Buscar

Psicologia Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia Organizacional 
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." 
( Carl Jung )
Introdução 
Nosso objetivo é oferecer a oportunidade de conhecimento mais amplo na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Identificando os fenômenos e processos organizacionais e do trabalho, a partir das entrevistas realizadas com profissionais que atuam neste contexto específico. Além de propiciar a vocês o contato com essas informações, outro objetivo do trabalho é sobre a função social do profissional.
Caracterização do campo de atuação
O grupo observou que os profissionais da área são contratados como Analistas de Recursos Humanos ou Consultores Internos de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas e atuam em todos os subsistemas de Gestão de Pessoas, principalmente em Recrutamento e Seleção e em Desenvolvimento. Vimos essa realidade em todas as entrevistas.
O que faz ? 
População atendida 
P1 – Todos os níveis de escolaridades possíveis: ensino fundamental a doutorado, sexo masculino, 14 a 80 anos, profissionais de trabalhos diversos. 
P2 – Lida com tudo operador a gerente, masculino, feminino e vários níveis de escolaridade. 
P3 – Profissionais de faixa etária de até 50 anos, experiência na função, classe média. 
P4 – Homens e mulheres acima dos 30 anos, classe média, ensino superior, profissionais como gestores, coordenadores e analistas.
Formação profissional
A formação especializada é necessária independente do contexto que for atuar na psicologia.
As psicólogas entrevistadas teve uma necessidade de capacitação em administração de recursos humanos e cursos rápidos. 
PERFIL 
Mercado de trabalho
Uma das psicólogas entrevistada até cita uma frase: “Psicologia Organizacional é a porta de entrada para os talentos, o caminho para o desenvolvimento de uma empresa, no entanto é uma profissão promissora.” 
Mercado de trabalho não está mais restrito aos consultórios particulares. Profissão ganha força cada vez mais na área de Recursos Humanos. 
- Dados Jornal G1 
 
Salário Inicial 
Função Social do Psicólogo Organizacional
Os efeitos do trabalho do psicólogo na sociedade são cada vez mais positivos vem contribuindo para transformação do individuo ou da sociedade em um todo, tanto na saúde, educação, trabalho instituições. As psicólogas citaram que hoje todos são atingidos pelo psicólogo de uma forma ou de outra. 
Principais atividades
P1
Recrutamento de seleção, treinamento de desenvolvimento.
P2
Recrutamento e seleção, entrevistas, analiso os currículos, os candidatos, aplico testes.
P3 
Recrutamento e seleção, entrevistas, treinamento e testes práticos.
P4
Treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, consultoria e desenvolvimento de gestores
Autonomia
 P1 Conquistou até porque era a única psicóloga. 
P2 Não muita; “quem decide é o gestor”.
P3 Prefere ouvir a opinião dos colegas e chegar a uma conclusão. 
P4 Sim. Dar-te recursos e credibilidade em relação da empresa
Imagem da população ao psicólogo 
P1 Psicólogos são pra área clínica.
P2 Psicólogos olham esquisitos, ver com um preconceito no sentido pejorativo.
P3 Associa- se a médico de loucos e esperam que sejamos a solução de seus problemas.
P4 Hoje a população gosta do psicólogo, tem uma visão de romantismo da psicologia 
Mercado de trabalho 
P1 Área da psicologia é muito abrangente, mas é essencial o estágio para ter experiência, isso que leva em consideração na contratação. 
P2 O mercado tende a crescer cada vez mais, as empresas estão entendendo que quem faz a empresa é o colaborador, destaca a especialização
P3 Tem crescido e aos poucos o psicólogo está sendo inserido em todas as áreas. 
P4 É a área que mais contrata recém formados e dão oportunidades de estágio. Destaca a importância de está atualizado para ter uma estabilidade na profissão. 
Psicologia Organizacional 
Existe um país chamado RH.
Nele ‘mora’ um povo especial: legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida do pessoal. Gente que recruta, seleciona e contrata também paga, desconta e aposenta.
Povo que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, cuida de quem bebe, de quem fuma de quem tem problemas e pendências.
Povo que treina, desenvolve e recicla que briga pelo salário e pelo benefício, conversa com o sindicato e com a direção.
Fiel da balança entre o Capital e o Trabalho.
Cuida de um, pensando no outro.
Gente que apesar de tanta função, prática e burocrática, sonham e procura conectar a alma das pessoas, ‘reinventar’ a motivação, resgatar o brilho no olhar, gente que acredita no ser humano e garimpa talentos.
Seu grande desafio é fazer o concreto e sonhar com o abstrato, receber na chegada e desligar na saída, satisfazer o empregado e o patrão, ‘um Olho na missa e o outro no padre’, tempo para educar e tempo para punir.
Plural e Singular.
A sina do RH é atuar na contradição, ‘ser empregado esquecendo que o é, ser patrão lembrando que não o é’.
Chamam este País e seu povo de Recursos Humanos, alguns dizem que chamar o homem de ‘recurso’ não pega bem, inventaram Departamento de Gente, Setor de Pessoas, Gestão de Pessoas, nomenclaturas onde o que conta são as posturas.
Polêmicas e contradições à parte, eu sei que para ser RH é preciso vocação, trabalhar como missão, exercer o ofício com sensibilidade e razão.
Ter nervos de aço, ser a régua e o compasso.
 
Conclusão 
.Através dessas entrevistas com profissionais atuantes, entramos em profundo contato com o “mundo” profissional desses profissionais onde o grupo refletiu na grande diversidade de atuação em apenas um contexto, vendo, no entanto a psicologia não apenas como uma ciência e sim como uma profissão com futuro promissor. 
Referências:
AZEVEDO, Beatriz Marcondes de; BOLOME, Sílvio Paulo. Psicólogo Organizacional: aplicador de técnicas e procedimentos ou agente de mudanças e de intervenção nos processos decisórios organizacionais?. Rev. Psicol., Organ. Trab.,  Florianópolis,  v. 1,  n. 1, jun.  2001 .   Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572001000100008&lng=pt&nrm=iso.
CAMPOS, Keli Cristina de Lara et al. Psicologia organizacional e do trabalho - retrato da produção científica na última década. Psicol. cienc. prof.,  Brasília,  v. 31,  n. 4,   2011 .   Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400004&lng=pt&nrm=iso.
Fajardo, Vanessa. Educação Guia de Carreiras, Do G1, em São Paulo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais