Buscar

Teoria_Geral_do_Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o sistema de sufrágio adotado pelo Brasil? Explique O voto no Brasil é: direto, secreto, obrigatório e igual; além de ser periódico, de quatro em quatro anos, pessoal, pois ninguém pode votar por outra pessoa, e universal, pois o voto deve ser garantido ao maior número de pessoas possíveis. Como Extinguem os Estados? Um Estado extingue-se quando desaparece um de seus elementos essenciais, variam entre: causas naturais: fatores imprevisíveis e aleatórios à vontade do governante e do povo. Ex: terremotos, maremotos, erupção vulcânicas, que fazem desaparecer pequenos ou grandes Estados. Conquista: processo de conquista efetuado por outro Estado mais forte militarmente. Neste caso, o governo, elemento do Estado, deixa de existir. Expulsão: Sua população ser expulsa , por outra potência que o conquistou. Emigração: ocorre quando um imprevisto faz com que toda a população nacional abandone o território do Estado. Ex: doença que se espalhe por toda região. Renúncia da condição do Estado: ocorre quando um Estadp renuncia ao princípio de autodeterminação em favor de outro Estado mais próspero, propiciando a formação de um Estadp maior.
O que é território para fins de Estado e quais as partes que constituem o território Brasileiro? Espaço territorial delimitado e reconhecido pela ordem internacional onde impera uma única ordem jurídica. As partes que constituem o território brasileiro são: solo, subsolo, espaço aéreo, navios e aviões militares, mar territorial. 
Sufrágio? É um direito público subjetivo de natureza política, que tem o cidadão de eleger, ser eleito e de participar da organização e da atividade do poder. Sufragio Restrito: aquele que por determinada condição econômica ou fator discriminatório imotivado as pessoas não têm o poder. Universal: possibilidade de o povo manifestar sua vontade para a formação do governo. Qual as diferenças entre: povo, população e nação? Povo: relacionada com a nacionalidade. População: grupo de indivíduos que ocupam um território, incluindo os estrangeiros. Nação: grupo unidos por um propósito.
Federação? O brasil é uma federeração ... os estados possui autonomia limitada, pois respondem à um Estado dotado de soberania. confederações? É a reunião de vários estado dotados de soberania – a União Européia muitas vezes é citada como exemplo, mas há controvérsias, alguns afirmam ser uma Federação.
Qual a diferença entre Monarquia e República? Monarquia se refere a uma forma de regime político que reconhece como chefe do Estado (nação) um monarca (rei/rainha) nomeado (a) de forma hereditária ou abdicada. A República, é uma forma de governo em que o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, normalmente através do voto secreto, com tempo de governo limitado. Estado simples? Quando existe apenas uma soberania. Composto: várias soberanias. Voto: secreto, público ou aberto, obrigatório, igual ou desigual (que vota mais de uma vez ou seu voto tem valor superior aos demais), direto: os eleitores escolhem sem intermediários seus representantes e governantes. Indireto: escolhidos por delegados dos eleitores. No Brasil: direto e secreto, obrigatório e igual, periódico (de 4 em 4 anos), pessoal e universal (pois o voto deve ser garantido ao maior número de pessoas. Sistemas Eleitorais: Proporcional: cada partido eleger o número de representantes de acordo com sua força eleitoral. Majoritário: + utilizado no Brasil. Consiste na representação, em um determinado território, ao candidato que obtiver a maioria de votos. Distrital: Estado é dividido num numero de dis tritos equivalente à metade do número de vagas no Legislativo.

Outros materiais