Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA VIII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108 
Título 
SEMANA 8
	Descrição 
	Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber:
CASO CONCRETO
A questão do Judiciário é alvo de estudos e debates, não só no Brasil, mas como em outros Estados Democráticos, onde a solução definitiva dos conflitos sociais passa pela decisão judicial. Nessa dimensão, analise o texto a seguir, e após responda: 
Por sua vez, Palomba obteve resultados curiosamente coincidentes com os de Castellano e Pace, no trabalho em que analisou a administração da justiça na região napolitana, indicando que a litigiosidade na Itália, diminuiu em consequência das condições que desencorajam as partes a ingressar em juízo, entre elas o alto custo dos processos e a lentidão que se observa em seu andamento.? (ROSA, Miranda. Sociologia do direito: o fenômeno jurídico como fato social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. P.144) 
O texto aborda o fenômeno conhecido como ?fuga dos tribunais? que ocorre tanto na Itália, como no Brasil, apesar dos avanços trazidos pelos Juizados Especiais. Comente o texto fazendo uma comparação com a nossa própria realidade no Brasil:
Devido à morosidade do sistema judiciário, novas formas de resolução de conflitos estão sendo utilizadas, como a mediação, arbitragem e conciliação. Por isso os tribunais estão criando centros específicos para que as partes, em audiências prévias, serão estimuladas a buscar acordo antes de o processo começar a correr.
QUESTOES OBJETIVAS 
São causas da crise do Judiciário, EXCETO:
(A) A morosidade na resolução dos conflitos.
(B) Controvérsias hermenêuticas que dão forças aos incidentes processuais, incorrendo também no aumento progressivo dos recursos. 
(C) O Direito como ordenamento e sua respectiva ciência. 
(D) Nomeação para elevados cargos, geralmente em comissão ou de confiança, de parentes próximos, como filhos e filhas, genros e noras, esposas.
2. A sociedade deve exigir que o Estado promova a proteção dos direitos e o acesso aos tribunais. Com efeito, cabe ao Estado aperfeiçoar e modernizar a ordem jurídica, de forma justa, célere e eficiente, com apoio e participação de todos os cidadãos. Desse modo, sobre acesso à justiça pode-se afirmar, EXCETO: 
(A) O acesso à justiça consiste na proteção de qualquer direito, sem qualquer restrição econômica, social ou política. 
(B) Acesso à justiça é mais que a simples garantia formal da defesa dos direitos e o acesso aos tribunais, mas a garantia da proteção material destes direitos, assegurando a todos os cidadãos, independentemente de classe social, a ordem jurídica justa. 
(C) A realidade social brasileira demonstra que a maioria da população necessita da assistência jurídica integral, pois são excluídos. 
(D) O acesso à justiça representa a formalização do poder político existente, para exclusivo benefício dos detentores do poder de fato, que dispõem do aparato coativo do Poder.
Desenvolvimento

Outros materiais

Outros materiais