Buscar

CONVENÇÃO 87 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONVENÇÃO 87 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO 
Devido ao grande desenvolvimento global a necessidade em associar-se com o fim de defender interesses comuns tomou proporções cada vez maiores e relevantes, surgindo assim à sindicalização. 
Os sindicatos, segundo o doutrinador Renato Saraiva é a associação de pessoas físicas ou jurídicas que exercem atividade profissional ou econômica, para a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas.
A sua natureza jurídica é privada, autônoma e coletiva. Pode-se afirmar, que, no Brasil o sindicato é considerado uma pessoa jurídica de Direito privado, uma vez que não há possibilidade de nele haver interferência ou intervenção, em função da própria proibição imposta pela Carta Magna em seu artigo 8º, inciso I. 
A liberdade sindical é um direito humano e fundamental, que além de consagrada na Carta Magna, e em relações internacionais, é disposta na Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho, a qual, foi aprovada em 17 de junho de 1948, após a segunda Guerra Mundial, e ratificada por 114 países.
A convenção visa assegurar direitos e deveres entre a classe operária e empregadora, sendo primordial nessa relação o respeito ao princípio da proteção da dignidade humana, que determina melhores condições de trabalho. 
Ela dispõe quatro garantias básicas que caracterizam a liberdade sindical: o direito de fundar sindicatos, o direito de administrar sindicatos, o direito de atuação dos sindicatos e o direito de filiação ou desfiliação de um sindicato.
No Brasil, o modelo sindical não validou plenamente em todos os seus aspectos o princípio da liberdade sindical consagrado na Convenção 87 das OIT, pois na Constituição Federal, em seus artigos 5º, XVII a XXI, e artigo 8º, essa liberdade associativa não é plena, vez que é limitada e restringida. 
São encontrados alguns entraves, um deles é a unicidade sindical, que impossibilita à criação de mais de uma organização sindical representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base e territorial, que não poderá ser inferior a área de um Município. Outro fator, é o imposto sindical. Os descontos independem dos contribuintes. Os empregadores são obrigados a descontar da folha de pagamento dos empregados, o relativo ao mês de março de cada ano. O recolhimento da contribuição sindical pertinente aos trabalhadores avulsos será efetuado no mês de abril e o das empresas será no mês de janeiro de cada ano. 
Conclui-se que o Brasil tenha evoluído muita no que refere a garantia dos direitos sindicais, porém o texto das Constituição Federal impede plena liberdade de associação sindical por meio da unicidade sindical, o que confronta a Convenção 87 da OIT.

Outros materiais

Perguntas Recentes