Buscar

Confira alguns benefícios da automação residencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Confira alguns benefícios da automação residencial:
Conforto e conveniência - Inúmeras possibilidades podem ser criadas exatamente de acordo com os desejos de seus usuários, oferecendo conforto através da alta tecnologia. Imagine-se desfrutando dos privilégios da tecnologia através apenas de um toque ou de uma ligação de seu celular a caminho de casa.
Luzes se acendendo no horário programado, seu home theater preparando-se para uma sessão de cinema, persianas se fechando ao começar a chover, a temperatura diminuindo ou aumentando automaticamente com a variação externa.
Até mesmo para resolver necessidades especiais de pessoas doentes ou debilitadas, a automação pode ser utilizada. Com o uso de smartphones, tablets e transmissores ou reles, o usuário pode interagir com equipamentos elétricos e domésticos, controlar facilmente persianas motorizadas e ainda enviar solicitação de ajuda quando necessário.
Estes são apenas alguns exemplos do que a automação residencial pode fazer para tornar sua vida mais prática e confortável!
 
Economia - A energia é utilizada somente onde e quando necessário. As programações podem ser criadas de acordo com o interesse de cada usuário.
Todo desperdício de energia causado por ineficiência na iluminação é eliminado por um eficiente controle de iluminação. Não só o controle de intensidade, mas também o uso da iluminação apenas nos horários necessários, proporcionarão significativa economia. No sistema automatizado de controle de iluminação, a existência de luz natural num ambiente pode restringir ao mínimo o uso de energia elétrica para iluminação.
Com a utilização de sistemas adequados de automação, a redução dos gastos com energia elétrica, lâmpadas e água será facilmente percebida em seu orçamento mensal.
 
Segurança - O benefício segurança pode ser abordado de vários aspectos em automação residencial. Para proteção contra roubos e assaltos, é feita a integração de todo sistema de segurança da residência, conectando-o ao Programa de Automação Residencial.
O acesso à casa pode ser utilizado o sistema de biometria. Para entrar, a pessoa deve ser identificada pela leitura digital ou da íris. O sistema de segurança, com detectores conectados a sensores de presença e botões de pânico, garantirá o total controle dos acessos à casa. Como parte desse sistema, uma pequena câmara pode ser discretamente posicionada próxima à porta, permitindo que o visitante seja visto em qualquer dos televisores dentro da residência.
Pelo mesmo método, será possível monitorar aposentos específicos, como o quarto das crianças. Esse sistema poderá ser usado, ainda, para acionar luzes, televisores e rádios para fazer com que a casa pareça estar ocupada quando o morador estiver ausente, inibindo assim a entrada de intrusos. O modo de segurança permite, também, que os pais monitorem os filhos, estando no escritório ou em qualquer outro lugar, através da Internet. Dessa forma, eles conseguirão saber tudo o que se passa enquanto estiverem fora de casa.
 
Proteção - As tecnologias utilizadas também podem evitar black-outs por sobrecarga e proteger seus usuários de eventuais choques em caso de contato com os meios de acionamento do sistema. Desta maneira os usuários estarão protegidos, bem como seus bens e eletrodomésticos.
Além disso, sua casa estará segura por um sistema de automação que detecta vazamento de gás e água. Caso haja algum vazamento, o sistema realiza o bloqueio e informa as pessoas através do telefone previamente programados na central de contato.
 
Climatização – trata-se de ter o controle da temperatura dos ambientes da residencia. De um único ponto, é possível aquecer ou resfriar qualquer ambiente da casa, ou então programar para que o aquecedor ou o ar condicionado seja ligado poucos minutos antes da sua chegada a casa, gerando comodidade e conforto para os moradores.
 
Iluminação - Cada ambiente da casa poderá receber diversas programações de iluminação, possibilitando assim criar uma ambientação própria para cada uso do ambiente. Além de proporcionar maior conforto ao ambiente, também valorizará os seus aspectos decorativos (objetos de arte, quadros etc.).
Todas as luzes, internas e externas, poderão ser acionadas a partir de um único local, podendo, ainda, ser programadas para várias funções, como horário diurno, noturno, festas, jantares ou exibições no cinema doméstico.
Valorização do patrimônio - Em um eventual momento de venda, seu imóvel estará altamente valorizado, uma vez que o patrimônio conta agora com um diferencial facilmente percebido que trará a você, além de todos os benefícios citados, um retorno sobre seu investimento.

Outros materiais