Buscar

Madeira de reflorestamento e de demolição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quem não acha bonito um móvel, piso ou alguma parte da casa revestida com a mais nobre e duradoura madeira nobre, que atire a primeira pedra. Mas não para esbanjar toda essa pompa com o nosso planeta estando numa situação de aquecimento global, derrubada de florestas, poluição das águas… Uma boa e sustentável alternativa para dar um toque especial na casa usando a madeira como matéria principal e não tendo remorso por derrubar nenhuma árvore, é usar madeira de reflorestamento e principalmente de demolição. Uma alternativa empregada até por grandes empresas em suas obras, para diminuir os impactos que a extração de madeira causa no meio ambiente. A iniciativa de usar madeira de reflorestamento é também uma forma de diminuir o desmatamento e, consequentemente, o efeito estufa.
No caso da madeira de reflorestamento é preciso ter cuidado ao adquiri-la para não comprar “gato por lebre”. Esse tipo de madeira vem com o selo FSC, a sigla em inglês para Forest Stewardship Council, ou conselho de manejo florestal. O desenvolvimento de técnicas de manejo florestal garante a manutenção da exploração, e produção de madeira nas áreas, de forma cíclica. O resultado é uma maior vida útil a terra. O manejo florestal é todo acompanhado e liberado pelo Ibama. Ele consiste em não inutilizar a propriedade com queimadas ou retirada de toda vegetação, enquanto uma área é explorada a outra tem tempo suficiente para se regenerar.
Já a madeira de demolição dá um toque bem mais eco friendly a sua casa. Num estilo mais rústico, usar este tipo de madeira é de certa forma tentar compensar os danos causados ao meio ambiente com a derrubada das árvores que deram origem a ela. Esse tipo de madeira pode ser usada sem medo, e dar um toque sofisticado e contemporâneo para algum ambiente da sua casa. Dependendo da forma como for utilizada pode até remeter ao clima aconchegante de casa na serra. E você o que acha das alternativas? Elas ajudam a combater o desmatamento?

Outros materiais