Buscar

TRABALHO INDIVIDUAL - GESTÃO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
63	PROFISSAO DO FUTURO	�
84	ORÇAMENTO FLEXÍVEL	�
95	PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO	�
106	AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO	�
117	ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA	�
128	BALANÇO PATRIMONIAL	�
139	DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO	�
1410	DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA	�
1511	A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS	�
1612	CONCLUSÃO	�
17REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
Identificado a grande expansão da profissão do atuário, novos cursos se espalharam pelo mundo. Uma carreira com um futuro promissor e um salário chamativo novas universidades buscam oferecer esse curso, com especialidades em finança, matemática e economia.
Com uma visão ampla de negócios esse profissional pode mudar o rumo de uma empresa além de buscar novos caminhos, entre suas principais atribuições a avaliação de riscos é o que torna o atuário indispensável em uma gestão.
 Seus principais setores de atuação contemplam companhias de seguros, fundos de pensão, empresas de capitalização, previdência social, perícia técnica-atuarial, auditoria atuarial e planos de saúde.
– desenvolvimento
1 - Etapa
A profissão do atuário e muito interessante, principalmente para quem domina a matemática, economia, contabilidade, estatística além de legislação.
No que eu entendi a ciências Atuariais é o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco.
O profissional analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguro, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de perdas da seguradora ou da instituição previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios. Para isso, utiliza muita matemática e estatística. O atuário só pode trabalhar se obtiver o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.
Apenas 14 instituições oferecem o curso no país - o que aumenta a demanda pelo profissional no mercado. Além disso, o crescimento na renda da população eleva os investimentos em seguros e previdência privada - o que também aquece o mercado. O atuário encontra trabalho em qualquer setor da economia que lide diretamente com cenários de incerteza ou risco. Na exploração de petróleo, por exemplo, ele faz a análise do risco de um vazamento e calcula o valor do prejuízo no caso de acidente. As áreas mais aquecidas são as seguradoras, fundos de pensão e o ramo de resseguro. Os tradicionais empregadores são as companhias de consultoria especializadas em benefícios, auditoria contábil, instituições financeiras, corretoras e planos de saúde.  Os grandes centros urbanos, onde ficam as sedes das seguradoras, dos bancos e de empresas de previdência privada, concentram o maior número de vagas: São Paulo e Rio de Janeiro. Em Brasília, os órgãos do serviço de previdência social são o forte. "A maioria dos recém-formados está empregada", comenta Flavio Castro, presidente do Instituto Brasileiro de Atuários.
O que um profissional atuário pode fazer:
Auditoria Atuarial
Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar.
Estimativa e Análise
Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência complementar.
Mercado Financeiro
Analisar o mercado, verificando os riscos de cada investimento.
Perícia Técnico-Atuarial
Atuar em processos judiciais que envolvam questões atuariais.
Planejamento de reservas
Programar e controlar as reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições de previdência complementar, a fim de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados.
Como dito no texto citado pelo trabalho, a profissão de atuário está entre as cinquenta melhores profissões liderando o ranking, e não e avaliado somente o remuneração, mais também as condições de trabalho, demanda físicas, estresse e perspectivas de contratação.
2-Etapa
Abordando os temas que o trabalho pede começaremos pelas principais atividades desenvolvidas pelo atuário.
Empresas Seguradoras: nas atividades de calculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica; 
Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações; 
Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
Empresas de Capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.
Auditoria Atuarial a Auditoria Atuaria tem Como foco principal analisar as hipóteses biométricas, demográficas e financeiras, do regime financeiro e do método de financiamento das provisões matemáticas de uma empresa, visando a preservação do nível de solvência do plano. O foco principal da Auditoria Atuarial é a análise quanto à coerência e consistência das hipóteses biométricas, demográficas e financeiras do regime financeiro e do método de financiamento das provisões matemáticas. Além disso, contempla ainda o recálculo das reservas matemáticas, resumidamente, podemos dizer que se trata de um exame analítico que desenvolve as operações no período de referência.
Perícia Atuarial : trata-se da vistoria ou exame de caráter técnico-atuarial sobre uma questão, um tema específico em discussão. A perícia pode ser judicial ou extrajudicial. 
Hoje são cada vez mais frequentes as questões entre participantes e empresa seguradora ou previdenciária que chegam ao âmbito da Justiça. 
Estas matérias referem-se a direitos ou cálculos dos valores de indenizações de seguros, de benefícios, cláusulas de reajustes, atualização de valores e outras questões em que a razão de ser da discussão envolve a estrutura técnica do plano, trazendo em seu bojo temas inerentes ao cálculo atuarial, nas quais têm sido frequente a iniciativa dos juízes ou mesmo a proposição pelos advogados das partes quanto a perícia técnico-atuarial. 
Entre outras atividades.
O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social. Ele usa modelos desenvolvidos para avaliar implicações financeiras atuais de acontecimentos futuros incertos.
Analisar riscos e expectativas através das Ciências Atuariais são de fundamental importância para o bom desenvolvimento econômico de uma empresa, instituição ou país, pois através dessas análises é possível prever os cenários futuros. Esta previsão (baseada obviamente em ciência e não pura especulação) é cuidadosamente desenvolvida com base em bancos de dados e também em Probabilidade e Matemática Financeira. Então sim a Ciências Aturaria contribui para a gestão empresarial.
Felizmente, a profissão atuarial tem se desenvolvido de uma forma significativa e marcante, novos cursos, novas aberturas de mercado de trabalho, reconhecimentos da importânciado trabalho atuarial pelos Órgãos Governamentais de Fiscalização e Controle das atividades econômicas onde o atuário exerce a sua profissão. Com certeza essa e uma profissão que vai crescer muito no futuro, vão abrir muitas portas no mercado de trabalho para os formandos.
Essa profissão foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/9/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril. Portanto, é tempo de comemorar mais um ano de reconhecimento e evolução desse profissional.
 A Atuaria consegue uma visualização nítida dos riscos que permeiam as atividades empresarias. As estratégicas fornecida pela Aturiá são fundamentais para um crescimento seguro e sustentável das organizações.
Um setor que se encontra em forte evidência é o da previdência privada, tendo em vista que a previdência social, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), (apud Botelho, 2003, p. 19), “[...] não consegue suprir as necessidades básicas do trabalhador aposentado e tampouco garantir a proteção da qualidade de vida no decorrer de sua inatividade”, sendo necessário complementar sua aposentadoria.
Os fundos de pensão têm forte atuação na economia, sua característica de investimento no mercado de capitais e em títulos do governo, para a formação de suas reservas técnicas, impulsiona o desenvolvimento da economia, capitalizando a poupança interna de longo prazo.
De acordo com Brady ( p. 24):
[...] o volume de ativos dos fundos de pensão brasileiros hoje é avaliado em
cerca de R$ 169 bilhões, o que representa cerca de 13% do produto interno
bruto do país (PIB), disse existir ainda há muito espaço para que estes
ativos cresçam, até pelo menos 30% do PIB.
Devido à sua importância, os setores envolvidos com o risco vêm sendo
regulamentados constantemente, o que, de certa forma, exige maior especialização e responsabilidade dos profissionais. De acordo com Oliveira (2002, p. 24) o fato mais recente foi:
[...] a exigência por parte da SUSEP da realização de uma avaliação atuarial
de todas as operações de seguros, previdência privada aberta e de
capitalização, com a obrigatoriedade [da] publicação de um parecer atuarial
sobre a avaliação, veio dar um maior destaque ao papel do atuário dentro do
mercado de seguros, elevando-o quase ao mesmo patamar do parecer da
auditoria contábil e financeira.
Surge então a necessidade de mais profissionais qualificados para atuar nesta área, entretanto existem poucos cursos de especialização no Brasil. O profissional de contabilidade está inserido neste contexto, pois segundo Oliveira ( p. 25):
[com a avaliação atuarial] os balanços passarão a exibir de maneira mais
fidedigna a situação econômico-financeira das seguradoras, pois aspectos
peculiares à operação de seguro, nem sempre captados nas avaliações
contábeis e financeiras passarão a ser melhor avaliados e mais
adequadamente dimensionados.
Para que isto ocorra é necessário que o Contador também tenha conhecimento sobre os dados fornecidos pelo Atuário, para que possa registrá-los devidamente. No entanto, devido ao currículo atual da maioria dos cursos de graduação, o graduado em contabilidade não está apto a trabalhar com a complexa contabilidade deste setor, sendo necessário um conhecimento de Atuária para que não perca seu campo de atuação para outros profissionais que já perceberam a força deste mercado.
Em 1931, através do Decreto 20.158, foi regulamentado o curso técnico de atuário.
Vários cursos do ensino comercial proferido por entidades reconhecidas pelo Governo Federal foram regulamentados através deste decreto, dentre eles o curso de Guarda-Livros e o curso superior de Perito-Contador, que em 23 de agosto de 1939, através do Decreto-Lei 1.535, passou a ser denominado como curso de Contador.
O curso de Atuário e o de Perito-Contador, ambos de duração de 3 anos, apresentavam currículos semelhantes nos dois primeiros anos letivos, apenas no último ano havia a especialização em cada área do conhecimento.
Mesmo assim, das cinco disciplinas ministradas neste período, ainda duas eram semelhantes, Estatística e Seminário econômico. As disciplinas específicas do curso de Atuário eram: Contabilidade dos seguros, Cálculo atuarial e Legislação de seguros, enquanto que, no curso de Perito-Contador eram: Contabilidade industrial e agrícola, Contabilidade bancária e História do comércio.
Vê-se que o Atuário era formado com conhecimentos suficientes para exercer a contabilidade na área de seguros, visto que, possuía os conhecimentos básicos de contabilidade e específicos da área de seguros, sugerindo uma forte relação com as Ciências Contábeis.
Desta forma, em 1945, através do Decreto-Lei 7.988 foi criado o ensino superior da Atuária em conjunto com o de Ciências Contábeis, através de um curso denominado Ciências Contábeis e Atuariais. Além de unificar os cursos de Atuário e Contador, este decreto assegurou os mesmos direitos dados aos Bacharéis de Ciências Contábeis e Atuariais, aos Contadores e Atuários formados durante a vigência do Decreto anterior.
Portanto, os atuais cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis e Bacharelado em Ciências Atuariais tiveram, no Brasil, um período de unificação de suas disciplinas, sendo desmembrados posteriormente, através da Lei 1.401 de 1951, devido à necessidade de especialização em cada área própria do conhecimento.
Dentre as funções dos atuários citadas na Lei n° 806/69 está:
[...] d) a assinatura, como responsável técnico dos balanços das
empresas de seguros e de capitalização, das carteiras dessas
especialidades mantidas por instituições de previdência social e outros
órgãos oficiais de seguros e resseguros e dos balanços técnicos das
mutuárias de pecúlios ou sorteios, quando publicados; (grifo nosso).
Ao atuário, embora tendo conhecimentos básicos sobre contabilidade, não cabe a elaboração e a análise dos relatórios contábeis, funções exclusivas do Contador, porém ele é o responsável técnico dos relatórios das empresas que operam com a atividade atuarial no Brasil.
Portanto, os relatórios contábeis destas entidades devem evidenciar com clareza as particularidades do ramo. Para isso, o contador deverá ter o conhecimento destas particularidades, da perfeita contabilização dos complexos cálculos realizados pelo setor atuarial, bem como, das exigências dos órgãos fiscalizadores.
O Contador deverá estar apto a fornecer informações sobre a situação financeira da empresa, para que seja possível ao atuário realizar a análise atuarial exigida pelos órgãos regulamentadores, como por exemplo, a análise da margem de solvênciaii e a análise das provisões técnicasiii3.
De acordo com Ferreira (2004, p.15), as avaliações atuariais no Brasil ainda são de baixa qualidade, pois “poucos atuários estão capacitados para realizar uma avaliação atuarial verdadeiramente compreensiva...”. Entidades de auditoria atuarial independentes, utilizando o mesmo modelo adotado na auditoria contábil, poderão melhorar a qualidade destas avaliações.
De certa forma, os profissionais de contabilidade e da atuária devem unir esforços para divulgar as informações necessárias quanto à situação financeira e atuarial destas empresas, pois segundo Ferreira (2004, p. 6) “A maior transparência e segurança para a sociedade deve ser o catalisador para um crescimento mais acelerado desses mercados”.
Necessitando de um profissional capaz de assumir riscos o atuário contempla uma gama de teoria e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, capaz de prever as mudanças da economiafinanceira e social no mundo. 
Segundo uma pesquisa realizada por um site norte americano especializado em empregos, listou as melhores e piores profissões no Estados Unidos entre as melhores profissões está a de atuário.
Líder do ranking a profissão de atuário éavaliada no estudo como uma função com 27% de possibilidades de crescimento e média salarial anual de US$ 87 mil. “Quem tem habilidade em matemática e estatística pode encontrar oportunidades gratificantes como atuário. A carreira é um desafio, e está em constante evolução. É um processo de aprendizagem ao longo da vida", diz Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários.
Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo, segundo definição do Instituto Brasileiro de Atuária.
.
PROFISSAO DE FUTURO
O atuário é o profissional de nível superior especializado em cálculos, estatísticas e finanças. Suas principais atividades se definem em pesquisar as condições do mercado de investimentos produzir plano de ações e políticas de investimentos elaborar relatório de riscos realizar cálculo de probabilidades em todas as áreas do mercado de capitais fixação de valores de prêmios e indenizações de seguros fiscalização de atividades técnicas da área de seguros e previdências
Entre suas principais contribuições para a gestão empresarial destacasse o trabalho com a análise de riscos e planos de ações basicamente em três setores: seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades previdência: pode trabalhar tanto com a previdência social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos.
Com um mercado de trabalho promissor, a atuária tem como principais setores de atuação companhias de seguros, fundos de pensão, empresas de capitalização, previdência social, perícia técnica-atuarial, auditoria atuarial e planos de saúde.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), há cerca de dois mil profissionais registrados no país, mas apenas 1.200 atuam na área. Desses, 33% trabalham em fundos de pensão e 32% em seguradoras. Os demais profissionais se dividem nas outras áreas. No entanto, segundo o instituto, novos campos estão surgindo, como resseguro e análise de risco financeiro, e os recém-formados devem investir nessas áreas.
Pela lei, todos os fundos de pensão, seguradoras, planos de saúde e previdências públicas são obrigados a contar com serviços de atuários.
Não há um piso salarial fixo para a categoria, nem tampouco existem sindicatos que fixem esse valor. O IBA estima que um atuário em início de carreira em São Paulo recebe de R$ 2.500 a R$ 3.000.
A palavra risco, na língua portuguesa, possui muitos significados, de acordo com o Dicionário Aurélio risco é “a possibilidade de perda ou a responsabilidade pelo dano”, quando a perda ou o dano pode ser mensurável monetariamente se determina, então, o risco econômico ou financeiro. Os seres humanos têm aversão ao risco, principalmente, ao expor a si próprio ou o seu patrimônio ao risco econômico, quer seja de perda de renda ou danos materiais, conforme Trowbridge (2004, p. 8). A sociedade moderna desenvolveu caminhos para minimizar estes riscos, como proteção policial, corpo de bombeiros, defesa pessoal, alarmes etc, porém alguns riscos são inevitáveis, como, por exemplo, acidentes, terremotos, roubos, que consequentemente ocasionam alguma perda financeira. Tendo em vista que a maioria das pessoas prefere arcar com pequenas perdas certas a grandes perdas, mesmo na incerteza de sua ocorrência, a sociedade utilizou métodos de transferir estas grandes perdas individuais para pequenas perdas coletivas, formando assim “Sistemas de Segurança Financeira”. De acordo com Trowbridge (2004, p. 8) “a Ciência Atuarial tem um relacionamento especial com estes Sistemas” (tradução nossa), mais ainda, estes sistemas formam um dos alicerces desta Ciência. Estes Sistemas englobam uma gama de setores, tais como, Seguros, Previdência, Mercado financeiro, ou seja, tudo que envolva risco econômico a Ciência Atuarial irá focar. Sendo que, os ramos de maior evidência no Brasil são: seguros e previdência. Os seguros são divididos em dois ramos: o ramo vida, que lida com seguro de vida e acidentes pessoais, e o ramo não vida, ligado a danos materiais e roubos. Já a previdência se divide em previdência social, administrada pelo governo e a previdência complementar, administrada por empresas privadas ou entidades sem fins lucrativos.
CONCLUSÃO
Com um futuro promissor o atuário já é considerado uma das melhores profissões, além de gostar de matemática, finanças e ter uma boa formação em conhecimentos estatísticos, são características essenciais de um bom atuário. Estar atualizado das mudanças no dia-a-dia da cidade e da população também são importantes na vida desse profissional.
Pouco conhecida dos jovens, a área de ciências atuariais é responsável por colocar preço em valores de seguros, previdência, planos de saúde, títulos de capitalização entre outros produtos financeiros. É esse profissional que calcula o valor do seguro do carro das pessoas e quanto elas devem receber caso haja um sinistro. No entanto, novos campos estão surgindo, como resseguro e análise de risco financeiro, e os recém-formados devem investir nessas áreas.
REFERÊNCIAS
http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=3556
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/ciencias-atuariais-68453
CALDART, Paulo Roberto. Matemática Atuarial e Teoria Matemática do Seguro
Privado
<http://www.aerf.org/fundamental.pdf>. 
REIS, Alfredo D. Egídio dos. Ciências Atuariais: Modelos para Seguros. Disponível em: <
http://pascal.iseg.utl.pt/~alfredo/ftp/spm.os>.
<http://www.mpas.gov.br/docs/informe_estatistico_dez_spc.pdf>.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANA CRISTINA DOS SANTOS
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
VILHENA RO
2015
ANA CRISTINA DOS SANTOS 
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Trabalho individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Interdisciplinar.
Orientadores:Todos os professores do semestre
VILHENA RO
2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes