Buscar

Exercícios Aula 9 - Grau de Informatização das Empresas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamando de Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas: I. Infra-estrutura e acesso: facilidades coletivas e individuais de acesso local a baixo custo; II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualização dos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base nas sentenças acima assinale a alternativa CORRETA:	
	Somente a sentença III está correta.
 Certo	Todas as sentenças estão corretas.
 	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	Nenhuma sentença está correta.
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
2. Nos dias atuais existe a necessidade de constantes modificações das estratégias organizacionais, adequando-as às rápidas transformações dos cenários, face ao ambiente cada vez mais inconstante e globalizado. Dentro dessa perspectiva, os sistemas de informação são importantíssimos, pois aquilo que é gerado por eles, ou seja, a informação, passa a ser um fundamental ativo para a gestão das organizações. Vale ressaltar que, quando se fala sobre sistemas de informação, não está se referindo apenas aos sistemas informatizados, mas sim, a todo e qualquer processo que gere informação para a tomada de decisão. Para acompanhar a velocidade de tais mudanças, as organizações devem ser cada vez mais flexíveis, revisando permanentemente seus processos. No entanto, para que se tenha sucesso nessa revisão, é imprescindível a visão e o conhecimento da empresa como um todo, o que permite a identificação dos diversos sistemas e subsistemas da instituição, bem como a respectiva interdependência e inter-relação entre eles. Além disso, devem ser levados em consideração outros fatores, como a missão e cultura da organização.
O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de _____________________ no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso ______________ e sistemático da TI em todas as funções da organização.
As palavras que melhor preenchem as lacunas são:
	certeza / extensivo
 Certo	amadurecimento / planejado.
	visualização / real.
	volatilidade / premente.
	investimento / intensivo.
3. "No âmbito das organizações, o termo ´informatização´ é empregado de forma ampla para representar a utilização dos recursos de tecnologia de informação (TI). Weissbach (2003) define informatização como sendo o processo de aplicação gradual, crescente, planejada e sistemática do uso da TI em todas as funções da organização. Como observa Lim (2001), a avaliação do nível ou Grau de Informatização (GI) de uma organização constitui uma importante preocupação gerencial e envolve dificuldades, pois a informatização inclui muitos fatores intangíveis, tais como a qualidade da informação e a cultura da organização." (acesso a http://www.scielo.br/pdf/raeel/v6n2/v6n2a04.pdf, em novembro de 2010). A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste numa afirmação correta é:	
	A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
	A globalização diminui a competitividade entre as empresas, especialmente quando envolve TI, que não necessita de grandes investimentos na área
	O mercado de trabalho para os profissionais de TI é próspero e apresenta muitas oportunidades. Apesar de nesse caso ser pouco importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades
	O processo de sustentabilidade de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial do mero gasto com energia até ao uso planejado e sistemático dos recursos computacionais
 Certo	O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização
4. A difusão da Tecnologia de Informação (TI) constitui importante tema no contexto da nova economia e é evidenciada por meio de um processo informatização que permeia a sociedade e negócios. Com relação aos negócios, os gestores necessitam de instrumentos para avaliar o uso organizacional da TI e formas para mantê-los informados a respeito das possibilidades da tecnologia. No processo de transição da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação e do Conhecimento vivenciamos como protagonistas a informatização em diferentes níveis através do uso das TIC.
Analise as sentenças em relação as características da Organização nesta nova sociedade e depois marque a resposta correta:
I) Novas formas organizacionais (atuação em redes) e novos mercados (globalização).
II) Tecnologia como instrumento gerencial.
III) Conhecimento como fonte de atração para fornecedores e o governo.
 Certo	As sentenças I e II estão corretas.
	As sentenças II e III estão corretas.
	Apenas a sentença I está correta.
	Todas as sentenças estão corretas.
 	As sentenças I e III estão corretas.
5. Vivemos realmente em um momento de muitas transformações, não há como negar que estamos em outra Era. O trabalho atual se parece muito pouco com a forma mecânica adotada na Era Industrial. Tanto o comércio quanto as comunicações se caracterizam por ser extremamente dinâmicas. Cada vez mais o conhecimento é valorizado. Podemos prever que o acúmulo de informação, muito em breve, terá o mesmo valor que tinha o acúmulo de patrimônio há pouco tempo atrás. Passou-se a dar valor ao homem num todo, não somente a capacidade física que ele possui.
Uma das características ligada ao indivíduo nesta nossa Sociedade da Informação e do conhecimento é:
 Certo	Conhecimentos e habilidades ligados ao uso da TI.
	TI inserida nas atividades operacionais internas, gestão e planejamento, relacionamento com clientes, fornecedores, governo e consumidores.
	Tecnologia como instrumento gerencial.
 	Necessidade de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento da empresa.
	Forte comunicação de dados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais