Buscar

Resumo Direito penal 1

Prévia do material em texto

Resumo Direito penal 1
Característica do direito criminal (Subsidiário; de intervenção mínima ou última ratio) – ela limita e orienta o poder incriminador do estado; Direito Penal e usado apenas em último caso, só e usado quando os demais ramos do direito não resolvem o problema, sendo incapazes de da ajuda devida a bens relevantes na vida do indivíduo da própria sociedade. 
Art. 2 º extratividade da lei penal – a regra geral em direito e a aplicação da lei vigente a época dos fatos, a exceção e a extratividade, ou seja, a possibilidade de uma lei a fatos ocorridos fora do âmbito de sua vigência.
Abolito criminis (abolição do delito) – fenômeno que ocorre quando uma lei posterior deixa de considerar crime determinado fato (ex: lei 11.106 /2005 que deixou de considerar conduta criminal o adultério).
Art. 4º Teoria da atividade – reputa-se delito no momento da conduta, não importando o instante do resultado.
Crime permanente – a consumação se prolonga no tempo e considerado tempo do crime, todo o tempo do crime todo o período em que se desenvolver a atividade delituosa.
Crime continuado – e aquele em que o agente pratica dois ou mais crimes da mesma espécie, mediante, mediante a ação ou omissão, animado pelas condições de tempo, espaço, circunstância, modos de a mesma conduta, de maneira a contribuir todas elas um todo delito; ou também cada ato isolado, por si só, já constitui o crime o crime; e uma pluralidade de crimes, e a gente trata como se fosse um só. Art. 71
Art. 6º Lugar do crime –
Atividade – considera-se local do delito aquele onde foi praticado a conduta (atos executivos).
Resultado – o lugar do crime e aquele que ocorrem o resultado.
Mista ou da ubiquidade – e lugar do crime tanto onde houve a conduta, quanto o local onde se deu o resultado. 
 Genocídio – e um crime contra a humanidade, que consiste com o intuito de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional étnico, racial ou religioso.
Crime habitual – e aquele que depende de reiteração da conduta para que haja consumação, e em regra, em delito caracteriza o exercício de uma profissão regulamentada, “verbi gratia” exercício ilegal da profissão medico ver Art. 282 
Teoria da composição – na qual o infrator comprova a sua liberdade, livrando do castigo.
Autopoise – prevalece o código de preferência licita / ilícita como condição de sua auto referência sistemática; valores e motivações, ainda que das mais diversas, politica, legislativa e da atividade jurisdicional buscam suas fontes nos próprios princípios norteadores da e para a criação, interpretação e aplicação jurídica. 
Analogia é somente para beneficiar. Raciocinar por analogia significa julgar pelas semelhanças dos fatos, ou seja, usando essa lógica no direito seria o mesmo que aplicar a norma existente no ordenamento jurídico a um caso não previsto na norma jurídica, desde que eles guardem semelhanças reais
São fontes do direito as origens do direito, ou seja, o lugar ou a matéria prima pela qual nasce o direito. Estas fontes podem ser materiais ou formais.
 A fonte material refere-se ao organismo que tem poderes para sua elaboração e criação. O artigo 22, I, da Constituição Federal estabelece que a União Federal é a fonte de produção do Direito Penal. Isso quer dizer que os Estados e os Municípios não detêm o poder de legislar sobre o Direito Penal.
 As fontes formais são aquelas pela qual o direito se manifesta. As fontes formais podem ser imediatas e mediatas.
Exposição de motivos - Em sentido geral, exposição de motivos são as justificativas para a criação, alteração, modificação, extinção de um determinado fato, experiência, invenção, lei etc., de caráter educativo, jurídico, científico, de modo a indicar os motivos, as ideias, o pensamento de uma forma geral para a efetivação, desenvolvimento e conclusão do que está sendo proposto, para um determinado grupo social, ou para a sociedade em geral. Exposição de motivos, traz uma interpretação doutrinária, e não autêntica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes