Buscar

Operadores Argumentativos e Tipos de Argumentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Argumentação
(operadores argumentativos)
Professora: Janaina Rigo Caierão
Disciplina: Leitura e produção de textos
*
Argumentação
Na fala ou na produção escrita de um texto, o discurso que produzimos está, de alguma forma, intencionado em estabelecer um contrato com o interlocutor na tentativa de fazer com que o outro compartilhe de nossa opinião.
*
Argumentação
Koch (2004) postula que o uso da linguagem é essencialmente argumentativo, isto é, buscamos dotar nossos enunciados de determinada força argumentativa. 
*
Operadores argumentativos
Para isso, utilizamos os operadores argumentativos que fazem parte da gramática da língua e têm por função indicar a força argumentativa dos enunciados e a direção para o qual apontam, ou seja, os operadores argumentativos direcionam o enunciatário para que percorra o caminho proposto pelo enunciador dentro de um enunciado.
*
Operadores argumentativos
Dentre os operadores, há palavras de diferentes classes gramaticais, entre elas, destacamos as conjunções, pois a grande maioria dos operadores são conjunções, embora nem toda conjunção funcione como operador discursivo, podendo atuar como mero conectivo, ainda que todo elo coesivo deva ser considerado como elemento de fundamental importância na organização textual.
(Observar tabela)
*
Tipos de argumentos
Há diferentes tipos de argumentos e a escolha certa consolida o texto.
*
Argumento de autoridade
É a citação de autores renomados, autoridades num certo domínio do saber, numa área da atividade humana, para corroborar uma tese, um ponto de vista.
O uso de citações, de um lado, cria a imagem de que o falante conhece bem o assunto que está discutindo, porque já leu o que sobre ele pensaram outros autores;
De outro, torna os autores citados fiadores da veracidade de um dado ponto de vista.
*
Exemplo
Não se esqueça de que a frase citada deve vir entre aspas. Veja:
 O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” - a famosa frase-conceito do diretor Gláuber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado.
 (Adaptado de Época, 14/04/2004) 
*
Argumento por Causa e Consequência
Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos). 
*
Exemplo
Ao se desesperar num congestionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação crônica e cotidiana, está uma monumental ignorância histórica. São Paulo só chegou a esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no início do século, que não deveríamos ter metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a tendência é piorar ainda mais o congestionamento – o que leva técnicos a preverem como inevitável a implantação de perigos.
 (Adaptado de Folha de S. Paulo. 01/10/2000) 
*
Argumento de Exemplificação ou Ilustração
A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos.
 Veja o texto a seguir: 
*
Exemplo
A condescendência com que os brasileiros têm convivido com a corrupção não é propriamente algo que fale bem de nosso caráter. Conviver e condescender com a corrupção não é, contudo, praticá-la, como queria um líder empresarial que assegurava sermos todos corruptos. Somos mesmo? Um rápido olhar sobre nossas práticas cotidianas registra a amplitude e a profundidade da corrupção, em várias intensidades. Há a pequena corrupção, cotidiana e muito difundida. É, por exemplo, a da secretária da repartição pública que engorda seu salário datilografando trabalhos “para fora”, utilizando máquina, papel e tempo que deveriam servir à instituição. Os chefes justificam esses pequenos desvios com a alegação de que os salários públicos são baixos. Assim, estabelece-se um pacto: o chefe não luta por melhores salários de seus funcionários, enquanto estes, por sua vez, não “funcionam”. O outro exemplo é o do policial que entra na padaria do bairro em que faz ronda e toma de graça um café com coxinha. Em troca, garante proteção extra ao estabelecimento comercial, o que inclui, eventualmente, a liquidação física de algum ladrão pé-de-chinelo. 
(Jaime Pinksky/Luzia Nagib Eluf.. Brasileiro(a) é Assim Mesmo, Ed.Contexto) 
*
Argumento baseado no consenso
As matemáticas trabalham com axiomas, que são proposições evidentes por si mesmas e, portanto, indemonstráveis: o todo é maior que a parte; duas quantidades iguais a uma terceira são iguais entre si.
Outras ciências trabalham também com máximas e proposições aceitas como verdadeiras, numa certa época, e que, portanto, prescindem de demonstração, a menos que o objetivo de um texto seja demonstrá-las.
*
Exemplo
Podem-se usar, pois, essas proposições evidentes por si ou universalmente aceitas, para efeitos de argumentação.
Por exemplo: “A educação é a base do desenvolvimento.” “Os investimentos em pesquisa são indispensáveis, para que um país supere sua condição de dependência.”
Não se deve, no entanto, confundir argumento baseado no consenso com lugares-comuns carentes de base científica, de validade discutível.
*
Argumentos baseados em provas concretas
As opiniões pessoais expressam apreciações, pontos de vista, julgamentos, que exprimem aprovação ou desaprovação. No entanto, elas terão pouco valor se não vierem apoiadas em fatos. 
Os dados apresentados devem ser pertinentes, suficientes, adequados, fidedignos.
*
É preciso tomar muito cuidado com esses argumentos que fazem apelo a uma totalidade indeterminada, pois basta um único caso em contrário, para derrubá-los.
Se alguém diz nenhum europeu toma banho todos os dias, basta que se cite um que o faça, para que o argumento deixe de ter validade.
No geral, essas generalizações feitas com base em dados insuficientes revelam apenas nossos tabus e preconceitos.
*
Exemplo
São expedientes bem eficientes, pois, diante de fatos, não há o que questionar... No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o índice sobe a incríveis 95,6 por mil habitantes. 
(Folha de S. Paulo. 14/04/2004) 
*
Argumentos com base no raciocínio lógico
O que chamamos aqui de argumentos com base em raciocínio lógico diz respeito às próprias relações entre proposições e não à adequação entre proposições e provas.
Um dos defeitos na argumentação com base no raciocínio lógico é fugir do tema. Esse expediente é muito usado por políticos, para evitar questões embaraçosas, ou advogados, quando não têm como refutar as acusações imputadas a seu cliente.
*
Esse procedimento é um defeito de argumentação apenas do ponto de vista lógico. Da perspectiva da persuasão em sentido amplo, pode ser eficaz, pois pode convencer os ouvintes, levando-os a relacionar aquilo que não tem relação necessária.
Outro problema é a tautologia, que ocorre quando se dá, como causa de um fato, o próprio fato exposto em outras palavras. 
 
*
Apresenta-se, nesse caso, a própria afirmação como causa dela mesma, toma-se como demonstrado o que é preciso demonstrar. 
Por exemplo: “o fumo faz mal à saúde porque prejudica o organismo.” “essa criança é mal-educada porque os pais não lhe deram educação.”
*
Argumentação da competência linguística
Em muitas situações de comunicação, deve-se usar a variante culta da língua. O modo de dizer dá confiabilidade ao que se diz. Utilizar também um vocabulário adequado à situação de interlocução dá credibilidade às informações veiculadas. 
Se um médico não se vale de termos científicos ao fazer uma exposição sobre suas experiências, desconfiamos da validade delas.
*
Num texto, não se prometem sinceridade e convicção. Constrói-se o texto de forma que ele pareça sincero e verdadeiro.
A argumentação é exatamente a exploração e recursos com vistas a fazer o texto parecer verdadeiro, para levar o leitor a crer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes