Buscar

Gestão da Qualidade Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO AV1 GESTÃO DA QUALIDADE / RESPOSTA CORRETA
1a Questão (Cód.: 44918)Nos primórdios de controle de qualidade, a forma de aborda-lo se fazia pelo(a):R: Inspeção, ao final do trabalho.
 
2a Questão (Cód.: 45331)O contexto histórico da administração diz respeito as novas práticas de gestão empresarial decorrentes da evolução das mudanças macro-ambientais historicamente assim dividida:
R: Revolução Agrícola até 1750; Revolução Industrial entre 1750 e 1970; Revolução da Informação após 1970.
 
 3a Questão (Cód.: 44939) 
 A maior preocupação na implantação de um programa de qualidade está na satisfação: R: dos clientes.
 
 4a Questão (Cód.: 45299) 
 Para o melhor andamento do negócio os macroprocesso que envolvem mais de uma função da organização, 
 conforme o nível de complexidade, são subdivididos em subprocessos entendidos como:
 R:Sendo a divisão de macroprocessos com objetivos específicos, organizados seguindo linhas funcionais 
 definidas.
 
 5a Questão (Cód.: 72165) PontosO desenvolvimento de um sistema de qualidade envolve fases distintas para que efetivamente os resultados 
esperados possam ser alcançados, sendo, tais fases, assim definidasR: Fase da inspeção; Fase do controle estatístico da qualidade; Fase da aprovação da qualidade; Fase da rejeição da qualidade; Fase da Aprovação da qualidade;
 
 6a Questão (Cód.: 68042) A industrialização do mundo mudou muito nos últimos 25 anos. As empresas enfrentam grandes desafios para se tornarem e permanecerem competitivas e isto nunca esteve tão evidente. As bases para a concorrência não estão mais concentradas apenas no custo, mas em outros fatores básicos de sucesso como qualidade, flexibilidade, entrega, serviço e inovação. A alternativa que NÃO está alinhada com a ideia apresentada no texto lido é:R: O TQM (Total Quality Management, Gestão da qualidade total) é considerada uma importante abordagem na gestão da qualidade.
 
 7a Questão (Cód.: 68045) A TQM (Total Quality Management, Gestão da Qualidade Total) é considerada uma importante abordagem na gestão da qualidade. A TQM obteve seus ensinamentos gerais principalmente das seguintes disciplinas: estatísticas, teoria organizacional, administração estratégica e organização industrial. Os empresa planejar e adotar TQM, EXCETO:
R: A empresa, trabalhando com padrões de qualidade, não necessita avaliar e comparar os produtos dos melhores concorrentes com o seu.
 
 8a Questão (Cód.: 45362) A oportunidade de ampliação dos mercados levou indústrias a alterarem seus sistemas de gestão ou implantarem mudanças significativas. Uma delas foi o abandono da verticalização, entendia como:
 R: A estratégia que determina a empresa produzir ou tentar produzir internamente tudo o puder.
 
 9a Questão (Cód.: 45113)As empresas passaram a perceber a importância da relação qualidade e competitividade. No mundo globalizado já não bastava apenas produzir em grandes volumes, era preciso mais que isso. Os programas de qualidade total 
 foram desenvolvidos em função:R: Da busca por garantir a satisfação do cliente e redução dos preços de vendas pela redução nas perdas.
 
