Buscar

Fundamentos Históricos III

Prévia do material em texto

Uniderp
EAD – Educação a Distância
Curso – Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social III
Andréia Alves Cardoso – RA: 448175
e-mail: andreiaa_cardoso@hotmail.com
Érica Tavares de Oliveira – RA: 426336
e-mail: ericcatavares@ig.com.br
Glícia Cristina Streicher – RA: 427383
e-mail: glicia_streicheir@hotmail.com
Luciana Rosa de Lima – RA: 426341
e-mail: lucianarosa-lima@hotmail.com
Renata da Silva Leite Santos – RA: 412203
e-mail: renata-nikele@hotmail.com
Título: Formação e atuação dos Assistentes Sociais
Tutora a distância: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
PIACATU/SP
/11/2014
Uniderp
EAD – Educação a Distância
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social III
Desafio de aprendizagem da disciplina Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II do centro de Educação a distância da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação da Profª. Ms. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes, da professora Adriana Saraiva Vendrame tutora presencial.
PIACATU/SP
/11/2014
Introdução
Demonstramos no presente trabalho uma sequência de ideias reflexivas e críticas sobre a formação do Assistente Social, seu campo de atuação e a sua importância nos dias atuais.
A ênfase na formação do Assistente Social é indispensável por criar a oportunidade de elaboração de materiais que superam as vivências acadêmicas, retratando um espaço amplo e extremamente desafiador repleto de relações entre pessoas distintas nas diferentes abordagens de vivências.
Destacamos o quanto o Assistente Social é imprescindível no mundo contemporâneo com as suas principais tendências para o seu mercado de trabalho brasileiro.
Citamos a nossa compreensão da relação existente entre o Serviço Social e a Filantropia.
Conhecemos com maior proximidade a dinâmica do mercado de trabalho na atualidade para o profissional de Serviço Social e também as atuações que o profissional pode adquirir. Elencamos as prováveis áreas de atuação, tanto nos setores privado, público e no terceiro setor.
Analisamos as condições de trabalho nos três setores supracitados e a quantidade dos profissionais atuantes na região brasileira.
Etapa 1:
Etapa 2:
Etapa 3 e 4: A atuação do Assistente Social: suas características, demandas, público, espaço de trabalho, dificuldades e desafios.
O Assistente Social formado no curso de Serviço Social tem como finalidade amparar as pessoas que de alguma maneira não tem acesso à cidadania, auxiliando na resolução de problemas ligados à educação, habitação, emprego, saúde etc.
O Assistente Social exerce uma profissão voltada para a aquisição do bem estar físico, psicológico e social dos indivíduos.
Um Assistente Social pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs, sendo extremamente importante na orientação e acompanhamento de pessoas. Este profissional também pode e deve desenvolver programas de assistência direcionados a diversos públicos como crianças em situação de risco, populações com menos recursos financeiros e/ou atingidas por catástrofes naturais (que podem ser tempestades), os idosos etc.
O trabalho realizado em Organizações Não governamentais (ONG) se enquadra no que definimos como terceiro setor da economia, isto é, são entidades civis sem fins lucrativos que trabalham com atividades relacionadas com os temas sociais de que se ocupam as políticas públicas: saúde, educação, segurança pública, habitação etc. O primeiro setor é composto pela administração pública direta e o segundo setor se refere à iniciativa privada.
As ONGs consistem em uma área de atuação do Assistente Social, por causa da natureza de suas funções.
Definitivamente a profissão do Assistente Social é interventiva que batalha para reduzir as desigualdades sociais.
Um Assistente Social desempenha a sua função por intermédio de pesquisas e análises da realidade social, na elaboração, execução e análise de serviços, programas e políticas que lutam pela preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e da justiça social.
A função do Assistente Social tem como objetivo focar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, atuando assim por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, combatendo as adversidades das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
Os principais campos de atuação profissional do Assistente Social são: redes e serviços do governo, hospitais, escolas e creches, centros de convivência, administrações municipais /estaduais e federais, serviços de proteção judiciária, conselho de direitos e de gestão e prestam assessorias a movimentos sociais.
Todo Assistente Social precisa manter o sigilo profissional para proteger o usuário em tudo aquilo que for revelado, como decorrência do exercício da atividade profissional.
Conclusão
Concluímos que a atuação do Assistente Social na contemporaneidade é muito desafiadora e complexa, o que tornou relevante a ênfase na formação de profissionais críticos, habilidosos e com aprendizados e experiências que superam as vivências acadêmicas.
O Serviço Social é fundamental nos nossos dias para democratizar as informações e a acessibilidade aos programas disponíveis no espaço institucional aos usuários.
O Assistente Social não faz filantropia; ele exerce a sua profissão reconhecida, remunerada e regida por lei.
As atuações do Assistente Social são múltiplas: na Justiça, nas Varas da Infância, Juventude, de Família e nas Instituições do Sistema Penal e de Medidas Socioeducativas para jovens em conflito com a lei e também apoiam movimentos sociais – enfim, trabalham em muitos lugares do primeiro, segundo e terceiro setor.
Em todos os setores os recursos são limitados e as demandas cada vez maiores.
Bibliografia
ABREU, Marina. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes