Buscar

Motor de Indução Split-Phase (Fase Dividida)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Motor de Indução Split-Phase (Fase Dividida)
 Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio/ 4º ano A
Discentes: Everton Antonio, Jhayne, Julianderson, Júnior Araújo, Luana e Willian Flávio
Motor de Fase Dividida
Motor de Fase Dividida
 Se dois enrolamentos do estator de impedâncias diferentes estiverem separados de 90 graus elétricos, mas ligados em paralelo a uma fonte monofásica, o campo produzido parece girar. Este é o principio da divisão de fase.
 No motor de fase dividida o enrolamento da partida ou auxiliar tem uma resistência mais alta e uma reatância mais baixa do que a do enrolamento principal.
 Quando a mesma tensão (Vt) é aplicada aos dois enrolamentos, a corrente no enrolamento principal (Im) segue atrás da corrente no enrolamento da partida (Is). O ângulo entre o enrolamento principal e da partida constitui uma diferença de fase suficiente para fornecer um campo magnético rotativo fraco que dá para produzir o torque de partida.
Motor de Fase Dividida
Motor de Fase Dividida
 Para que possa funcionar em duas tensões diferentes (110 ou 220 V), a bobina de trabalho desses motores é dividida em duas, tendo a possibilidade de as partes serem conectadas em série ou em paralelo, de acordo com a tensão da rede elétrica. Cada parte deve receber no máximo 110 V, que corresponde à menor tensão de funcionamento do motor. 
 A inversão da rotação é feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo 6.
Aplicações
 Pelo fato de ter um baixo torque de partida, esse tipo de motor é amplamente usado para cargas com partida relativamente fácil. Frequentemente ele é usado em dimensões maiores do que 1/3 HP (0,3 CV). As aplicações mais comuns incluem as máquinas de lavar e ferramentas de marcenaria (serras de mesa, furadeiras etc.).
 
Motor de Fase Dividida
Vantagem e Desvantagens
Vantagem:
Partida suavizada.
Desvantagens:
Devido a chave centrífuga, há um maior gasto na manutenção e maior risco de queima;
Baixo conjugado de partida;
Referências
SOUZA, José Aparecido Xavier de. Motores de Indução. Disponível em: <http://www.reocities.com/jaxs60/motor.html>. Acesso em 02 de ago. de 2014.
ELECTRA/ Escola do profissional. Máquinas. Disponível em: <http://www.escolaelectra.com.br/apostilas/novas/Máquinas%20Elétricas_PARTE1_16_2_2011.pd>. Acesso em 02 de ago. de 2014.
SABINO, Paulo. Eletricidade Industrial. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAf34QAJ/eletricidade-industrial-tudo-sore-motores-introdu>. Acesso em 03 de ago. de 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais