Buscar

resumo aorta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aorta Torácica
A aorta é o principal tronco das artérias sistêmicas.
Na sua origem no ostio aórtico do ventrículo esquerdo mede cerca de 3 cm de diâmetro. Sobe em direção ao pescoço por uma curta distância, depois inclina-se para esquerda, passando dorsalmente (posteriormente) à raiz do pulmão esquerdo. Desce no interior do tórax, no lado esquerdo da coluna vertebral, e passa através do hiato aórtico do diafragma para a cavidade abdominal. Em frente a borda caudal da LG, consideravelmente diminuída de tamanho (cerca de 1,75 cm de diâmetro), difurca-se em duas artérias ilíaca comuns.
Porções da aorta:
Aorta Ascendente
-Possui cerca de 5 cm de comprimento
- Coberta de pericárdio visceral.
- Começa na valva da aorta, ao nível da borda caudal da 3 cartilagem costal, por trás da metade esquerda do esterno. Curva-se obliquamente para a direita na direção do eixo do coração, até a borda cranial da 2 cartilagem costal direita, ficando a cerca de 6cm por trás da superfície posterior do esterno. No arco da aorta , o calibre do vaso aumenta devido a um abaulamento da sua parede direita, fazendo com que a sua seção transversal apresente forma oval.
-Na sua origem existem três pequenas dilatações em frente às partes da valva aórtica, chamadas de seio aórtico
Sintopia:
-Anteriormente: 
Na origem: Tronco pulmonar e auricula direita. 
Mais cranialmente separado do esterno pelo pericárdio, pleura direita, margem anterior do pulmão direito, tecido arrolar frouxo e restos do timo.
-Posteriormente: átrio direito e artéria pulmonar direita
-Lateralmente:
Lado direito: veia cava superior (é um pouco dorsal também) e átrio direito
Lado esquerso: tronco pulmonar
Ramos:
Artéria coronária direita: Origina-se no seio aórtico adjacente esquerdo ou no seio aórtico anterior direito. Caminha para direita em direção ao ápice do coração, entre o cone arterial e auricular direita, no sulco coronário. Segue o primeiro sulco para direita contornando a mangue, direita do coração e em seguida segue para a esquerda.
Artéria interventricular direita ou posterior: 
Corre para baixo do sulco dorsal, percorrendo 2/3 da distância até o ápice, fornecendo ramos para os dois ventrículos.
 Ramo marginal maior
Origina-se na margem direita e acompanhar a margem aguda, terminando próximo ao ápice na superfície dorsal do ventrículo direito. Irriga as superfícies a ter terror e posterior do ventrículo direito. Fornece pequenos ramos para o átrio direito, um dos quais vai passar entre o átrio direito e veia cava superior e vai nutrir o nodo sinuatrial.
Artéria coronária esquerda: Origina-se no seio aórtico adjacente esquerdo ou seio aórtico posterior esquerdo, e após alguns trajeto receber tô pela abril a esquerda, bifurca se em dois ramos:
Artéria interventricular anterior
Dirige-se para esquerda, entre o tronco pulmonar e a auricular esquerda, para o sulco interventricular anterior. Segue até o ápice, fornecendo ramos para os ventrículos. 
Ramo circunflexo
Segue para esquerda do sulco coronário. Indo primeiramente para esquerda e depois para direita, quase atingindo o sulco interventricular posterior. Fornece ramos para o átrio e ventrículo esquerdo.
Arco da aorta
Começa ao nível da borda cranial da segunda articulação esterno costal do lado direito e cranialmemte e para a esquerda. Anterior a traquéia e em seguida dirige se posteriormente, passando pelo lado esquerdo do traquéia e por fim dirige se caudalmente no lado esquerdo do corpo da T4, em cuja borda caudal continua-se com a aorta descendente. Sua borda cranial é normalmente 2,5cm caudal a borda superior do manubrio esternal.
-sintopia:
-anteriormente: pleural, margem anterior do pulmão e restos do timo.
-posteriormente: pulmão esquerdo e pleura
- Lateralmente: esquerdo: nervo frênico esquerdo, porção caudal dos ramos cardíacos superiores do do vago esquerdo, ramo cardíaco superior simpático esquerdo e o troco vago esquerdo, veia intercostal. / direita: parte profunda do plexo cardíaco, ramo laríngeo recorrente direito, esofago, ducto torácico, traquéia.
-superiormente: artérias braquiocefalicas, carótida comum esquerda e subclavia esquerda.
- inferiormente: bifurcação da artéria pulmonar, brônquio esquerdo, ligamento arterial, parte superficial do plexo cardíaco e nervo laríngeo recorrente esquerdo.
Ramos:
Tronco braquiocefalico: maior ramo do arco da aorta. Possui 4 a 5cm de comprimento. Origuna-seno o início do arco da aorta, ao nível da borda crânio da segunda cartilagem costal direita. Sobe crânio, dorsal e obliquamente até o nível da borda crânio da articulação esternoclavícular, onde se divide em artérias carótida comum direita e subclavia direita.
Artéria carotida comum esquerda: sobe arco da aorta através do médiastino superior até o nível da articulação esterno clavícula, onde vira porção cervical.
Aorta descendente – torácica:
Contida no mediastino posterior. Começa na borda caudal da T4 , com de se continua com o arco aórtico e termina ventralmente a borda caudal da T10, no hiato aórtico do diafragma. Começa situado a esquerda da coluna vertebral e termina ventralmente(anteriormente). Sua redução de tamanho é irrelevante, pois os ramos que se originam dela são pequenos.
Sintopia:
-anteriormente: raiz do pulmão esquerdo, pericárdio, esofago e diafragma.
-posteriormente: coluna vertebral e veia azigus
- lateralmente: direito: veia azigus e dueto torácico / esquerdo: pleura e pulmão esquerdo.
-Superiormente: esofago e plexo de nervos.
Ramos:
Vísceras
Pericardicos – pequenos vais que se distribuem na superfície dorsal do pericárdio.
Bronquiais – variam de número, tamanho e origem. Artéria brânquial direita (se origina na primeira6 intercostal aórtica) esquerda( se subdivide e ao longo dos tubos branquiais, irrigando os é ao tecido arrolar dos pulmões, linfonodos e esofago.)
Esofagicos – em número de 4 ou 5. Originam-se da face anterior da aorta, correm obliquamente em direção caudal para o esofago formando uma cadeia de anatomista ao longo do tubo.
Mediastinais – irrigam os linfonodos e é o tecido aréolar frouxo do mediastino posterior.
Parietais
Intercostais posteriores – geralmente existem 9 pares.
Subcostais – inferiormente as últimas costelas.
Frenicos superiores – são pequenos e originam se na parte caudal da aorta torácica. Distribuem se à parte dorsal da superfície cranial do diafragma e se anastomosam com as artérias musculares e pericardiofrenicas

Outros materiais