Buscar

TRABALHO RH 5º SEMESTRE

Prévia do material em texto

�PAGE �
Sapezal
2014
sumario
31 Introducão.............................................................................................................	�
.2 Desenvolvimento .................................................................................................	4�
2.1Setor de recursos humano ............ .....................................................................4
2.2 Organograma de estrutura hierárquica.............................................................4
�2.3 Recrutamento de seleção....................................................................................5
2.4 Descrição de cargo..............................................................................................5
2.5 Avaliação de desempenho.................................................................................6
2.6 Remuneração ......................................................................................................6
2.7 Beneficio e nível de satisfação.............................................................................6
2.8 Plano carreira......................................................................................................7
2.9 Segurança do trabalho .......................................................................................7
2.10 Liderança Predominante .................................................................................8
2.11 Mudanças significativa ....................................................................................8
2.12 Sindicato da industria.......................................................................................8
2.13 Responsabilidade Social..................................................................................9 
2.14Código de ética ................................................................................................10
2.15Programa de gestão .........................................................................................11
2.16 Temas emergentes..........................................................................................13
5 Conclusão .............................................................................................................14
6 Referência ..........................................................................................................15
�
INTRODUÇÃO
 
A empresa A Maggi Importação e Exportação LTDA, situada na cidade de sapezal que tem como ramo a exportação de soja e milho possui cerca de 50 funcionários dentro dos vários setores da mesma.
As atividades do Grupo André Maggi começaram em São Miguel do Iguaçu (PR), em 1977, com a criação das Sementes Maggi. Inicialmente, a empresa limitava-se à produção de sementes e à comercialização de safras.
Na década de 80, o Sr. André Antonio Maggi, fundador do Grupo, adquiriu terras em Mato Grosso, iniciando as atividades no Estado como agricultor e posteriormente transferindo a matriz das Sementes Maggi (hoje Amaggi Exportação e Importação Ltda.) para Rondonópolis.
Com a aquisição de novas terras, foi iniciado o incremento e plantio da soja e, conseqüentemente, a expansão do agronegócio dividido em: Comercialização e Processamento, Agro, Energia e Navegação.
Sendo que cada um possui atividades diferentes .para que a empresa possa flui em seu desenvolvimento. e alcançar seus objetivos. A missão é Contribuir com o desenvolvimento do agronegócio, agregando valores, respeitando o meio ambiente e melhorando a vida das comunidades. Sua visão Ser uma empresa de referência no desenvolvimento sustentável e Seus é ser ético, justo e coerente com o que pensa, fala e faz.
Empresas a Amaggi, e empresa que emprega diversas pessoas, e proporciona crescimento econômico nos municípios em que atua principalmente no Estado do Mato Grosso, é uma das principais empresas responsável pelo desenvolvimento econômico do Estado, exportando matérias como milho algodão e soja. O grupo agrega valores no meio ambiental e social . que visa colaborar com a sociedade em que vive e também com a importância da ética do ser humano como um todo, na vida social e profissional de seus colaboradores		 
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Setor de recursos humanos 
Na unidade não há um setor de recursos humano porem esta função e repassada a
Colaborador para que possa enviar as informações para a matriz e realizar as tarefas necessárias , sendo que este colaborador tem o apoio do Coordenador geral para a eficácia da tarefa 
2.2 Organograma de estrutura hierárquica.
 
2.3 Recrutamento de seleção .
	 A técnicas processo de recrutamento são muitas, jornal interno e externo, sindicatos, associações, conselhos, rádio, revistas especializadas, empresas de recrutamento e seleção, banco de dados da empresa, indicação interna e externa 
	 As técnicas para seleção de cargos para a área operacional e feita pelo coordenador de Armazém ,sendo que o mesmo possui total conhecimento da área que necessita o preenchimento da vaga. Na área administrativo e feito uma avaliação através do currículo analisando as funções das quais o candidato tem conhecimento e formação. Na área gerencial o recrutamento e feito pela equipe subordinados da empresa Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva sendo que o carga é total confiança. 
2.4 Descrição de cargo 
	Gerencia : Se encarrega de fiscalizar todo andamento da empresa para que possa ter o acompanhamento de todas atividades realizadas dentro da empresa . Fazendo com que as pessoas que ali estão ,para desenvolver o trabalho de forma correta e assim satisfazer a necessidade que a empresa precisa para alcançar os objetivos .
 	 Pode-se afirmar que os gerentes existem para alcançar resultados e que gerenciar é decidir o que fazer e conseguir que isso seja executado por outras pessoas. Os principais processos gerenciais foram definidos como sendo: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. Esta visão tem sido questionada pois o trabalho dos gerentes é fragmentado, variado e sujeito a ajustes contínuos. Entretanto os gerentes não podem delegar tudo sozinhos daí então surgem dentro das teorias administrativas às relações pessoais com os demais setores proporcionando e dividindo os diversos serviços.
	 Coordenador administrativo: Se encarrega de fiscalizar toda parte de contratos que a empesa necessita para ,que possa realizar toda a venda de produtos , conforme a legislação legais . tendo também que coordenar toda rotina administrativa ,planejamento estratégico .como alimentícia , materiais 
Eletrônicos equipamentos maquinários.
		Coordenador operacional: Faz o acompanhamento no armazém para o recebimento do grãos , auxiliando os colabora que fazem parte da área operacional que realiza o trabalho entrada e saída os grãos e também faz a secagem do grãos para manter em temperatura necessária para conservação do grãos.
		 Na área de RH . os procedimentos são ser realizados com clareza , para o bom andamento da empresa ,que deposita nessa função a confiança de obter pessoas certo no lugar certo . As atividade são executados por ,colaborados que são contratos ,exatamente para essa função , e que já tenha um conhecimento na área.
2.5 Avalição de desempenho.
		São utilizada avaliação de desempenho através questionários , treinamento para entrevistas para aprimorar o desenvolvimento do colaborador..
2.6 Remuneração 
		A renumeração e feita pela conta bancaria do colaborador ,caso o colaborador não possui conta em banco, a mesmo providencia abertura em uma agência especificada pela empresa. 
2.7 Beneficio e nível de satisfação.
		A empresa oferece um Plano de Saúde com cobertura nacional, tanto para os colaboradores como para seus familiares em equipe e promover umganho financeiro pelo bom desempenho. Por meio do Todos os colaboradores da Amaggi contam com um Seguro de Vida. O benefício é de extrema importância para o colaborador e para a sua família, tendo em vista que a modalidade de seguro contratado pela companhia possui uma série de coberturas e de condições especiais muitas vezes não praticados pelo mercado.
PPR Programa de Participação nos Resultados (PPR) recebe o nome de Somar e engloba todos os colaboradores. O objetivo é premiar o talento, o trabalho Somar, a companhia busca estimular o comprometimento de seus colaboradores com os resultados, a qualidade dos produtos e serviços e o aumento de produtividade. Mais do que isto, deseja criar um clima de satisfação, justiça e reconhecimento aos colaboradores que buscam as melhores oportunidades em seu ambiente de trabalho.
2.8 Plano carreira 
Não há um plano de carreira na unidade ,mas as definição de cargos vão sendo formada conforme a oportunidades vão surgindo . Sendo que as vagas são divulgadas pelo site ou no mural de informações disponíveis para que todos tenha conhecimento a poder dividir as oportunidade ate mesmo para os colaboradores que não tem acesso direto a internet. Após disposição em assumir a vaga o colaborador passa por treinamento para se capacitar e agregar novos conhecimento a área em que ira assumir , sendo feita toda este processo será feito um acompanhamento na dimensão da tarefas. 
2.9 Segurança do trabalho 
 
Na área de segurança do trabalho a um técnico responsável ,pela cobrança e tarefas exigida pela empresa que zela pela segurança .
 	Tendo também integrada pela Comissão Interna de Prevenção em Acidente do Trabalho – CIPA, que é uma comissão formada por funcionários, e que trabalha buscando saúde e segurança do trabalho, regulamentada pela NR-5. Seu objetivo é observar e relatar as condições de risco no Ambiente de Trabalho.
Para que a CIPA comece efetivamente seu trabalho na é necessária que haja eleição de comissão, 
Os membro da CIPA é um funcionário que divide o seu tempo de trabalho entre exercer a função para o qual foi contratado e exercer o trabalho. 
Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho. Não obstante, a CIPA é um órgão supra corporativo e independente, não subordinado a nenhuma área da empresa nem a nenhum funcionário desta.
2.10 Liderança Predominante 
O estilo de liderança e democrático sendo um estilo de liderança que tenta dividir as responsabilidades entre a equipe, envolvendo os membros nos processos de tomada de decisões para alcançar o objetivo. O líder democrático é importante em situações em que as pessoas precisam de espaço para falar, como momentos em que a empresa requer inovação e reinvenção de um modelo de atuação. O líder que aplica este estilo, geralmente, tem um conceito equilibrado sobre si, não temendo que haja liderados que sejam melhores do que ele, em determinados aspectos. Para ele é fácil entender e compreender seus liderados, bem como ouvir e aceitar opiniões diferentes das sua.
2.11 Mudanças significativa 
Nos últimos anos a empresa se deparou com a necessidade de realizar novas mudanças na área de gerentes geral e também da parte de coordenador operacional.
Sendo vista esta necessidade ,para aprimorar as habilidades dos funcionário e também agregar novos conhecimento em busca da inovação. Seus impactos a é reorganização com a equipe no modo geral. Sendo que organização de depara com novos estilos de lideranças .
2.12 Sindicato da industria 
Sindicato é uma instituição formada por trabalhadores assalariados que tem o intuito de proteger seus direitos e alcançar seus objetivos comuns, tais como melhores salários, horas e condições de trabalho. O sindicato, através de sua liderança, pode negociar com a empresa ou empregador, em nome de todos os membros e podendo negociar contratos de trabalho. Isso pode incluir a negociação de salários, regras de trabalho, reclamações, termos de contratação, demissão e promoção dos trabalhadores, benefícios, segurança do trabalho e políticas. Sindicatos podem fornecer empregos, treinamentos, atividades voltadas para a saúde entre outros benefícios.
 a empresa pertence ao sindicato rural dos trabalhadores , o mesmo vem somar e dividir suas responsabilidade para garantir desempenho de agilidade nas atividade operacionais 
2.13 Responsabilidade Social 
Maggiprev
	A empresa possui projetos na área de responsabilidade social e ambiental .
	Projeto colméia visa garantira responsabilidade social , para o adolescente ,jovem e adulto com deficiência ,o direito a educação e a cultura enriquecendo seu universo sócio cultural e ampliando a capacidade de aprendizagem e auto- estima com estimulo ao seu desenvolvimento ,autonomia e independência .O projeto oferece alimentação e atendimento cultural de qualidade aos seus beneficiário.
	A Fundação André Maggi foi criada em 1997 com o objetivo de levantar recursos para construir um hospital em Sapezal (MT), um dos locais de atuação da Amaggi. A dedicação e o intenso trabalho resultaram na construção do Hospital e Maternidade “Renato Sucupira”. No entanto, a Fundação André Maggi foi muito além dessa obra.  A entidade se tornou peça-chave da companhia e passou a coordenar todas as ações de investimento social privado da 
.   
Atualmente a Fundação desenvolve vários trabalhos sociais, como o Programa de Complementação Alimentar, que conta com a produção e distribuição de bebida em pó à base de soja. Na área cultural, investe na descoberta de novos talentos e na inclusão social por meio da dança, da música e outras formas de expressão. 
 	A Casa Maggica, em Rondonópolis (MT), é o espaço onde são oferecidas estas diversas atividades culturais. O Centro Cultural Velha Serpa, em Itacoatiara (AM) é outro exemplo da atuação da Fundação, que restaurou o antigo matadouro municipal da cidade e o transformou em um importante pólo ações socioculturais. Além deste e de outros trabalhos, a Fundação André Maggi contribui de forma significativa com as comunidades onde a Amaggi atua com ações de assistência social, educação, cultura, saúde, esporte e meio ambiente. Por isso,  foram criadas a Seleção Pública de Projetos (SPP) e o Programa de Apoio a Instituições Sociais (PAIS).
2.14 Código de ética 
As principais atribuições do comitê são acompanhar a aplicação dos princípios do Grupo André Maggi, com base nas diretrizes do Código de Ética e Conduta, e deliberar sobre eventuais casos de desvios e má conduta, em todas as unidades.
O comitê é liderado pelo presidente da Diretoria Executiva, ou pelo Conselho de Administração, em caso de eventual denúncia contra o presidente, que, de acordo com o regimento interno, deverá ser afastado do cargo até ser encerrada a apuração dos fatos.
Além de zelar pelos valores institucionais, o comitê avalia aspectos relacionados a conflitos de interesse, assédio (moral e sexual), abuso de poder e atitudes discriminatórias, assim como toda forma de suborno e corrupção. Quando a denúncia envolve questões criminais, é encaminhada ao Comitê de Auditoria Interna.
O comitê funciona ainda como um canal de acesso para o envio de sugestões e reclamações, encaminhadas pelos colaboradores e por outros públicos, à Direção Executiva e ao Conselho Administrativo do Grupo André Maggi. Para endereçar as denúncias, existem os seguintes canais: e-mail caixas para o depósito de mensagens em todas as unidades; link “Fale com o Comitê”, disponível no site corporativo; e contatos telefônicos dos membros do comitê.
O código de ética se faz necessário para a informação, possa chegar a todos de uma forma clara e objetiva as colaboradores, sendo que se houver duvidas o mesmo pode utilizar para sanar as mesma e apriorar seus conhecimento sobre normas e regras da empresa ,e da mesma forma fazer valer as cobranças
2.15Programa de gestão 
	Na unidade não há um programa de gestão por competência implantada , prem se destaca a função de Coordenador administrativo,se encarrega de fiscalizar toda parte de contratos que a empresa necessita para ,que possa realizar toda a venda de produtos , conforme a legislação legais . Sendo também que coordenar fiscaliza toda rotina administrativa ,planejamento estratégico. Fica a cargo também toda parte de compras , de matérias para a empresa como alimentícia , materiais eletrônicos e equipamentos para maquinários em geral ,sendo realizado também os pagamentos de tributos que a empresa possui. Suas competência em conhecimento geral na área em que atua sua forma de solucionar conflitos também se faz presente em suas habilidade de se comunicar de forma clara e objetiva .
2.16 Temas emergentes 
 	 	A tecnologia inserida no dia-a-dia da empresa é de extrema importância, é uma ferramenta primordial para o desenvolvimento das atividades realizadas dentro da empresa. Pois através dela, a empresa disponibiliza cursos aos funcionários onde a tecnologia se faz presente, os programas instalados na empresa são todos atualizados e existe um incentivo ao investimento de equipamentos com alta tecnologia de acordo com os avanços .
A comunicação interna e feita via fone , rádios amadores se utilizamos também a comunicação verbal ,para que as pessoas ,não perca o contato visual . A empresa utiliza questionário para medir a satisfação dos colaboradores ,podendo assim realizar melhorias dentro da empresa, para obter bons resultados mas alem dessa ferramenta a empresa pode realizar modo de pesquisa , que com isso pode dar melhor resultados em forma de expressão de cada colaborador .
	Com relação ao bem estar e qualidade de vida a realizações eventos nutritivos que contribui no desenvolvimento do colaborador sendo realizados palestras , evento de esportes e reuniões educativas . Sempre estar atenta com as comemorações anual , que também contribui para que os colaboradores possam se conhecer melhor e ter um bom relacionamento sendo assim podendo afastar conflitos entre superiores . 
 	Neste sentido, o conhecimento é a informação que ao ser usada pela mente humana permite a tomada de decisão em determinado contexto e a gestão do conhecimento organizacional, entendida como a “gestão do saber”, dentro da organização, utilizando novas tecnologias, passa pela capacidade que a organização tem para identificar e codificar conhecimento, estimular o seu desenvolvimento e facilitar a sua aplicação. 
No entanto, as organizações sempre procuraram e valorizaram o conhecimento, a novidade está no reconhecimento de que o conhecimento é um activo que é necessário gerir com a mesma atenção dedicada aos demais activos. É preciso cultivar um clima de inovação e criatividade, que permita a formação de conhecimento, o qual deve poder ser incutido na cultura organizacional, nos valores e nas crenças, levando à disseminação do conhecimento e à inovação.
	Apesar de pouco praticado, o planejamento de carreira é uma ação essencial para definir os passos que se deve seguir na vida profissional. Um planejamento ideal deve começar pelo fim, ou seja, quando se quer aposentar e em que cargo. A partir daí, o profissional deve projetar o caminho pelo qual deve trilhar para chegar a esse objetivo final. Os passos desse caminho devem incluir formação, experiências, equipes, empresas e aprendizado constante. Planejar a carreira é uma decisão individual e racional, que determina um caminho único para cada profissional. A empresa e os gestores, porém, podem ser grandes parceiros nesse processo. As vantagens são muitas, para subordinados e gestores, e ambos podem atingir excelentes resultados. O primeiro passo é pensar no futuro – e ter a consciência de que o sucesso profissional, e até mesmo as futuras promoções, dependem de experiências vividas no dia a dia. 	
A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais. educação presencial, à distância ou semipresencial. A modalidade à distância proporciona um aprendizado através de um ambiente virtual. Há instituições que atuam apenas em espaços virtuais, através da modalidade da Educação à Distância – EAD – ou o e-learning – aprendizado eletrônico –, propiciando maior flexibilidade do treinamento, uma vez que o aluno tem “mais liberdade para escolher o local e a hora para aprender.
Hoje em dia as organizações precisam ser atenciosas não só as suas responsabilidades econômicas e legais. Mas também em suas responsabilidades éticas,morai e sociais.
 Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correta ou incorreto, quanto em parte do próprio individuo quanto em relações aos outros. A moral pode ser vista como um conjunto de valores e regras de comportamento que as coletividades sejam elas nações ou grupos sociais ou até mesmo organizações que julgarem corretos e desejáveis.
            A ética é mais sistematizada e corresponde a uma teoria ação rigidamente estabelecida
CONCLUSÃO
 O Brasil está vivendo um dos seus melhores momentos da história se não o melhor e o mais importante. As empresas então cada dia mais compactas graças à tecnologia da informação, dentro da tecnologia está uma ferramenta muito importante que são os portais corporativos que facilita a comunicação dentro das empresas. Grupo maggi esta sempre em buscar de melhorias não apenas para si mas também para agregar valor ao capital humano que é colaborador .
Sendo assim sua prioridade em formalizar suas conquista junto a sociedade devolvendo a ela a responsabilidade social e econômica. Fazendo valer sua preocupação com os colaboradores na busca de uma melhor condições de vida a todos. Há uma preocupação crescente das empresas com responsabilidades social fazendo nascer uma nova mentalidade empresarial: uma boa mentalidade que valoriza a cultura de uma boa conduta empresarial para a qual eficiência e lucro podem ser combinados com valores,cidadania,preservação ambiental e ética nos negócios.
REFERÊNCIAS
www.blogindustrial.com.br por Tatiana Gomes, jornalista.
www.suapesquisa.com 
http://www.grupoandremaggi.com.br
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 1998.
ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. Ed. Pearson. São Paulo, 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/10/22/pobreza-diminui-com-aumento-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho. Jornal do brasil. acesso em 26 mar 2013.
http://meusalario.uol.com.br/main/salario-e-renda/entenda-o-que-e-e-como-funciona-a-remuneracao-variavel. Acesso em 08 de Mai de 2013
tecnologia em gestao de recursos humanos
elza simao de souza
DAIANE PINHEIROS DOS SANTOS
jucilene de jesus silva 
 empresa amaggi
Sapezal MT
2014
elza simao de souza
DAIANE PINHEIROS DOS SANTOS
jucilene de jesus silva 
 grupo amaggi
Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos à Universidade Norte doParaná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 5º Semestre.
Professores: Elisete Zampronio de Oliveira, Ana Céli Pavão, Claudia Cardoso Moreira Napoli, Marilucia Ricieri, Rinaldo Lima
_1400584901.xls

Outros materiais