Buscar

Atividade da AD1 - 2015 2º hpa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2015/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): ...........................................................................................................................Polo: .....................................................................................................................................
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.
 
Esta atividade está relacionada com as aulas 1 
a 
5
 e vale 
5
,0 pontos.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao
s
 tutor
es
 a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até
 
23/08/2015
).
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
Não deixe para p
ostar a atividade no último dia.
I) Com base nas aulas 1 a 5, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos.
Questão 1: É possível considerar Administração uma arte. Segundo, ____________________________ Administração é a arte de conseguir fazer as coisas através das ___________. Com base nesse pensamento, os administradores devem obter resultados a partir da capacidade (ou arte) de conferir __________ e ________________ às pessoas em uma _________________. 
Questão 2: A qualidade de recursos usados para atingir um objetivo organizacional relaciona-se ao conceito de _____________ ___________________. Já ____________ ____________________ é o grau no qual uma empresa alcança um objetivo estipulado. 
Questão 3: Definidos os objetivos e metas e definida a organização do trabalho a ser realizado, o administrador deve exercer o ____________ por meio de um processo de ______________ eficaz: criando um ______________ comum, ______________ as pessoas para o alto ________________, criando um sentido de equipe.
Questão 4: O sistema de produção industrial, surgido nos séculos XVIII e XIX, diferia substancialmente do sistema ______________. Neste, as fábricas se caracterizavam pelas relações _______________, com predominância do trabalho cativo, de tecnologias _________________ (instrumentos rudimentares e ferramentas de uso comum) e, sobretudo, pela ausência da necessidade ________________ de expandir cada unidade de capital empregado. 
Questão 5: Na produção em massa, as mercadorias atingem um ________ mais _______ e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em _________ quantidades, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e ________________, sendo todas iguais, pois seguem o mesmo ___________ de produção. Há grande ___________ de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é _______________ em tarefas dispostas em ____________. 
Questão 6: A fábrica, essencialmente, é o local de reunião dos trabalhadores com o intuito de produzir algo. Na fábrica predominam a _______________, a ____________, a _____________ e, sobretudo, o ___________ de tarefas e movimentos dos trabalhadores dispostos em sequência nas linhas de produção. A ___________ do trabalho em setores, funções e posições tornou-se o conceito-chave para a indústria ______________. 
Questão 7: Ao descrever o processo de trabalho de fabricação de alfinetes, ________________________ criou o conceito de ______________________ ______________. Conforme sua análise, o trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores: era o início do "__________ ____________" aplicado à produção industrial. 
Questão 8: O parcelamento do trabalho implicava a sua _________________ em partes, decomposição em tarefas e ________________. Porém, com a evolução dos _______________________________ e ______________ de produção, esse conceito acabou por ser reestruturado em conformidade com as novas necessidades do mercado. 
Questão 9: Produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes é o conceito de ________________________________. Este conceito, foi abordado pela primeira vez em 1970, por ___________________, em seu livro O choque do Futuro e surgiu em resposta aos seguintes desafios:
a) o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado porque não era capaz de atender às ________________ e ao aumento das ___________________ dos clientes no volume, qualidade e ritmos necessários.
b) houve o surgimento de novas tecnologias, como a informática, a robotização e a automação de processos.
c) houve também uma intensificação da __________________ no mercado consumidor, exigindo das empresas maior ______________, ______________ e _________________ na gestão da produção e de seus negócios. 
Questão 10: Na produção artesanal, os produtos eram feitos um de cada vez, com a utilização de ferramentas ___________ e com a valorização das _______________ dos profissionais. Contudo, na produção em massa, as máquinas representavam uma dualidade: ao mesmo tempo que propiciavam uma ___________ muito _______, sua aquisição representava um grande _______ para o dono da fábrica. Logo, elas precisariam trabalhar a todo vapor para compensar o _______________ em _________________, e não poderia haver tempo ocioso. 
Questão 11: Ao desenvolver seu modelo, Taylor utilizou o conceito-chave de divisão do trabaho, já desenvolvido por Adam Smith. Criou princípios de gestão, tais como a __________, a _____________, a supervisão funcional e a _________________ do trabalho. 
Questão 12: Baseado em suas crenças e valores sobre o trabalho e o trabalhador, Taylor desenvolveu uma verdadeira “_________________________” em substituição aos métodos empíricos vigentes à época. Seu plano de ____________ ______________, por exemplo, foi uma novidade. Utilizou incentivos monetários sob a forma de gratificações por aumento da produção, para _____________ os trabalhadores. 
Questão 13: O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o alto _______________ de materiais, matéria-prima e __________, e para o baixo nível de ____________________ dos trabalhadores daquela época. Como proposta de solução, Taylor concentrou-se na aplicação de ___________ e ____________ de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima ____________ e a __________________ dos custos. 
Questão 14: Taylor analisou o trabalho em seus mínimos detalhes. Dividiu-o em ___________ e, para cada _________, estabeleceu os ______________ e seus respectivos ________________________. Com isso, chegou a um padrão ótimo de produção – “________________________________”, expresso em número de unidades produzidas. 
 
Questão 15: A principal crença de Taylor era o ___________________________, a maneira certa de executar uma tarefa. E como descobrir a melhor forma de realizar uma tarefa? Para Taylor, analisando-a nos mínimos detalhes, primeiramente, dividindo-a em seus _______________ ___________ e definindo os ____________ mínimos de cada movimento. 
Questão 16: Fayol entendia a organização como a “montagem de uma estrutura ___________ e ______________ para realizar o empreendimento”. Nesse aspecto, a estrutura administrativa e sua representação gráfica (_______________) ganham relevância no modelo fayolista.
Questão 17: Através do ___________, verificava-se o grau de acerto e desacerto (medidas de eficiência e eficácia) das atividades de __________________ (o grau de alcance dos objetivos e metas, de recursos estimados e consumidos), de _________________ (grau de precisão na alocação dos recursos disponíveis por área), de __________/___________ (grau de desempenho dos gerentes) e do processo de __________________(grau de inter-relação entre as áreas, funções e departamentos da empresa). 
Questão 18: Para Henry Fayol, o “trabalho do dirigente” consiste em tomar __________, estabelecer _________, definir ___________ e atribuir ___________________ aos integrantes da organização, de modo que as atividades de ___________, organizar, ______________, coordenar e ______________ estejam em sequência lógica. (Ver Aula 5 - pag. 81)
Questão 19: No corpo da administração de recursos humanos, Fayol foi também um precursor: pregava a ________________ justa, a __________________ no emprego, a equidade, a ________________ e o espírito de equipe. (Ver aula 5, pg 81)
Questão 20: No campo da motivação e liderança, Fayol era enfático ao afirmar que “o administrador obtinha o máximo de desempenho de seus subordinados através de suas qualidades de liderança, seu conhecimento da empresa e de seus empregados, e da capacidade de incutir um senso de dever” (KENNEDY, 2000, p. 93). Segundo Fayol, um dirigente deve ter quatro tipos de competência: _________________, __________________, _______________ e _________________. 
II) Responda a questão abaixo (1,0 ponto):
Assim como Taylor, Fayol relacionou alguns princípios básicos da Administração. Defina e descreva ao menos 3 destes princípios.

Outros materiais