 10a Questão (Cód.: 72174) A tendência ou incidência de alguma alteração gradual no processo têm como possíveis causas: R: Desgaste do equipamento; Deterioração do processo; Fadiga do operador;
A evolução dos negócios, com a crescente integração dos mercados, notadamente a partir da 2ª Guerra Mundial, nos anos quarenta, apressou a busca pela qualidade, porque:R: A transparência e a descoberta de outros fornecedores externos veio acirrar a competição.
Tendo como base a série ISO de certificação, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - A ISO é uma organização governamental internacional, que reúne uma quantidade muito grande de organizações nacionais de normalização. II - A missão da ISO é proporcionar às organizações condições de competirem no mercado. III - A ISO visa garantir a credibilidade entre as organizações, sociedades e governos. IV - A ISO visa, dentre outros, a transferência de tecnologia. V - A ISO tem preocupação com a segurança e a presenvação do meio ambiente. R: Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas
Para Joseph Juran, um dos gurus na área de Gestão da Qualidade, a qualidade pode ser definida como ADEQUAÇÃO AO USO. Portanto, nessa visão, um produto de qualidade é: R:Aquele que foi desenvolvido para corresponder às necessidades dos clientes.
As empresas passaram a perceber a importância da relação qualidade e competitividade. No mundo globalizado já não bastava apenas produzir em grandes volumes, era preciso mais que isso. Os programas de qualidade total foram desenvolvidos em função: R: Da busca por garantir a satisfação do cliente e redução dos custos operacionais pela minimização das perdas.
Abraham Maslow considera que as necessidades do ser humano obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Essa hierarquia é composta de cinco níveis: fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização. No contexto de Gestão da Qualidade, a percepção dessa hierarquia tem importância em razão do seu impacto: R: Na motivação dos colaboradores.
Joseph Juran é um dos pesquisadores que contribuiu de forma significativa com o desenvolvimento dos fundamentos da qualidade pelo desenvolvimento de métodos relativos à engenharia da qualidade e ficou conhecido pela "Trilogia da Qualidade" representada pelo: R: Planejamento da Qualidade; Controle da Qualidade e Aperfeiçoamento da Qualidade;
O atual dinamismo das organizações, aliado ao peso cada vez maior que a tecnologia exerce nos negócios, vem fazendo com que o tema processo e, mais recentemente, gestão por processos, seja discutido e estudado com crescente interesse pelas organizações. A implementação de uma gestão por Processos deve obedecer a cinco passos fundamentais, EXCETO:
R: Manutenção do modelo de gestão.
A evolução da qualidade está ligada à necessidade de: R:Se realinhar a qualidade frente às exigências do mercado em mudança.
É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes está o estabelecimento da missão da empresa. Analise as opções abaixo e diga qual delas NÃO representa esse conceito. R: Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos e serviços inovadores que proporcionam saúde e bem-estar para toda a população.
Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais. Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização. A ISO é conhecida também por conciliar interesses de: R: Produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
O BSC foi apontado pela revista Havard Busness como sendo uma das práticas de gestão mais importantes e 
revolucionárias dos últimos 75 anos, em contra partida podemos afirmar que o BSC é: R:É uma metodologia de medição e gestão de desempenho. 
O órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, que fornece a base necessária ao desenvolvimento 
tecnológico é: R: ABNT
A pirâmide TQM tem a característica de sustentar a Gestão da Qualidade Total. Podemos perceber que o cliente está no início e no fim da pirâmide, ou seja, ele está envolvido do início ao fim do processo. Esse processo passa por vários estágios todos devem ser atendidos para que se chegue ao último. Das opções apresentadas, assinale a que NÃO corresponde a um desses estágios. R: Qualidade total - Parceria cliente-fornecedor, foco do/no cliente, educação e treinamentoComo filosofia, a Gestão da Qualidade Total foi incorporada pelas organizações como uma metodologia voltada 
para: R: A busca pela excelência com um pensamento que somente as empresas que tinham um diferencial competitivo a oferecer iriam sobreviver
O mapeamento de processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos. Para que seja realizado, precisa obedecer determinadas etapas. Das opções apresentadas, assinale aquela que NÃO corresponde a uma dessas etapas. R: Definir de Indicadores de financeiros.
A Cia. Industrial Vargem Grande, empresa metalúrgica de médio porte, necessita de reduzir os desperdícios para se manter competitiva perante outras empresas do setor, nacional ou instaladas em outros países. Para tanto recomenda-se: R: Implantar o Sistema de Gestão da Qualidade.
A empresa MARCA S/A resolveu adotar em seu modelo de gestão os princípios da qualidade dentro de uma perspectiva estratégica, garantindo dessa forma sobrevivência à organização. Tal perspectiva significa: R: apenas o item I
I- estar em sintonia com o cliente ou usuário, conhecendo suas demandas, interesses, expectativas e problemas;
Joseph Juran é um dos pesquisadores que contribuiu de forma significativa com o desenvolvimento dos fundamentos da qualidade pelo desenvolvimento de métodos relativos à engenharia da qualidade e ficou conhecido pela "Trilogia da Qualidade" representada pelo: R: Planejamento da Qualidade; Controle da Qualidade e Aperfeiçoamento da Qualidade;
Para Armand Feigenbaum, considerado pai do conceito de controle de qualidade total (TQC), a qualidade é um instrumento estratégico que deve ser preocupação de todos os trabalhadores, é voltado para o exterior da empresa, baseado na orientação para o cliente. Portanto, nessa visão a qualidade é:R : Focado nos processos.
A globalização exigiu, das empresas, mais que simples aumento de produção ou maior produtividade. Diante disso, desenvolver métodos que pudessem ser aplicados aos sistemas produtivos foi um desafio perseguido por muitos, dentre ele Edwards Deming, que defendia: R: Aplicação de técnicas estatísticas visando o controle dos processos por dados gerados e controlados graficamente visando a melhoria da qualidade
A transformação de insumos em produtos, bens ou serviços, no mundo contemporâneo passa pela realidade do processo, entendido como: R: Uma sequência de atividades que recebe entradas agregando valor transformando em resultados com início e final determinados através de uma sucessão logica de ações.
O controle de qualidade integrado ao processo, uma das características do Toyotismo (paradigma pós-industrial), significa que o controle de qualidade é realizado: R: Através da auto-inspeção realizada pelo pessoal responsável pela produção.Através de inspeção realizada durante o processo de produção pelo pessoal externo à empresa (auditoria de qualidade de terceira parte).
Sob a ótica de Joseph Juran a qualidade de produto é a adequação ao uso. Portanto, nessa visão pode-se considerar que o produto é de qualidade quando as características técnicas do produto foram desenvolvidas e produzidas para: R: Corresponder às necessidades do cliente.
Depois do encerramento da reunião semanal a respeito do programa de qualidade, o gestor da unidade pensou em desenvolver um painel para enfatizar uma mensagem a respeito da atenção em produzir com qualidade. Pensou muito e relembrou da frase do autor Philip Crosby: "qualidade significa conformidade com os requisitos..." Essa frase quer dizer: R: Fazer certo na primeira vez 
O autor Walter A. Shewart - professor universitário na década de 1930, desenvolveu no "Bell Laboratories", uma ferramenta que ao longo dos tempos sempre tem sido utilizada nos Programas de Qualidade. Qual é a sigla 
dessa ferramenta? R: PDCA
Joseph Juran é um dos pesquisadores que contribuiu de forma significativa com o desenvolvimento dos fundamentos da qualidade pelo desenvolvimento de métodos relativos à engenharia da qualidade e ficou conhecido pela "Trilogia da Qualidade" representada pelo: R: Planejamento da Qualidade; Controle da Qualidade e Aperfeiçoamento da Qualidade;
Trabalhos de pesquisadores preocupados com a qualidade dos produtos fabricados resultaram nas chamadas Ferramentas da qualidade, cujo objetivo foi: R: Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho
Uma das atividades relevantes na gestão da qualidade é a criação de indicadores de desempenho, cujas funções mais relevantes são: Dar suporte à análise crítica dos resultados do negócio; dar suporte à tomada de decisão e ao 
planejamento; contribuir para a melhoria dos processos produtos e serviços; 
AVALIAÇÃO - SIA
Algumas empresas que ainda NÃO estão sensibilizadas com o conjunto teórico e prático das ações de GESTÃO das QUALIDADE - traduzem seu discurso em relação ao CLIENTE -(consumidor) como: Presunção da empresa que o cliente deve aceitar o produto com está - porque não existe nenhuma concorrência competitiva de qualidade.
A produção em pequenos lotes preconizados no toyotismo sigmifica: A produção em pequenos lotes de produtos condicionados à demanda.
Na EVOLUÇÃO e DESENVOLVIMENTO da QUALIDADE na organização o significado do conceito de MERCADO - indica o tipo de enfoque a ser desempenhado pelo Gestor da empresa.O esforço em dimensionar as possíveis ações para obter a melhoria de construção do produto e atenção com o mercado - são itens marcantes nos resultados tangíveis para a empresa. Assim - qual o sentido do conceito de MERCADO - a ser observado pelo Gestor da empresa? R: representa o ambiente em que a organização se propôs a atuar e manter relações produtivas
A produção flexível de uma variedade de tipos de produtos é o paradigma de produção: R:Pós-industrial.
Carlos e João são estagiários do Departamento de Qualidade de uma empresa de Consultoria de Certificação (ISO). Todos os dias após seu horário de almoço - procuram conversar a respeito de algum conceito de qualidade . Eles sabem como são importantes o estudo dos conceitos da qualidade para o seu desenvolvimento profissional.Na última semana, João - digitou cinco conceitos a respeito da ORGANIZAÇÃO - para serem discutidos por Carlos. A ideia é que após a discussão entre eles - seja eleito um único conceito de ORGANIZAÇÃO. Qual o conceito será escolhido ? R:conjunto de pessoas interagindo sequencialmente, distribuindo as ações de forma lógica e também cronológica para obtenção de um objetivo.
A partir da década de 50, surge a preocupação com a gestão da qualidade estabelecendo uma nova filosofia gerencial baseada no desenvolvimento de conceitos, métodos e técnicas dentro de uma nova realidade, identificada como: R:Gestão da Qualidade Total
Segundo Deming (1990), a Qualidade está baseada na melhoria do produto e na conformidade através da redução da variabilidade dos processos e controle dos processos com base no ciclo PDCA: Sobre o Ciclo PDCA, assinale a opção correta. R: É uma forma de agir que serve tanto para implantação de novas ideias como para solução de problemas..
Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "oferecer oportunidades efetivas para o desenvolvimento das competências de todos da organização"? R:Crie um ambicioso programa de capacitação.
Os modelos de produção fordista e o toyotismo tiveram influência preponderante nas suas respectivas épocas, o fordismo desde a 1913, quando implantou a produção em linha de automóveis e o toyotismo a partir da década de 50 do século passado. Quanto ao controle de qualidade, pode-se afirmar que: R: O controlede qualidade integrado ao processos é típico do toyotismo.
Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "colocar todos na empresa para realizar as transformações"? R: A mudança é tarefa de todos.
Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "eliminar a gestão por objetivos que não sejam palpáveis, evitando a gestão por números e por metas numéricas"? R: Elimine padrões artificiais para o chão de fábrica.
A qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de cinco etapas (Inspeção, Processo, Pessoas, Sistema e Gestão), dentro das quais a arte de obter qualidade assumiu formas distintas .Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta as características da etapa de Inspeção. R: Um ou mais atributos de um produto são examinados, medidos ou testados, a fim de assegurar a sua qualidade.
A gestão da qualidade tornou-se estratégica para manter a competitividade da empresa e passou a enfatizar os aspectos de inspeção, processos, pessoas, sistema e gestão. A ênfase em pessoas significa: R: percepção da importância da especialização das pessoas envolvidas nos processos
A gestão da qualidade tornou-se estratégica para manter a competitividade da empresa e passou a enfatizar os aspectos de inspeção, processos, pessoas, sistema e gestão. A ênfase em sistema significa: R: integração de processos e pessoas visando um objetivo maior
O Balanced Scorecard (BSC) recomenda que o primeiro passo para o sucesso do negócio é determinar o "foco organizacional", que compreende estabelecer a Visão de futuro; a Missão do negócio e os Fatores Críticos de sucesso. Neste contexto, Visão de futuro significa: R: o que a organização quer ser dentro de determinado período de tempo.
É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão: o estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA em relação à VISÃO da organização. R: É a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma, porque ela existe e ainda (se possível) em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro.
Em Londres existe um restaurante.....R: Qualidade percebida
NÃO SE REFERE a um dos passos fundamentais à implementação de uma gestão por processos:R: Continuidade do modelo de gestão da empresa.
A gestão de processos permite identificar o conjunto de atividades capaz de:R: gerar maior valor ao usuário/cliente que recebe um produto ou serviço.
O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de indicadores impulsionadores de desempenho auxilia os gestores e suas organizações, a atuar em um mercado altamente desafiador e de constantes mudanças. O BSC possibilita medir o desempenho das organizações e agir conforme os resultados dessas medições. Seus autores (Kaplan e Norton), estabeleceram que os indicadores devem trabalhar em 4 perspectivas: financeira, cliente, processos internos e crescimento e aprendizagem. O indicador conhecido como: quantidade de produtos ofertados, faz parte de qual perspectiva? R: Clientes
José da Silva, proprietário da "BRINQUEDO DE LUXO", constatou o seguinte cenário no ambiente em que sua empresa está atuando: insatisfação com os resultados obtidos, mudanças constantes das estratégias organizacionais, avanço da tecnologia e demandas dos clientes cada vez mais exigentes e a competitividade acirrada, decidiu tornar a sua empresa mais flexível, para atender todos essas variáveis da melhor forma possível e em tempo hábil. Assim sendo, decidiu pela implementação de uma administração voltada para:
R: Processos organizacionais
A respeito de mapeamento de processos da organização, assinale a alternativa correta:R: A atividade inicial do mapeamento é identificar quantos e quais são os processos a serem mapeados e descritos
João e Ricardo são estagiários de uma empresa de Comércio Exterior atuando na área de OFFSHORE. Essa empresa apresenta uma política em novos talentos, via um Programa de Estagiários. Seu copo gerencial ao longo do tempo foram constituído de ex-estagiários. Assim poderemos afirmar que a experiência já é consagrada e faz parte da sua história de sucesso da empresa.Vemos que a empresa apresenta a preocupação de gerar alguns indicadores de transformação de médio e longo prazos. Usando os conceitos da Gestão de Processo - poderemos afirmar qual o tipo de INDICADOR que o Programa de Estagiários representa? R: aumento do desempenho
A certificação dos sistemas de gestão atesta a conformidade do modelo de gestão de fabricantes e prestadores de serviço em relação a requisitos normativos. A adoção por certificações em sistemas de gestão fornece aos clientes ou fornecedores certo nível de confiança. Por exemplo, a adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma forma de dizer para o cliente que a Organização possui sistemas, processos e controles visando assegurar a qualidade dos produtos e um aperfeiçoamento cada vez maior nas operações de produção. Segundo Sitnikov e Bocean (2012) a procura por certificação nas normas respectivamente tratam de: I- Sistema de gestão da qualidade. II - Sistemas da gestão ambiental. IIII - Diretrizes sobre responsabilidade social. R: ISO 9001, ISO 14001 e ISO 26000
A certificação de processos através das Normas ISO série ISO-9000 oferece: R:Melhor relacionamento técnico com os clientes, em especial empresas compradoras.
A implementação da ISO em uma empresa gera grandes benefícios, EXCETO: R: Aumento de não conformidade nos processos em função de muitas mudanças.
Assinale a alternativa correta, quanto a certificação em Gestão da Qualidade: R: ISO-9001:2000.

Outros materiais

Outros materiais