplo
	A indicação da citação deve ser feita pela primeira palavra significativa do título
	Palavra... (ano, p.) ou (PALAVRA..., ano, p.)
	Manual... (2008, p. 8).
	Documentos de Internet
	Forma de Indicação
	Exemplo
	Da mesma forma que material impresso
	Autor (ano de acesso) ou (AUTOR, ano de acesso)
	Wikipedia (2014).
Procure obras da sua área de conhecimento para desenvolver as atividades abaixo:
LIVROS
Até 03 autores
Referência de material impresso, com informações básicas.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local:
Editora, ano.
BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no Direito Constitucional Contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum. 2013, 132 p.
Referência de material impresso, com informações complementares
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Notas de tradução, ilustração, etc. Edição. Local: Editora, ano. páginas. ISBN. (Coleção).
PICCAZIO, Claudia. Água, urgente.: nosso futuro pode morrer de sede. São Paulo: Terceiro Nome, 2007. 104 p. (Coleção Repórter Especial).
Referência de material em meio eletrônico
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Local: Editora, ano. Unidades e designação do suporte.
GONÇALVES NETO, Alfredo de Assis. Direito de Empresa. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2013. EBOOK PROVIEW.
Referência de material disponível on-line
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês. ano.
MARIMOTO, Carlos E. Entendendo e dominando o Linux. Guia prático. 7. ed. São Paulo: Sul Editores, 2006. Disponível em: <www.guiadohardware.net>. Acesso em: 25 jul. 2007.
Mais de 03 autores
Referência de material impresso com informações básicas
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome et al. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano.
SOUZA, Roberto de et al. Sistema de gestão de qualidade para empresas construtoras. São Paulo: Sinduscon, 1994. 247 p.
Referência de material impresso com informações complementares
SOBRENOME DOAUTOR, Prenome et al. Título: subtítulo. Notas de tradução, ilustração, etc. Edição. Local: Editora, ano. páginas. ISBN. (Coleção).
SALIM, César Simões et al. Construindo planos de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 124p. ISBN: 85-352-0826-7.
Referência de material em meio eletrônico
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
Unidades e designação do suporte. Informações complementares.
DELMANTO, Celso et al. Código penal comentado. São Paulo: Saraiva, 2013. CD-ROM.
Referência de material disponível on-line
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês. ano.
---
Obra com editor, organizador, etc.
Referência de material com informações básicas
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (indicação abreviada da função na obra: editor, organizador, diretor, etc.). Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano.
SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). Dimensões da dignidade: ensaios da Filosofia do Direito e Direito Constitucional. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2009, 240 p.
Referência de material com informações complementares
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (indicação abreviada da função na obra: editor, organizador, diretor, etc.). Título: subtítulo. Notas de tradução, ilustração,
etc. Edição. Local: Editora, ano. páginas. ISBN. (Coleção)
CONTI, José Maurício (Coord.). Federalismo fiscal. Barueri: Manole, 2004. 291 p. 
Referência de material em meio eletrônico
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (indicação abreviada da função na obra: editor, organizador, diretor, etc.). Título: subtítulo. Local: Editora, ano. Unidades e designação do suporte.
KOOGAN, André; HOUAISS, Antônio (Ed.). Enciclopédia e dicionário 98. São Paulo: Delta, 1998. 5 CD-ROMs.
Referência de material disponível on-line
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (indicação abreviada da função na obra: editor, organizador, diretor, etc.). Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano. Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês. ano.
FORZZA, Rafaela Campostrini et al. (Org.). Catálogo de plantas e fungos do Brasil. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio: Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/x5x7v/pdf/forzza-9788560035090.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2014.
Obra sem autoria
No caso de obra sem autoria definida, deve-se iniciar a referência pelo próprio título da obra, indicando-se a primeira palavra significativa com todas as letras maiúsculas e as demais, minúsculas e maiúsculas.
IDEIAS gerais para trabalhar com ciências, com estudos sociais, com português, com educação artística e com matemática. Passo Fundo: Ed. da UPF, 1991. 96 p.
Capítulo de livro
Indica-se, primeiramente, a autoria do capítulo, seguido do seu título. A expressão “in” indica que a parte (capítulo) mencionada está contida em uma obra, cuja referência é então indicada. Informa-se, ao final, a página inicial e final do capítulo consultado.
Autor do capítulo é o mesmo da obra
SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE REFERENCIADA, Prenome. Título do
capítulo: subtítulo. In: ________. (função na obra, se houver indicação). Título do
livro: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano. página inicial e final.
SOARES, Suely Galli (Org.). Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino Superior: desafios do projeto pedagógico. In: ______. Cultura do desafio: gestão de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior. Campinas: Alínea, 2006. p. 17-66.
Autor do capítulo não é o mesmo da obra
SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE REFERENCIADA, Prenome. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome (função na obra, se houver indicação). Título do livro: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano. página inicial e final.
WIRTH, Ângela Fleck. Aplicação do método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (Org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 207-231.
Manual, roteiro, catálogo, guia
Para este tipo de material, a indicação da autoria deve ser feita como nos exemplos anteriores. Caso não se identifique o autor, a referência iniciará pelo título do material.
Referência de material com informações básicas
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano.
IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF: [s.n.], 1993. 41 p.
Referência de material com informações complementares
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Notas de tradução,
ilustração, etc. Edição. Local: Editora, ano. páginas. ISBN. (Coleção).
TORELLY, M. Almanaque par 1949: primeiro semestre. São Paulo: Studioma, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.
Referência de material em meio eletrônico
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano.
Unidades e designação do suporte. Informações complementares.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas.doc: normas para apresentação de trabalhos. Curitiba: [s.n], 1998. 5 disquetes.
Referência de material disponível on-line
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano.
Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês. ano.
AVES do Amapá: banco de dados. Disponível em: <http://www.bdt.org/bdt/avifauna/aves>. Acesso em: 30 maio 2002.
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, DISSERTAÇÕES E TESES
Referência de material impresso
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Ano. Folhas. Tipo de
documento (grau) – vinculação acadêmica, local, data da defesa.
CIMADON, Aristides. O Estado federal brasileiro e a autonomia do Estado federado em matéria de educação superior. 2006. 375 f. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
Referência de material em meio eletrônico
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Ano. Folhas. Descrição do
trabalho (grau) – Universidade que foi apresentado, Cidade, Ano de apresentação.
Unidades e designação do suporte.
BARBOSA, Leonardo Ribeiro. Modelos de desenvolvimento: crescer para dividir ou dividir para crescer. 2005. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) – Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. CD-ROM.
Referência de material disponível on-line
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Ano. Folhas. Descrição do
trabalho (grau) – Universidade que foi apresentado, Cidade, Ano de apresentação.
Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês. ano.
SILVEIRA, Marcos Antônio. Tratamento de esgoto doméstico para preservação do meio ambiente. 2005. 102 f. Monografia (Especialização em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. Disponível em: <http://www.ufpe.br>. Acesso em: 24 jul. 2006.
DICIONÁRIO E ENCICLOPÉDIA
Quando não houver a indicação de autoria da obra consultada, deve-se realizar a entrada pelo título, com a primeira palavra significativa escrita em maiúsculo. Informações complementares como paginação, ISBN, entre outros poderão ser adicionadas à referência.
Referência no todo, impresso
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
Informações complementares.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: Positivo, 2004. 
Referência no todo, em meio eletrônico
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
Unidades e designação do suporte.
ENCICLOPÉDIA Barsa Universal. São Paulo: Barsa Planeta, 2008. 18 v. Acompanhado de 10 CD-ROMs, 1 DVD-ROM, Barsasaber.
Referência no todo, disponível on-line
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês. ano.
DICIONÁRIO da Língua Portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 2008. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlDLPO>.Acesso em: 3 set. 2008.
NOTAS DE AULA
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Local, ano. Notas.
SANCHES, Mário. Bioética. Unoesc campus de Joaçaba, 2008. Notas de aula.
PORTAIS, SITES E BLOGS
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Data. Disponível em: <endereço
completo>. Acesso em: dia mês ano.
WEBER, Mariana. Uma palavra depois da outra. Mulher 7x7. 13 ago. 2010. Disponível em: <http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2010/08/13/uma-palavra-depois-da-outra>. Acesso em: 18 ago. 2010.
PERIÓDICOS
Jornal
Jornal no todo
NOME DO JORNAL. Cidade, data.
ZERO HORA. Porto Alegre, 16/04/2014.
a) com autor definido
SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Título do artigo. Título do
jornal, Cidade, data (dia, mês, ano). Suplemento, número da página, coluna.
SARDA, Laudelino José. Diálogo com a modernidade. A Notícia, Joinville, 14 maio 2007. p. A3.
b) sem autor definido
TÍTULO do artigo (apenas a primeira palavra em maiúscula). Título do jornal,
Cidade, data (dia, mês, ano). Suplemento, número da página, coluna.
DE VOLTA ao passado musical. Diário Catarinense, Florianópolis, 12 jan. 2006. Variedades, p. 5.
Revista
Revista no todo
NOME DA REVISTA. Local de publicação: editora (se não constar no título), número
do volume (v. __), número do exemplar (n.__), mês. Ano.
Espaço Jurídico Journal of Law. Joaçaba: Unoesc, v. 14, n. 3, dez. 2013.
ANAIS
NOME DO EVENTO, Número do evento, ano de realização. Local do evento. Título.
Local da publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas ou volume.
2014 Autumn International Legal Seminar – Robert Alexy, 2014. Chapecó, SC. Unoesc International Legal Seminar – Dignidade e proporcionalidade na Teoria de Robert Alexy. Joaçaba: Unoesc, 2014. 536 p.

Continue navegando