Buscar

1630575 - adaptação gestão financeira

Prévia do material em texto

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso de graduação em ciências contábeis 
MAYCON BERNARDES RIBEIRO
gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial- unidos á contabilidade na busca da vantagem competitiva NEGOCIAL.
C
achoeiro de Itapemirim - ES
2015
MAYCON BERNARDES RIBEIRO
gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial- unidos á contabilidade na busca da vantagem competitiva NEGOCIAL.
Trabalho de
 Ciências 
Contabéis
 
apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de
 
Homem cultura e Sociedade, 
Ètica
 Política e Sociedade, metodologia Cientifica.
Orientador:
 
Equipe de Professores 
de adaptação
C
achoeiro de Itapemirim - ES
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL.....................................4
2.1 Conceito de gestão financeira...............................................................................4
2.2.1 Gestão financeira................................................................................................4
2.2.2 Fluxo de caixa.....................................................................................................5
2.4 Risco e retorno....................................................................................................6
2.5 principais ti´pos de orçamento................................................................................6
2.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão.......................................................6
3 NOÇÕES ATUARIA..................................................................................................7
3.1 Conceitos de Atuaria.............................................................................................7
3.1.1 Ramo vida...........................................................................................................7
3.1.2 Ramo não vida....................................................................................................7
3.2 Previdência no Brasil.............................................................................................8
4 DIREITO EMPRESARIAL.......................................................................................10
4.1.1 Sociedades empresariais..................................................................................10
4.1.2 Sociedade simples............................................................................................10
4.2 Obrigações dos empresarios e sociedades empresariais....................................11
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho será apresentado o conceito de gestão financeira junto a contabilidade para que, sua importância para tomada de decisão, em que se houver um controle financeiro eficaz, poderá ser analisado como o seu capital rodou no passado e o que está acontecendo no presente.
Sabendo que gestão financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam a empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada, teremos logo a seguir neste estudo uma descrição acerca dos conceitos financeiros, através das teorias atuais. Sabiamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente as despesas financeiras. Essa deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos de sua receita operacional.
2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESÁRIAL
2.1 Conceitos de gestão Financeira
 A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização á qual cabem ás análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários á atividade da organização, a função financeira integra todas as tarefas ligadas á obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações das organizações e, por outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados.
2.2.1 Gestão financeira:
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.
Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizados da seguinte forma:
Assegurar á empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto, nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.
Assegurar a rentabilidade dos capitais investidos ( quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios ). Esta rentabilidade pode ser verificada comparando o valor dos próprios capitais investidos.
Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer á atividade corrente, quer á realização de investimento em capital fixo.
Para Gitman (2004), dentro da administração financeira existem mecanismos que auxiliam o administrador no controle da gestão financeira da empresa.
Um destes mecanismos é o fluxo de caixa, que aplicado como ferramenta de gestão financeira, propicia o seu gestor agilidade, planejamento, melhoria no processo de tomada de decisões.
2.2.2 Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é a demonstração de receitas e despesas distribuídas pela linha de tempo futura. É um dos principais instrumentos de análise e avaliação de uma empresa, incluindo o caixa central, contas correntes, bancos, contas de aplicação, receitas, despesas e as previsões. 
As decisões em relação a compra , venda, investimento, pagamento de empréstimo constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e utilitárias de recursos.
A projeção do fluxo de caixa permite a avaliação da capacidade de gerar recursos para suprir as necessidades de capital de giro geradas pelo nível de atividades, efetuar pagamentos de impostos e reembolsar fundos oriundos de terceiros.
2.3 Principais Decisões de Investimento
O principal objetivo do administrador financeiro é o de maximizar a riqueza dos sócios/ acionistas. Para tanto, as atribuições do gestor financeiro podem ser sintetizadas em três atividades básicas: 
A realização de análise e planejamento financeiro, tomada de decisões de investimentos, e de tomada de decisões de financiamento. 
As atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam – se para a obtenção de lucros.
Os recursos investidos na empresa pelos proprietários ( capital próprio – patrimônio líquido ) e por terceiros ( capital de terceiros e capital exigível ) encontram se aplicados em ativos empregados na produção e / ou em ativos empregados na produção e / ou comercialização de bens ou na prestação de serviços.
2.4 Risco e Retorno
O risco e retorno associados a qualquer tipo de investimento são as duas faces da mesma moeda. Quanto mais “ apetite” por rentabilidade elevadas tiver maior será o nível de risco que terá de aceitar. 
Algo que tanto os investidores têm, com os especuladores é de lidar constantemente é a necessidade de equilibrar riscos r retorno, quanto maior o risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir. Existem outros fatores a ter em conta, para determinar o grau de rico em relação ao retorno oferecido. Alguns fatores que vão interferir na determinação do nível de risco influem: a volatilidade, o conhecimento dos diferentes tipos de risco, a compreensão do funcionamentode uma pirâmide de risco e a percepção de como o risco afeta o retorno. Isto vai permitir que seja capaz de tomar decisões de investimento prudentes se comparar os dois fatores um com o outro.
 2.5 Principais tipos de orçamento
Um dos tipos de orçamento para a gestão é o orçamento público que em termos financeiros, para determinado período ( anual) , os planos e programas de trabalhos do governo, Entenda o termo flexível como a possibilidade de se implementar mudanças ou alterações de gastos durante a execução da lei orçamentaria. É fato comum no Brasil da lei orçamentária não ser executada exatamente como foi aprovada pelo Congresso nacional, muitas alterações ocorrerão ao longo do exercício financeiro, a exemplos de gastos com despesa urgentes e imprevistas.
Orçamentos flexíveis: São conjuntos de orçamento que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades.
Orçamento geral: É a capacidade de previsão de uma gestão, está na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz.
2.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão 
 Orçamento é uma ferramenta a serviço do gestor, que deve saber adapta – lo suas próprias necessidades, bem como ao contexto particular da empresa. Em se tratando de gestão empresarial, pode se destacar, como pontos positivos, a motivação e o controle das estratégias, possibilitando a avaliação do desempenho em tempo real e fazendo com que os administradores pensem no futuro, ajudando a coordenar seus esforços para que possa enfim, atingir seus objetivos.
3 NOÇÕES DE ATUÁRIA
3.1 Conceitos de atuária
Ciência atuarial é o ramo do conhecimento que lida com matemática de seguro, incluindo probabilidades, usada para garantir que os riscos sejam cuidadosamente avaliados, os prêmios sejam estabelecidos adequadamente pelos classificadores de riscos e a provisão para os pagamentos futuros de benefícios seja adequada. 
Prêmios de seguros são os pagamentos a troco da proteção contra o risco de morte.
A ciência contábil possui forte ligação com a ciência atuarial, pois além do óbvio que pode ser observado na exigência legal de contabilização das seguradoras uma análise financeira neste segmento, deve ser direcionada para as relações entre disponibilidade e exigibilidades, portanto, envolve os Ativos Realizáveis e os Exigíveis da empresa no curto e no longo prazo, ou seja , analisa o que a seguradora dispõe em face de suas obrigações, bem como o que tem a receber e o que tem a pagar. Além do exposto, na relação contábil-contratual das seguradoras, pode se observar também a junção com a economia, pois uma análise econômica considerará o capital investido e o volume monetário das receitas oriundas dos prêmios ganhos no período. Para essa análise, toma-se como base a Demonstração do Resultado do Exercício.
3.1.1 Ramo vida.
Ramo vida: Características de longo prazo, estuda os modelos relacionados á aposentadoria, pensões, seguro de vida e saúde;
No ramo vida, os cálculos de prêmio envolvem basicamente os riscos de sobrevivência e os riscos de morte, com prêmios únicos e puros; ou seja, prêmios pagos a vista em uma única parcela e que cobrem a esperança matemática dos sinistros futuros agregados á margens técnicas de segurança; podendo variar conforme sua temporariedade, diferimento e coberturas.
3.1.2 Ramo não vida
 Características de curto prazo estudam os modelos relacionados a seguros em geral como automóveis, responsabilidade civil, entre outros. Atua principalmente nos segmentos de: Seguros e capitalização; Previdência social e privada; - complemento; Resseguros; e Instituições financeiras.
3.2 Previdência no Brasil
A “Previdência”, Entende – se como algo previdente, ou seja, alguma coisa que pode acontecer e que possa prevenir e/ ou ser prudente com o seu futuro, principalmente do ponto de vista financeiro. Quanto ao seu significado de “privada” pode ser entendido como tudo aquilo que não é público, ou seja, é de caráter particular. Portanto, “previdência privada” é entendida como sendo um sistema que acumula recursos financeiros que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar.
O sistema de Previdência Social visa o pagamento de benefícios básicos de aposentadorias e auxílios, regulamentados pela Lei 8.213/91 e decreto 3.048/99, enquanto o setor de previdência privada oferece rendas assemelhadas ás rendas da Previdência Social, como, por exemplo: renda de aposentadoria por tempo de contribuição, por invalidez e pensão por morte. A lei complementar n° 109/01 e o Decreto 4.206/02 são atualmente as principais fontes de regulamentação sobre a Previdência privada no Brasil.
No Brasil existem dois tipos de plano de previdência privada, conhecidas como “aberta “ e “fechada”. 
A previdência aberta é aquela onde qualquer pessoa pode ser contratada, e sendo ofertadas pelas Seguradoras e, no Brasil principalmente pelos Bancos. Um dos principais benefícios dos planos abertos é sua liquidez, já que os depósitos podem ser sacados a qualquer momento. O número total de participantes de planos abertos é estimado atualmente em cinco milhões de pessoas. 
A fechada é destinada para todos os empregados de empresa (ou grupo de empresas) patrocinadoras do plano de previdência. Recentemente também foi colocada á disposição de participantes filiados a entidade representante de classes, como CRC, OAB, Sindicatos, etc. em linhas gerais, o trabalhador contribui com uma parte mensal do salário e a empresa banca o restante.
Estima-se que as empresas de previdência complementar possuam cerca de 126 mil participantes que já desfrutam de benefícios de previdência do setor.
A estrutura da previdência privada no Brasil está dividida entre a fechada e aberta,
Conforme demonstrado abaixo:
 SUSEP
Superintendência de seguros Privados
 CNSP 
Conselho Nacional de Seguros privados
 Previdência 
 Privada aberta
Comércio
Corretoras
Seguradoras, Capitalização e Previdência Privada de 
Pensão
Posse
IRB- Instituto de Resseguro do Brasil
	
Existem dois tipos de planos, chamados de planos por sobrevivência, que são entendidos como sendo planos de seguro e de previdência, que após um período de acumulação de recursos, proporcionam aos investidores ( segurados e participantes) uma renda mensal, que poderá ser vitalícia ou por período determinado ou mesmo por pagamento único.
4 DIREITO EMPRESARIAL
É o conjunto de normas jurídicas (direito privado) que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais (atividade econômica daqueles que atuam na circulação ou produção de bens e a prestação de serviços), bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas, (conforme MAMEDE 2007).
4.1.1 Sociedades empresariais
Sociedade empresária tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito ao registro, inclusive a sociedade por ações, independentemente de seu objeto, devendo inscreve-se na junta Comercial do respectivo Estado.
Isto é, que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, constituindo elemento de empresa. É considerada pessoa jurídica: 
Exemplo: Dois médicos constituem um hospital, dois dentistas um convênio odontológico duas pessoas ou mais se unem para constituir uma empresa cuja atividade será comércio varejista de suprimentos de informática, podendo ainda, ser cumulado com a prestação de serviços de manutenção.
4.1.2 Sociedades simples
É a sociedade constituída por pessoas que reciprocamente se obrigam a contribui com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados, não tendo por objeto o exercício de atividade própria de empresário.
São sociedades formadas por pessoas que exercem profissão intelectual (gênero, características comuns), de natureza científica,literária ou artística (espécies, condição), mesmo sem contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa ( paragrafo único do artigo 966)
Também é considerada pessoa jurídica. Algumas de suas características.
Além de integralizar o capital social em dinheiro, poderá o sócio fazê-lo em contribuição em serviços.
Os sócios respondem, ou não, subsidiariamente pelas obrigações sociais, conforme previsão contratual.
Capital social, expresso em moeda corrente ou outra espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária.
Registro da empresa no Cartório das Pessoas jurídicas em até 30 dias da constituição (art 998 ).
Responsabilidade ilimitada dos sócios. Entre outros. 
4.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais
Todos os empresários estão sujeitos a três obrigações; registrar – se no registro de empresa antes de iniciar suas atividades; escriturar regularmente os livros obrigatório; levantar balanço patrimonial e de resultado econômico a cada ano.
 Artigo. 1179; O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondências com a documentação respectiva e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. 
O registro de empresas é composto de órgãos que têm por finalidade registrar os atos dos empresários, assegurando a publicidade, a autenticação, a segurança e a validade destes, surtindo efeitos perante terceiros, protegendo seus interesses e o crédito na praça. 
O Registro de empresas é regulamentado pela Lei n° 8.934/94 (LRE).
Sistema Nacional de registro mercantil (SINREM) é composto pelos seguintes órgãos; Departamento Nacional do registro do Comércio (DNRC), na esfera federal, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 
 conclusão
Foi concluído que a principal preocupação da gestão financeira e a avaliação das técnicas de qualificação finaceira, em que o gestor tem em foco os dados disponíveis para avaliar o desempenho das empresas. A Administração Financeira e uma abordagem interdisciplinar que se apoia em contabilidade gerencial e finanças corporativas
A gestão financeira juntamente com o conceito contabilidade empresarial é uma das principais ferramentas do meio das organizações ela assegura á empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto, nem no longo prazo, mesmo tendo risco e retorno.
Já no atuaria calculando probabilidades de eventos avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas, ou seja, o profissional formado em ciências atuariais pode trabalhar em seguradoras, resseguradoras, fundos de pensão, consultoria, no mercado financeiro e na área acadêmica.
REFERÊNCIAS
http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/gestao-financeira/a-importancia-da-gestao-financeira acesso em 01/10/2015
http://contaazul.com/blog/gestao-financeira acesso em 01/10/2015
Garcia, Régis. Noções de Atuária: Londrina; Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2014.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/risco-x-retorno/49234/>
 Acesso em 07/10/2015.
web aulas
http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/0_fluxo-de-caixa.pdf/>
Acesso em 12/10/2015.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes