Buscar

CURVAS DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO

Prévia do material em texto

CURVAS DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
A curva ou fronteira de possibilidade de produção é um modelo econômico utilizado para compará-la a capacidade que um país tem de produzir dois bens dados os fatores de produção (mão de obra, recursos financeiros, recursos materiais...) e a tecnologia disponível.
Imagine um agricultor que tenha que escolher qual cultura plantar. Existem muitas alternativas, mas vamos reduzi-las a duas: carnes ou batatas. Como sua área não pode ser expandida, para alcançar a produção máxima de uma alternativa ele precisa decidir não obter nada da outra, e vice-versa. Se esse agricultor trabalhasse o dia todo com carne, poderia produzir 100 kg de um suculento bife. No entanto, se decidisse utilizar seu tempo integral com batatas, ele conseguiria produzir 300 kg desse alimento. 
O aumento na produção de uma implicará na redução da quantidade da outra. Ou seja, ele tem um limite de produção. Se fossemos alterando a quantidade de carne e batata produzida.
O COMPORTAMENTO
Utilidade marginal: Então Utilidade Marginal nada mais é do que o acréscimo da satisfação percebida pelo consumidor quando ele compra mais uma unidade de um produto qualquer.
Com exemplo fica mais fácil.
Suponhamos que você queira comprar chocolate (imagino que você goste). Você compra 1 chocolate e tem uma certa satisfação com isso. Compra outro e sua satisfação é maior ainda. E outro e outro. Porém, você verifica que o aumento da sua satisfação já não é mais o mesmo que o da primeira vez. Se você ficou extasiada com o primeiro chocolate, no décimo você fica só feliz. Chega um ponto tal que você já não tem mais satisfação com o chocolate adquirido. Imagina 100 barras de chocolate! Pra mim é demais!
Isso é o que se chama de Utilidade Marginal. Por definição ela é decrescente (vimos o porquê) chegando a ser negativa a partir de um determinado ponto.
Desta forma, a analise marginal é análise de ponto á ponto.
Demanda Coeteris paribus
Ceteris paribus é um termo econômico, significa que as demais variáveis que influenciam a demanda são mantidas constantes e apenas o preço varia.
Mudança de demanda e na quantidade demandada
De forma resumida, podemos dizer que quando o preço de um produto se altera, a sua demanda não muda, o que muda e a quantidade demandada.
 
ELASTICIDADES: Você já deve ter percebido que as pessoas reagem com intensidade diferente quando correm alterações nos preços dos bens e serviços que costumam adquirir. Por exemplo, se há uma elevação no preço do sal, as pessoas não vão deixar de compra-lo.
ELASTICIDADES DE PREÇO: Quando a intensidade da alteração na demanda é maior do que a intensidade da alteração dos preços, esse produto apresenta uma demanda elástica, ou seja, a elasticidade é maior do que um. A principal consequência é que quando há necessidade de aumentar as vendas, a alternativa de redução de preços sempre funciona. O melhor exemplo são as liquidações. Produtos com demanda inelástica, por outro lado, apresentam demanda que é muito pouco sensível a alterações de preços, ou seja, mesmo que os preços se alterem a demanda se manterá. Ex: Combustíveis, remédios, alimentos básicos são produtos demanda inelástica.
ELASTICIDADE DE RENDA: Alguns produtos apresentam uma demanda que é altamente influenciada por alterações na renda. Um exemplo são os bens e serviços ligados á cultura. Bens e serviços culturais em geral apresentam maior elasticidade renda da demanda do que a alimentação básica. Os produtos podem ser classificados em três tipos quanto á elasticidade renda: normais, superiores e inferiores.
Bens normais: Os aumentos da renda estimulam as compras de todos bens normais, mas em uma proporção menos que o amento percentual da renda.Ex: a maioria dos alimentos, roupas, aparelhos de som, aparelhos domésticos etc.
Bens superiores, ou bens de luxo são altamente elásticos em relação a renda, porque cada 1% de aumento na renda, aumenta as quantidades compradas em mais 1%. Ex: bens supérfluos e de luxo como: joias, casacos de peles, limusines, aulas de mergulho possuem alta elasticidade-renda.
Bens inferiores: uma elevação na renda trará como consequência uma queda na quantidade demandada. Assim, a elasticidade-renda é negativa. Ex: carne de segunda, carros populares.
Elasticidade preço da demanda cruzada é a medida de o quanto varia a demanda por um bem em resposta a uma variação de preço de outro bem. A elasticidade preço da demanda cruzada é a razão entre proporções de variação, commumente expressas em percentagem.
Por exemplo, se um aumento de 30% no preço de combustíveis levar a uma queda de 10% na demanda por automóveis, diz-se que a elasticidade preço da demanda cruzada é igual a -10%/30%, ou -1/3.
A elasticidade preço da demanda cruzada caracteriza-se por ser positiva quando medida entre bens substitutos, negativa entre bens complementares, e zero entre bens independentes.
Explique a analise coeteris paribus.
A condição ceteris paribus é usada na economia para fazer uma análise de mercado da influência de um factor sobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações.
Por exemplo: Um aumento de preço de um determinado produto causa uma redução na procura, "ceteris paribus". Se houvesse variação na renda do consumidor, ou seja, sem a condição "ceteris paribus", não se poderia afirmar o mesmo a respeito da procura sem informações adicionais.
Explique a diferença entre a mudança na quantidade demandada e mudança na demanda com gráficos.
Qual a classificação da elasticidade preço de um bem onde uma queda de preço de 20% correspondeu a um aumento da demanda de 50% (e similares com renda cruzada).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes