Buscar

TELENCÉFALO FUNÇÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Neuroanatomia
Prof. Gustavo Leite
Prof. Alexandre Augusto
Telencéfalo
Telencéfalo é o nome dado aos hemisférios cerebrais. O telencéfalo predomina nos vertebrados superiores e apresenta-se sob a forma de dois grandes hemisférios cerebrais, separados pela fissura longitudinal superior. 
Abaixo do córtex cerebral existem diversos agrupamentos organizados de neurônios e feixes de fibras constituindo as estruturas subcorticais. As principais são o corpo caloso, o fórnix, a área septal, o hipocampo, a amígdala e os núcleos da base.
Unidade III : Telencéfalo
Córtex Cerebral
O córtex é subdividido em frontal, parietal, temporal e occipital. 
Lesões destas áreas corticais levam a déficits altamente específicos, tais como cegueira para uma determinada área do campo visual, perda auditiva seletiva, perda da sensação de uma parte do corpo ou uma paralisia localizada de um membro ou de um grupo muscular. 
A extensão dos danos determina o tamanho da perda sensorial ou o déficit motor. 
Unidade III : Telencéfalo
Córtex cerebral
O córtex cerebral é formado por uma camada de substância cinzenta pregueada, compondo giros que dobram em reentrâncias (sulcos), as quais delimitam as circunvoluções que revestem externamente os hemisférios cerebrais.
Ele apresenta uma organização funcional em áreas, as quais são divididas em primárias e associativas unimodais (secundárias) e multimodais, dedicadas à integração de informações sensoriais, motoras e da linguagem, assim como a outras funções executivas (atenção, motivação percepção, memória, raciocínio, cognição, planejamento, lógica, consciência, pensamento).
Unidade III : Telencéfalo
Córtex Cerebral
Margeando as áreas sensoriais ou motoras primárias estão as áreas corticais de associação que, como o nome indica, servem para conectar as funções sensoriais e motoras. 
Estas áreas processam aspectos mais complexos da modalidade sensorial ou motora que as áreas primárias de projeção. Elas são divididas em três áreas denominadas córtex de associação pré-frontal, córtex de associação parieto-têmporo-occipital e córtex de associação límbico. 
O córtex pré-frontal está relacionado ao controle motor, a área parieto-têmporo-occipital com funções sensoriais superiores e linguagem, e o córtex límbico com a motivação e aspectos emocionais do comportamento. 
Após a chegada de impulsos sensoriais nas suas áreas somestésicas primárias, eles são processados, em sequência, pelas áreas de associação secundárias e terciárias. No córtex pré-frontal ocorre uma síntese cognitiva e a formulação de planos e programas de ação voluntária. O resultado destes programas é comunicado às zonas motoras primárias, que se encarregam de sua execução em resposta aos estímulos sensoriais. 
Unidade III : Telencéfalo
Córtex cerebral
Unidade III : Telencéfalo
Lobos cerebrais
Funções
Parietal
Processamento de informações táteis e integração sensorial multimodal
Temporal
Processamento de informações auditivas,gustativas e olfatórias, além de integração multimodal e de linguagem (percepção linguística).
Occipital
Processamento de informações visuais e integração sensorialmultimodal
Frontal
Planejamentoe processamento motor voluntário, integração de funções superiores, como expressão da linguagem, consciência, raciocínio e tomada de decisão
Da ínsula
Processamento emocional paracoordenação de comportamentos e estados emocionais
Córtex Cerebral
Estudos de citoarquitetura do córtex cerebral permitiram a Brodmann dividi-lo em 52 áreas distintas com características funcionais particulares. 
Unidade III : Telencéfalo
Córtex Cerebral
As áreas 23 a 35 na face medial do cérebro puderam ser classificadas como límbicas ou para límbicas. As áreas somestésicas 1, 2 e 3 projetam seus axônios para as áreas 4, 5 e MS (áreas motoras suplementares), onde terminam como fibras de associação e também para a área 7. A área 7 (situada no lobo parietal) projeta-se no córtex pré-frontal e no sulco temporal superior e no giro do cíngulo. Da área sensorial primária do tato, a informação difunde-se para a área 5 e, então, para a área 7, que traduz os influxos sensoriais em padrões que especificam a forma e as características táteis das superfícies dos objetos palpados e ainda os relaciona com a experiência visual dos mesmos. A partir da área auditiva primária, os neurônios projetam-se para as partes superiores do lobo temporal e também para o sulco temporal superior. As projeções terciárias vão para as áreas paralímbicas 25 e 33. As conexões das áreas de associação com o sistema límbico conferem um colorido emocional à percepção consciente. Deve ser mencionado ainda que também existem sistemas de transferência multissensorial envolvendo o tato, a visão, cheiro, paladar, fome, sede, medo, raiva, sexo, prazer, etc. 
Unidade III : Telencéfalo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais