Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA VII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108 
Título 
SEMANA 7 
	Descrição 
	Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO
Luiz Edson Fachin toma posse como novo ministro do Supremo Magistrado substituiu Joaquim Barbosa, que deixou a Corte há dez meses. Jurista, professor e advogado se especializou em direito civil e de família. Em uma cerimônia concorrida, o jurista e advogado Luiz Edson Fachin tomou posse nesta terça-feira (16) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo magistrado ocupará a cadeira deixada vaga, em agosto do ano passado, com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Com a chegada de Fachin, a Suprema Corte volta a ter 11 ministros. (Retirado do site: http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/06/, acesso em 26 jun 2015). 
A notícia acima trata da posse do mais novo ministro do STF. Tendo em conta que também fazem parte do Poder Judiciário juízes e desembargadores, responda:
a) quais são as formas de escolha de magistrados no Brasil? Identifique na Constituição Federal vigente o fundamento legal desse critério. 
Sistema adotado no Brasil: Sistema misto – concurso público de provas e títulos para os magistrados de 1ª instância, (Art. 93 – I). Para os tribunais superiores é nomeação pelo Presidente da República após aprovação pelo Senado Federal (Art 94). Nos Tribunais de Justiça a nomeação é feita pelo Governador em 1/5 dos membros para ingresso nesses tribunais, através de uma lista tríplice feita pelo próprio Tribunal, sendo que metade das vagas é da OAB e outra metade para os membros do Ministério Público estadual.
b) quais têm sido as principais críticas a este modelo, tomando como base a leitura do Livro Didático? 
DESVANTAGENS DO CONCURSO PÚBLICO: mais oneroso (exige uma comissão de alto nível para realizar o concurso) e é mais demorado;
DESVANTAGENS DA NOMEAÇÃO: é antidemocrático, pois não dá oportunidades iguais a todos, somente a quem tem conhecimento; quem nomeia o juiz passa a ter influência política sobre ele;
c) O que seria necessário para melhorar esse sistema? 
O concurso público, ainda que mais demorado, é a forma mais democrática de ingresso a magistratura, quanto a ser um processo oneroso, isto pode ser reduzido os custos, formando uma banca publica de realização de concursos.
QUESTOES OBJETIVAS 
A lentidão do Judiciário tem ocupado um lugar central nas discussões sobre o desempenho da Justiça no país. Os juízes entrevistados em pesquisa realizada, mencionaram as deficiências do ordenamento jurídico, o formalismo processual exagerado, a forma de atuação dos advogados entre outros como motivos para esta lentidão. A lentidão é uma característica que leva Boaventura Santos sugerir que "é importante investigar em que medida largos estratos da advocacia organizam e rentabilizam a sua actividade com base na demora dos processos e não apesar dela" (1997:69). 
Esta postura crítica expressa que: 
(A) o direito deve ser aplicado por ser direito. 
(B) o direito deve ser aplicado por sua justeza. 
(C) há vezes em que o ordenamento abriga exatamente o seu oposto: a injustiça social. 
(D) esta é uma questão meramente teórica.
2.Em relação ao Ministério Público é correto falar, EXCETO:
(A) defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas 
(B) exercer o controle externo da atividade policial, em especial da Polícia Federal 
(C) zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição 
(D) a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.
Desenvolvimento

Outros materiais

Outros materiais