Buscar

Apol 4

Prévia do material em texto

Questão 1/5
No Grande ABC, 79% aprovam redução da maioridade penal
Oito em cada dez moradores do Grande ABC são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O resultado é mostra de estudo do DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, que coletou a opinião de moradores das sete cidades na semana passada. Foram 79% dos entrevistados na região a defenderem a diminuição da idade mínima para prisão, 16,4% são contrários à alteração, 0,8% indiferente à discussão e outros 3,8% não souberam responder.
É a primeira amostragem do pensamento da população de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra sobre o tema que dominou a pauta do Congresso no mês passado. E indica percentual inferior de adesão à redução na comparação com levantamento do Datafolha, de abril, com entrevistados de todo o País – o estuo nacional apontou que 87% são favoráveis à alteração no Código Penal.
Fonte: ROCHA, Rafael. No Grande ABC, 79% aprovam redução da maioridade penal. Disponível em: <http://www.dgabc.com.br/Noticia/1539927/no-grande-abc-79-aprovam-reducao-da-maioridade-penal>. Acesso em 19 ago. 2015.
Na matéria acima, temos o resultado de uma pesquisa realizada na região do ABC em São Paulo. Pelo tamanho da população-alvo, podemos descartar que foi realizado um Censo, ou seja, entrevistaram todos os moradores da região. Neste caso, o instituo de pesquisa necessitou realizar uma amostragem probabilística, e sabemos que existem três tipos. 
Considerando a amostragem probabilística, analise as afirmações abaixo:
 I – Na amostra aleatória simples todo membro da população tem a mesma chance de ser escolhido.
II - Na amostra aleatória estratificada o pesquisador seleciona membros da população que sejam bons fornecedores de informações precisas.
III - Na amostra por agrupamento (área) o pesquisador identifica e entrevista um número predeterminado de pessoas em cada uma das diversas categorias.
É correto o que se afirma em
 A a) I, apenas.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois a única afirmativa correta é a I, onde numa amostra aleatória simples, todos da população tem a mesma chance de ser sorteado; A afirmativa II trata-se de Amostra de julgamento não probabilística; e a afirmativa III se trata da amostra não probabilística por cotas. Páginas 215-232. 
 B b) III apenas. 
 C c) I e II apenas. 
 D d) II e III apenas. 
 E e) I, II e III. 
Questão 2/5Mady (2014) explica “que as pesquisas de mercado são realizadas para coletar dados sobre a características ou os parâmetros de uma população”. Dessa forma a população é a soma de todos as pessoas que serão pesquisadas, a coleta pode ser realizada como censo ou por amostragem. 
MADY, Elaine Batista. Pesquisa de Mercado. Curitiba: InterSaberes, 2014.
Quando um pesquisador seleciona membros da população que sejam bons fornecedores de informações precisas, estamos falando de:
 A a) amostra por cotas. 
 B b) amostra de julgamento.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois é na amostra por julgamento que o pesquisador vai selecionar os membros da população que ele julga que sejam bons fornecedores de informações precisas. As demais alternativas estão incorretas, pois na amostra por cotas o pesquisador identifica e entrevista um número predeterminado de pessoas em cada uma das diversas categorias; já na amostra por conveniência o entrevistador escolhe os membros mais acessíveis da população; na amostra aleatória simples todo membro da população tem a mesma chance de ser escolhido, sendo esta uma amostra probabilística; por fim, na amostra probabilística por agrupamento a população é dividida em grupos mutuamente excludentes (como bairros) e o entrevistador extrai uma amostra dos grupos para entrevistar. Páginas 217-232. 
 C c) amostra de conveniência. 
 D d) amostra aleatória simples. 
 E e) amostra por agrupamento. 
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
Regularização cambial é o procedimento que deve ser realizado pelo banco financiador com a concordância do exportador, à exceção da baixa do contrato de câmbio. A regularização do contrato de câmbio de exportação (ACC ou ACE) é utilizada para que esse não fique em desacordo com a legislação cambial.
BORGES, Joni Tadeu. Financiamento ao Comércio Exterior: O que uma empresa precisa saber. Curitiba: Intersaberes, 2012Analise os elementos a seguir e enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos procedimentos realizados em conformidade com a regularização cambial:
I. Liquidação
II. Prorrogação
III. Posição especial.
IV. Cancelamento do contrato de câmbio.
V. Baixa do contrato de câmbio
( ) é aplicada quando o exportador não tem perspectivas de cumprir os prazos pactuados no contrato de câmbio. 
( ) pode ser solicitada pelo exportador, caso ele não consiga cumprir o prazo do financiamento inicialmente pactuado. 
( ) ocorre quando o importador não efetua o pagamento ao exportador referente à mercadoria embarcada no prazo pactuado e não é interessante cancelar o contrato de câmbio porque o exportador ainda tem expectativa de receber. 
( ) ocorre quando o exportador entrega o valor da moeda estrangeira (valor do ACC ou ACE) ao banco negociador do câmbio, o que acontece após o pagamento efetuado pelo importador. 
( ) ocorre quando o exportador não puder cumprir uma das obrigações estabelecidas no contrato de câmbio como, por exemplo, a não entrega da moeda estrangeira no prazo acordado ou no prazo máximo permitido pelo Bacen. 
Agora, marque a sequência correta:
 A a) V, II, III, I, IV.
Você acertou!
A sequência correta é V, II, III, I, IV.
I. Liquidação: ocorre quando o exportador entrega o valor da moeda estrangeira (valor do ACC ou ACE) ao banco negociador do câmbio, o que acontece após o pagamento efetuado pelo importador. 
II. Prorrogação: pode ser solicitada pelo exportador, caso ele não consiga cumprir o prazo do financiamento inicialmente pactuado.
III. Posição especial: ocorre quando o importador não efetua o pagamento ao exportador referente à mercadoria embarcada no prazo pactuado e não é interessante cancelar o contrato de câmbio porque o exportador ainda tem expectativa de receber.
IV. Cancelamento do contrato de câmbio: ocorre quando o exportador não puder cumprir uma das obrigações estabelecidas no contrato de câmbio como, por exemplo, a não entrega da moeda estrangeira no prazo acordado ou no prazo máximo permitido pelo Bacen.
V. Baixa do contrato de câmbio: é aplicada quando o exportador não tem perspectivas de cumprir os prazos pactuados no contrato de câmbio. 
 B b) IV, II, I, V, III. 
 C c) III, IV, II, I, V. 
 D d) I, V, II, IV, III. 
 E e) II, IV, III, V, I. 
Questão 4/5
Leia as asserções a seguir:
I. O cancelamento do contrato de câmbio ocorre quando o exportador não puder cumprir uma das obrigações estabelecidas no contrato de câmbio como, por exemplo, a não entrega da moeda estrangeira no prazo acordado ou no prazo máximo permitido pelo Bacen. Sendo assim, havendo o consenso das partes, o contrato deverá ser cancelado. 
PORQUE
II. Isso significa, que o exportador tem que devolver os reais equivalentes ao valor do contrato em moeda estrangeira, respeitando a taxa de câmbio do dia do cancelamento mais o encargo financeiro, caso a mercadoria não tenha sido embarcada.
De acordo com as proposições citadas, assinale a alternativa correta:
 A a) As assertivas I e II são proposições excludentes. 
 B b) As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I. 
 Haverá devolução dos reais de acordo com a taxa de câmbio atualizada e o valor do contrato em moeda estrangeira, somando encargos financeiros, se de alguma maneira, a mercadoria não for embarcada, portanto, desse modo, havendo consenso mútuo, se configurará o cancelamento de contrato de câmbio. 
 C c) A assertivaI é uma proposição falsa e a II é verdadeira. 
 D d) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. 
 E e) As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra. 
Questão 5/5
Leia o texto:
O Programa de Financiamento às Exportações (Proex) é um programa instituído pelo governo federal pela Lei nº 8.187/1991, que tem como objetivo ampliar as condições dos exportadores brasileiros no comércio de seus produtos ou serviços ao exterior. Os recursos são do Tesouro Nacional, determinados pela União na dotação orçamentária, anualmente. É o mecanismo pelo qual o governo brasileiro espera inserir no mercado internacional novas empresas, principalmente as micros e pequenas, e consequentemente obter um resultado positivo na balança comercial, além de gerar renda e emprego.
BORGES, Joni Tadeu. Financiamento ao Comércio Exterior: O que uma empresa precisa saber. Curitiba: Intersaberes, 2012
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao Proex:
I. ( ) A modalidade de financiamento é concedida na fase pós-embarque ao exportador brasileiro ou ao importador de bens e serviços brasileiros, na qual o exportador recebe à vista por uma venda a prazo. O Proex Financiamento é exclusivamente administrado pelo Banco do Brasil S. A.
II. ( ) Para obter o Proex Financiamento, é pré-requisito para o exportador brasileiro estar em dia com suas obrigações com a União (INSS, FGTS, SRF e Dívida Ativa da União), sendo que a empresa exportadora deve apresentar as certidões negativas de débito e não ter faturamento anual acima do determinado na legislação. 
III. ( ) Existe um valor mínimo para a concessão do Proex Financiamento, geralmente até 15% do valor exportado em qualquer Incoterm mais a comissão de agente (se houver), desde que o prazo concedido ao importador não ultrapasse cinco anos. 
IV. ( ) Para as vendas aos países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), o Brasil só pode elencar como produtos elegíveis os bens de capital (utilizados no processo produtivo, tais como máquinas e equipamentos), devido a uma negociação entre os países-membros.
Agora, marque a sequência correta:
 A a) V, V, F, F. 
 B b) V, F, V, F.
 C c) V, V, V, F. 
 D d) V, F, F, F. 
 E e) V, V, F, V.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
O financiamento é concedido na fase pós-embarque e o Proex é administrado pelo Banco do Brasil, sendo que é requisito básico, estar em dia com todas as obrigações relacionada à União. Os bens de capital foram os produtos elegíveis para comercialização dentro do Mercosul, devido a uma negociação entre os países membros. A afirmativa III é falsa, pois não há um valor mínimo para a concessão do financiamento, podendo abranger até 100% do valor exportado em qualquer Incoterm menos a comissão do agente (se houver) e também, desde que o prazo concedido ao importador não ultrapasse dois anos.

Continue navegando