Buscar

Genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios 3 – Genética Quantitativa
Nome: 
Data:
O valor médio de uma característica é de 100 unidades, e a herdabilidade em sentido restrito é de 0,3. Um macho e uma fêmea medindo 130 e 90 unidades, respectivamente, são cruzados e produzem um grande número de prole, que é criada em experimentos aleatórios. Qual o valor esperado da característica entre esta prole?
Um estudioso de genética quantitativa diz que a herdabilidade em sentido restrito para a massa corpórea em seres humanos é de 0,7, enquanto a herdabilidade em sentido amplo é de apenas 0,3. Por que deve haver um erro?
3. 	A média de dosagem de uma determinada enzima é de 100 unidades na população em geral, e a herdabilidade em sentido restrito dessa característica é de 0,4. Do casamento entre um casal de dosagem média em 125 unidades, qual seria a dosagem esperada da enzima de um filho desse casal?
4. 	Um criador está tentando diminuir o tempo de maturação de uma população de girassóis. Nesta população, o tempo médio para florescer é de 100 dias. Plantas com um tempo médio de floração de apenas 90 dias foram usadas para produzir a geração seguinte. Se a herdabilidade em sentido restrito para tempo de floração é de 0,2, qual será o tempo médio de floração na geração seguinte?
5. 	Um biomédico resolveu avaliar a taxa de crescimento em camundongos. O tamanho médio dos filhotes é geralmente de 2cm. O camundongos adultos que tinham um tamanho médio de 3 cm ao nascimento foram usados para produzir uma nova geração de camundongos. Entre eles o tamanho médio ao nascimento passou a ser de 2,5 cm. Avalie a herdabilidade em sentido restrito. 
6. Foi avaliada a produção de grãos nas gerações P1, P2(progenitores homozigotos), F1 e F2, cujos resultados são apresentados a seguir:
Estime variância genética entre as plantas F2.
Estime a herdabilidade do caráter na F1.
Estime a herdabilidade do caráter na F2.
Estime a média predita para o primeiro ciclo de cultivo dos indivíduos F2
selecionados cuja média é igual a 65, 0 Kg, usando a herdabiliddade em sentido amplo.
Por que os cálculos de predição utilizando a herdabilidade em sentido amplo costuma falhar?

Outros materiais