Buscar

avaliando aprend tec dos materias av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301447799)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O controle de qualidade das diversas etapas do processo construtivo é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade das edificações. Nesse sentido, com relação aos materiais de construção, é importante realizar verificação visual e ensaios experimentais, como forma de garantia das propriedades exigidas. A verificação visual, dada a facilidade de execução, é a mais comum e engloba as seguintes atividades: contagem, verificação de cor, data de fabricação e validade, homogeneidade e outras características superficiais. Considerando a verificação visual de alguns materiais de construção, analise as afirmações que se seguem.
I. As barras de aço para a estrutura de concreto armado, quando verificada a existência de oxidação em excesso, ocasionando redução da sua bitola original, não são liberadas para a produção, devendo ser devolvidas ao fornecedor para reposição.
II. A coloração do agregado miúdo (areia) deveser inspecionada, em cada caminhão, por meio de comparação com mostruário criado na obra, utilizando-se amostras retiradas de entregas anteriores. As areias de coloração muito escura podem indicar contaminação com matéria orgânica. A quantidade do material deve ser conferida, por meio de cubagem da caçamba do caminhão.
III. As argamassas industrializadas para revestimentos e assentamentos devem ser verificadas de modo a evitar sacos úmidos, rasgados, furados e com argamassa empedrada. Os sacos que apresentarem algum desses problemas devem ser separados e identificados para imediata utilização. A quantidade do material deve ser conferida por meio da pesagem dos sacos.
IV. Em relação às telhas cerâmicas, deve-se verificar a existência de peças trincadas, irregulares, empenadas ou furadas. As peças que apresentarem algum desses defeitos não devem ser liberadas para produção. A quantidade de peças por tipo deve ser conferida por meio da contagem.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I e III
	
	II, III e IV.
	
	III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	I e II.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301973668)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na confecção da coberta temos que levar em consideração a inclinação e o tipo de telhas usada no telhado. Os furos para passagem dos parafusos nas telhas onduladas de fibrocimento para fixa-las utilizadas em coberturas, para evitar a infiltração de água, terão de ser feitos:
		
	
	Na lateral direita das ondas.
	 
	Na parte alta das ondas.
	
	Na lateral esquerda das ondas.
	
	Independe da localização, podendo ser em qualquer lugar da telha.
	 
	Na parte baixa das ondas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301453183)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A qualidade das alvenarias depende, essencialmente, do processo de execução e das características dos materiais empregados. Neste sentido, a norma NBR 15270 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis no recebimento de blocos cerâmicos de vedação a serem utilizados em obras de alvenaria, com ou sem revestimento.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir.
De acordo com a norma NBR 15270, para certos requisitos como a resistência à compressão e o desvio em relação ao esquadro, são estabelecidos, respectivamente, um valor mínimo e um valor máximo. Em relação ao índice de absorção d´água dos blocos cerâmicos, são estabelecidos valores mínimo e máximo
PORQUE
os blocos para alvenaria terão que apresentar poder de absorção dentro de uma determinada faixa; se a absorção for muito pequena, não haverá boa penetração dos cristais hidratados do aglomerante nos poros do bloco, prejudicando, portanto, a aderência mecânica. Se, por outro lado, a absorção for muito grande, não haverá água suficiente para a hidratação do aglomerante, prejudicando mais uma vez a aderência.
Acerca da relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
		
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301565061)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia as afirmativas a seguir:
I. Para realizar o levantamento plano altimétrico é necessário que se faça a limpeza do terreno, realizada de modo a obter um retrato fiel de todos os acidentes do terreno, assim como para os serviços de reconhecimento do subsolo (sondagens)
PORQUE
II. A partir desta limpeza é possível identificar: a poligonal, as curvas de níveis (precisão a depender da inclinação do terreno ¿ terrenos planos precisão maior para o escoamento das águas pluviais), as dimensões perimetrais, os ângulos dos lados, a área, a fixação do RN (referencial de nível), as construções existentes, árvores, galerias de águas pluviais ou o esgoto, ruas adjacentes, croqui da situação, com o aparecimento da via de maior importância ou qualquer obra de maior vulto.
Após analisar a relação entre ambas as frases, assinale a opção CORRETA:
		
	
	As duas afirmativas são falsas
	 
	Se a primeira é verdadeira, a segunda é falsa
	
	Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira
	
	Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira
	 
	Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301450779)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nos locais confinados e onde são executadas pinturas, aplicação de laminados, pisos, papéis de paredes e similares, com emprego de cola, bem como nos locais de manipulação e emprego de tintas e solventes e outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas, devem ser tomadas uma das seguintes medidas:
		
	 
	utilizar obrigatoriamente lâmpadas e luminárias à prova de explosão.
	
	acionar a brigada contra incêndios para ficar em alerta.
	 
	instalar sistema de ventilação diluidora.
	
	proibir o uso de telefone celular.
	
	manter equipe treinada em primeiros socorros próxima ao local de execução dos serviços.

Outros materiais