Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO-questões teóricas básicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESENVOLVIMENTO HUMANO
QUESTÕES TEÓRICAS BÁSICAS
Questões básicas no estudo do desenvolvimento humano	
O que conta mais no desenvolvimento humano, a Hereditariedade ou o Ambiente?
As pessoas são ativas ou passivas em seu próprio desenvolvimento?
O desenvolvimento humano é contínuo ou ocorre em etapas?
HEREDITARIEDADE X AMBIENTE
Por que os bebês, mesmo sendo irmãos parecem possuir uma personalidade diferenciada desde muito cedo?
Bebês são diferentes em nível de atividade, alcance da atenção, adaptabilidade, mudanças no ambiente e humor geral.
 
INFLUÊNCIAS GENÉTICAS
O aparecimento precoce de algumas características sugere que elas são determinadas, em parte, por fatores genéticos e são herdadas dos pais.
Conclui-se que cerca de 50% da variabilidade entre indivíduos, em muitos traços de personalidade, pode ser atribuída a diferenças genéticas entre esses indivíduos.
INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS
Os outros 50%
Apego: tendência de um bebê para buscar proximidade com seus responsáveis e para sentir-se mais seguro em sua presença.
 De acordo com a teoria do apego, o fracasso de uma criança para formar um apego seguro com uma ou mais pessoas, nos primeiros anos, está relacionado com uma incapacidade para desenvolver relacionamentos pessoais íntimos na idade adulta.
Interação entre Personalidade x Ambiente
As influências genéticas e ambientais estão interligadas desde o momento do nascimento, na formação da personalidade. Há três formas de interação: reativa, evocativa e pró-ativa.
Interação reativa
Diferentes indivíduos, expostos ao mesmo ambiente, o experimentam, interpretam e reagem a ele diferentemente. Ex.: criança sensível e ansiosa pode reagir a pais rudes diferentemente de uma criança calma e flexível.
Interação evocativa
a personalidade de cada indivíduo evoca respostas distintas de outras pessoas. Ex.: um bebê que se retorce e choraminga quando é levado ao colo, evoca menos carinhos dos pais do que aquele que gosta de ser aninhado nos braços.
Interação pró-ativa
é um processo através do qual os indivíduos tornam-se agentes ativos ao desenvolvimento de sua própria personalidade. Ex.: uma criança sociável preferirá ir ao cinema com amigos em vez de permanecer em casa sozinha e ver televisão.
IMPORTANTE
Natureza e cultura, hereditariedade, genética e ambiente, são fatores conectados na complexa equação do ser humano, que vão se entrelaçando na trajetória da vida e criando especificidades rumo a uma complementaridade com a sociedade. 
O Desenvolvimento é ativo ou passivo?
Modelo Mecanicista
 As pessoas são como máquinas que reagem ao que lhes chega ao ambiente. A pesquisa mecanicista procura identificar e isolar os fatores que fazem as pessoas se comportarem – ou reagirem – do modo como o fazem. 
O Desenvolvimento é ativo ou passivo?
Modelo Organísmico
 As pessoas são como organismos ativos em crescimento que põem em marcha seu próprio desenvolvimento. Elas desencadeiam eventos, e não simplesmente reagem a eles. O ímpeto para a mudança é interno.
O desenvolvimento é contínuo ou ocorre em etapas?
Os teóricos mecanicistas vêem o desenvolvimento como algo contínuo, sempre governado pelos mesmos processos, permitindo uma predição de comportamentos posteriores a partir de anteriores. Esses pensadores concentram-se na mudança quantitativa, por exemplo, mudanças na frequência com que uma resposta é dada.
O desenvolvimento é contínuo ou ocorre em etapas?
Os teóricos organísmicos enfatizam a mudança qualitativa. Eles vêem o desenvolvimento como algo que ocorre em uma série e etapas distintas. Em cada etapa, as pessoas lidam com diferentes tipos de problemas e desenvolvem diferentes tipos de capacidades. Cada etapa fundamenta-se nas anteriores e prepara o caminho para a seguinte.
Um consenso emergente
Existe amplo consenso de que a influência é bidirecional:
	“As pessoas mudam seu mundo mesmo enquanto ele as muda”.
Referência
ATKINSON, R. L., ATKINSON, R. C., SMITH, E. E., BEM, D. Introdução à Psicologia. Tradução: Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1995.
PAPALIA, D. E. Desenvolvimento humano. 8ª ed. São Paulo: Artmed / Bookman, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes