Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Estrutura do Hipotálamo
Neuroanatomia (Universidade Positivo)
Digitalizar para abrir em Studocu
A Studocu não é patrocinada ou endossada por nenhuma faculdade ou universidade
Estrutura do Hipotálamo
Neuroanatomia (Universidade Positivo)
Digitalizar para abrir em Studocu
A Studocu não é patrocinada ou endossada por nenhuma faculdade ou universidade
Baixado por Steffany Fernandes Dos Santos (steffanyf@id.uff.br)
lOMoARcPSD|54533365
https://www.studocu.com/pt-br?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-positivo/neuroanatomia/estrutura-do-hipotalamo/4682925?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
https://www.studocu.com/pt-br/course/universidade-positivo/neuroanatomia/3723304?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
https://www.studocu.com/pt-br?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-positivo/neuroanatomia/estrutura-do-hipotalamo/4682925?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
https://www.studocu.com/pt-br/course/universidade-positivo/neuroanatomia/3723304?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
 
Allana Goetten | MED UP – TURMA XV 
Estrutura do Hipotálamo 
Como o próprio nome diz, o hipotálamo está abaixo (na verdade ântero-inferior) do tálamo, fica sempre ao lado do 
III ventrículo. Num corte sagital como o da imagem abaixo, vemos o tálamo, o sulco hipotalâmico. 
LIMITES 
• MEDIAL: III ventrículo 
• SUPERIOR: tálamo 
• ANTERIOR: lâmina terminal (última 
coisa que se fecha no embrião) 
• POSTERIOR: mesencéfalo 
• LATERAL: núcleo subtalâmico 
(relacionado com a doença de 
Parkinson) 
*OBS: lembrar da tríade: quiasma, eminência 
medial (que dá origem ao infundíbulo da 
hipófise) e corpos mamilares  ali na ibagem 
 O hipotálamo possui uma parte 
medial e uma lateral dividida pelo fórnix. Sendo que a primeira parte contém todos os núcleos e a segunda é a que vai 
conter as fibras que conectam núcleos adjacentes do hipotálamo ou outras estruturas com o hipotálamo (ex: feixe 
prosoencefálico medial  sistema límbico. Comunica a área septal com o hipotálamo). 
LARANJA  parte medial, entre o fórnix e o III ventrículo 
VERMELHO  parte lateral. 
 Além de medial e lateral, o hipotálamo, se divide em três 
parte. E, ainda, em área pré-óptica: estudada junto com o 
hipotálamo pois suas funções são parecidas, mas ela vem 
do telencéfalo; possui estruturas que não têm barreira 
hematoencefálica, tendo a percepção do que está 
passando na corrente sanguínea. 
 
 
 
DIVISÕES DO HIPOTÁLAMO  cada região tem seus núcleos próprios 
*Os núcleos em negrito são os mais importantes, logo, tem que saber! 
• SUPRAÓPTICO: Acima do quiasma. Núcleos SUPRAQUIASMÁTICO, SUPRAÓPTICO e PARAVENTRICULAR 
• TUBERAL: acima do túber cinério. Núcleos ARQUEADO, ventromedial e dorsomedial 
• MAMILAR: acima dos corpos mamilares. Núcleos posterior, tuberomamilar e mamilar 
 
Baixado por Steffany Fernandes Dos Santos (steffanyf@id.uff.br)
lOMoARcPSD|54533365
https://www.studocu.com/pt-br?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
 
Allana Goetten | MED UP – TURMA XV 
CONEXÕES DO HIPOTÁLAMO 
 É o principal regulador da homeostase do nosso corpo. As funções mais básicas de sobrevivência são controladas 
por ele e, por causa disso, ele terá amplas conexões. O hipotálamo, como já foi dito, controla nossa homeostase 
inconsciente, controlando não só o SNA, mas também o sistema endócrino através do controle da hipófise. 
Além desse controle básico de homeostase/sobrevivência, o hipotálamo também pode ter funções complexas até 
funções comportamentais cognitivas, pois ele se conecta com a região pré-frontal do cérebro. Ele também se conecta com 
o sistema límbico. Percebemos isso pois o fórnix, que faz parte do circuito de Papez, acaba dentro do hipotálamo. 
[CIRCUITO DE PAPEZ: hipocampo  fórnix  corpos mamilares  fascículo mamilo-talâmico para o núcleo anterior 
do tálamo  giro do cíngulo  para hipocampo  hipocampo]. Além de mandar fibras para o núcleo anterior do tálamo, 
os corpos mamilares também podem mandar fibras para a formação reticular (área tegmentar ventral; mesencéfalo; via do 
prazer). Então além do fascículo mamilo-talâmico existe também o fascículo mamilotegmentar. O hipotálamo também está 
relacionado com a parte da emoção, ou seja, também recebe fibras da amígdala e da área septal, que é a área do prazer, 
através do feixe prosoencefálico medial. 
CONEXÕES VISCERAIS 
 Para poder fazer toda a homeostase, o hipotálamo precisa receber toda a informação visceral da cabeça e do corpo. 
A parte da dor visceral é transmitida pelo SN simpático. Esse manda fibras que vão para a região dorsomedial da medula 
(entre o grácil e o cuneiforme) e essas fibras sobem e vão para o tálamo, ínsula e hipotálamo. Ele ainda recebe a sensibilidade 
da cabeça (geral e especial) através do núcleo do trato solitário (VII, IX e X). 
O hipotálamo manda fibras que vão controlar de forma inconsciente e consciente essa homeostase. De forma 
INCONSCIENTE: núcleos parassimpáticos dos nervos cranianos (salivatório superior, inferior, lacrimal). Manda fibras que 
vão diretamente para a medula para se conectar com o simpático (coluna intermédia lateral na região toracolombar). Além 
de tudo isso, como já falamos, pode mandar fibras para a formação reticular através do trato reticuloespinhal que manda 
fibras para a medula ou tronco cerebral. 
É responsável pelo centro da fome, saciedade, sede. Então também vamos ter um estímulo CONSCIENTE para 
buscar água, por exemplo. 
CONEXÃO COM A HIPÓFISE 
O hipotálamo também controla a HIPÓFISE. Para isso precisamos explica-la. É uma glândula dividida em duas partes: 
adeno-hipófise (anterior) e neuro-hipófise (posterior). Somente a adeno-hipófise tem células, enquanto que a neuro-
hipófise têm vasos. 
Alguns núcleos do hipotálamo (supraóptico e paraventricular) produzem dois hormônios: ADH (antidiurético) e 
ocitocina e serão liberados pela neuro-hipófise. Então, os neurônios mandam axônios que vem pelo infundíbulo até a neuro-
hipófise e lá eles liberam seus hormônios em capilares que, posteriormente vão para o restante do corpo. Percebam que a 
neuro-hipófise não produz hormônios, são apenas liberados ali. E o hipotálamo se comunica com a neuro-hipófise através 
do infundíbulo, mas essa região tem um nome específico: TRATO HIPOTÁLAMO-HIPOFISÁRIO. 
Por outro lado, a região anterior da adeno-hipófise produz todos os hormônios hipofisários: estimulante da 
suprarrenal, da tireoide, etc. Todos esses hormônios vão estar sob controle do hipotálamo. Então o NÚCLEO ARQUEADO 
manda axônios que descem pelo infundíbulo, esses liberam substâncias em capilares que se comunicam com o sistema 
porta (comunicação entre capilares), que se comunicam com capilares da adeno-hipófise. Então os hormônios produzidos 
pelo núcleo arqueado serão liberados na adeno-hipófise e vão estimular ou inibir a produção pela mesma. A função do 
núcleo arqueado é CONTROLAR A PRRODUÇÃO DE HORMÔNIOS PELA ADENO-HIPÓFISE. Enquanto que a função do núcleo 
SUPRAÓPTICO e do PARA VENTRICULAR é produzir hormônio que serão liberados na neuro-hipófise. O trato que tem o 
sistema porta é o trato túbero-infundibular. 
 
 
Baixado por Steffany Fernandes Dos Santos (steffanyf@id.uff.br)
lOMoARcPSD|54533365
 
Allana Goetten | MED UP – TURMA XV 
FUNÇÕES DO HIPOTÁLAMO 
▪ HOMEOSTASE:através no SNA (hipotálamo ou sistema límbico) e sistema endócrino. Se dá de forma inconsciente 
ou consciente, como já falamos. 
▪ CONTROLE DA TEMPERATURA 
Existe um centro regulador da temperatura e quem percebe a temperatura do nosso organismo para poder fazer esse 
controle é a região pré-óptica do telencéfalo, onde não temos barreira hematoencefálica. 
Essas regiões detectam a variação de temperatura do sangue e levam essa informação para o hipotálamo. Se estiver 
muito calor ocorre vasodilatação periférica e sudorese. Se estiver muito frio ocorre vasoconstrição, calafrios. 
Caso ocorra uma lesão na parte anterior do hipotálamo, o paciente não consegue perder calor, ocasionando uma febre 
contínua. 
▪ REGULAÇÃO DO EQUILÍBRIO SALINO E PA 
Nosso volume de sangue, nossa PA depende de algumas “coisas básicas”: água, sódio (osmolaridade).  Quando temos 
queda de sódio, perdemos água e a PA cai. Da mesma forma, aumento do sódio, retemos água e a PA sobe. 
A quantidade de água será percebida através da PA e isso acontece nos barorreceptores na bifurcação da carótida. EX: 
a PA está baixa, os barorreceptores através do X levam essa informação para o núcleo do trato solitário  hipotálamo. 
Ou baixa quantidade de sódio no sangue  órgão vascular da lâmina terminal e subfornicial que são regiões sem 
barreira hematoencefáica na região pré-óptica vão perceber essa queda de sódio no sangue, a redução da osmolaridade. 
Esse órgão subfornicial também pode perceber a presença de uma substância chamada angiotensina-2, que aumenta a 
reabsorção de sódio nos túbulos renais. Então se eu estou com baixos níveis de angiotensina-2, provavelmente já reabsorvi 
bastante sódio e não preciso mais. Caso esteja alta, eu preciso reabsorver sódio. O remédio Captopril inibe a angiotensina. 
Quanto temos uma queda no volume de sangue, precisamos aumentar a quantidade de sal e de líquido no organismo. 
Os núcleos supraóptico e paraventricular que foram ativados, vão produzir ADH que vai pelo trato hipotálamo-hipofisário 
até a neuro-hipófise onde será liberado em capilares. O ADH aumenta a receptação de água livre nos túbulos renais. 
Para aumentar a quantidade de sal o núcleo arqueado libera substâncias no trato túber-infundibular que vem até a 
adeno-hipófise que aumenta a secreção de um hormônio chamado ACTH. O ACTH libera aldosterona (aumenta a captação 
do sódio nos túbulos renais) e cortisol. Assim a água e o sal são controlados. Lesão de neuro-hipófise pode causar diabetes 
insípidus. 
▪ COMPORTAMENTO E COGNIÇÃO 
▪ REGULAÇÃO DO SISTEMA NEUROENDÓCRINO 
O hipotálamo também controla a adeno-hipófise. O 
núcleo arqueado produz hormônios que são liberados no 
sistema porta do trato túber-infundibular. Essas 
substâncias são liberadas nos capilares da adeno-hipófise 
que vão estimular a adeno-hipófise a produzir os seus 
hormônios, que são vários, entre eles: FSH, ACTH, TSH, 
LH, GH, MSH, prolactina. 
Para “relembrar” 
NEURO-HIPÓFISE: núcleos paraventricular e 
supraóptico mandam axônios que passam pelo trato 
hipotálamo-hipofisário para liberar seus hormônios na 
neuro-hipófise. 
ADENO-HIPÓFISE: núcleo arqueado libera substâncias no sistema porta do trato túber-infundibular. Essas substâncias 
ativam ou inibem as células da adeno-hipófise a produzir seus próprios hormônios. 
Baixado por Steffany Fernandes Dos Santos (steffanyf@id.uff.br)
lOMoARcPSD|54533365
https://www.studocu.com/pt-br?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=estrutura-do-hipotalamo
 
Allana Goetten | MED UP – TURMA XV 
▪ CICLO CIRCADIANO 
Assim como a pineal, o hipotálamo tem a ver com o ciclo circadiano. O núcleo supraquiasmático (abaixo do supraóptico), 
tem relações diretas com a retina e recebe informações de luminosidade. Essa informação é transmitida para os núcleos 
supraóptico e arqueado e, esses núcleos regulam a nossa parte endócrina baseada no ciclo circadiano. 
EX: Dosagem de cortisol  precisa ser dosado às 8h da manhã, pois é onde ocorre o pico de produção. 
Também tem relação direta na inibição ou estimulação de estruturas relacionadas com o sono e com a vigília. EX: a 
região mais anterior do telencéfalo inibe o SARA que vai para o núcleo centro mediano do tálamo e ativa o córtex inteiro. 
Então se ele inibe isso  sono. Mas temos uma outra região do hipotálamo, lateral, que produz uma substância 
chamada orexina (neurotransmissor) que ativa o SARA e que inibe uma região da formação reticular da ponte chamada 
de núcleo pedúnculo-pontino que é responsável pelo sono REM (sono do sonho). 
 
“ENTÃO É ISSO! ACABOU A NEUROANATOMIA” – VON HERTWIG, Tatiana 
 
 
 
 
 
Baixado por Steffany Fernandes Dos Santos (steffanyf@id.uff.br)
lOMoARcPSD|54533365

Mais conteúdos dessa disciplina