Buscar

TRABALHO GESTÃO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
2.1.1 PRIMEIRA ETAPA .............................................................................................4
2.1.2 SEGUNDA ETAPA.............................................................................................5
3. CONCLUSÃO .......................................................................................................10
4.REFERÊNCIAS ......................................................................................................11
��
INTRODUÇÃO
O objetivo desta atividade é despertar para o quanto a gestão empresarial e financeira e outros assuntos relacionados são de grande importância para as organizações, principalmente nos dias atuais, que é exigido o máximo de conhecimento e astúcia empresarial, onde o empresário que quer se destacar no mercado ou setor que atuam, sendo líderes e alavancarem seus negócios devem aumentar seus conhecimentos nos assuntos abordados e na relação que eles têm com a contabilidade, sendo de suma importância ampliar conhecimentos de forma a garantir a constância das operações da organização e por outro lado a rentabilidade. Será abordado também o conceito de atuária, a importância dessa profissão, seu conhecimento para a gestão de empresas e como seu uso pode ajudar no crescimento e na gestão financeira.
DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA ETAPA
Atuário é o termo que designa o profissional especialista em avaliar e administrar riscos, ele deve ter formação acadêmica em Ciências Atuarias e ter conhecimento em matemática, economia, estatística, finanças, direito, para agir no mercado econômico e financeiro, capaz de analisar mudanças sociais e financeiras no mundo. Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortizações, efetuar cálculos de probabilidades de eventos, fixar valores de prêmios de seguros ou de indenizações, e ainda trabalhar em outras áreas coligadas ao tema de risco como Previdência Social, Órgãos de Fiscalização, Companhias de Seguros, Perícias Técnicas – Atuarial, atuando em processos judiciais que envolvem cálculo atuarial, Universidades, Empresas de Capitalizações dentre outras atividades.
A profissão de atuário foi regulamentada em 03 de abril de 1970, tendo essa data como comemorativa no calendário oficial do país.
Essa profissão aparece em uma pesquisa realizada por um site norte – americano, como sendo uma das melhores profissões, tendo como base critérios como ambiente de trabalho, demandas físicas, estresse, renda e possibilidades de crescimento.
Líder do ranking a profissão de atuário é avaliada no estudo como uma função com 27% de possibilidades de crescimento. “A carreira é um desafio e está em constante evolução, pois é um processo de aprendizagem ao longo da vida”, diz Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários. 
SEGUNDA ETAPA
Desde a antiguidade os seres humanos temem os infortúnios causados por algo imprevisível, então, por meio da ajuda mútua consegui – se minorar as perdas e consequentemente satisfazer as necessidades de segurança do grupo. A prática do mutualismo revelou a essência da Ciência Atuarial, que estuda os métodos tais como, seguros, previdências e planos de capitalização, os quais têm tido grande procura por parte da população, fazendo com que as instituições que o operacionalizam obtivessem um significativo crescimento nos últimos anos.
O processo de evolução da humanidade tem evidenciado a importância do gerenciamento do risco em todos os níveis da sociedade. O perfil de uma estrutura ativa enseja responsabilidade, preocupando – se não somente em alcançar objetivos, mas também orientar o futuro profissional quanto aos caminhos possíveis no desenvolvimento de suas atividades, calcando – se na inter-relação entre os contextos econômicos, financeiros, políticos, sociais e até culturais. Diante dessa realidade, surgem diversas demandas acerca do desempenho do atuário, discutindo qual é o perfil adequado do profissional diante da sociedade.
A atuária é uma ciência social aplicada, fundamentada em princípios, normas e regras. Tem como objeto fundamental o risco inerente à vida e ao patrimônio das entidades e da própria existência humana, que abrange todos os aspectos qualitativos e quantitativos e suas variações em todos os tipos de pessoas físicas ou jurídicas.
“Entende se por atuário o técnico especializado em matemática superior que atua de modo geral, no mercado financeiro – econômico, estabelecendo planos e políticas, promovendo pesquisas, investimentos e amortizações, em seguro social e privado, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas”.
Normalmente a atuaria se divide em ramo vida e ramo não vida. O ramo vida trata das principais contingências da vida (nascimento, doença, invalidez, aposentadoria, morte), e o ramo não vida são todos os demais (fogo, transporte, habitacional, responsabilidade civil, garantias e obrigações contratuais).
O objetivo fundamental do profissional de atuaria é desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração de riscos. Para tanto, os profissionais devem ser dotados de competências e habilidades que viabilizem aos agentes econômicos o pleno cumprimento de sua responsabilidade de exercer com ética e proficiência as atribuições que lhes são prescritas.
O campo de atuação do profissional atuário encontra – se indicado no regulamento do decreto lei nº 806/1969, e apresenta às entidades que se ocupam de atividades próprias do campo da atuária, repartições federais, estaduais e municipais, entidades, sociedades de economia mista ou privadas, faculdades de ensino superior, fundos de pensões, instituições financeiras, empresas de capitalizações, companhias de seguros, planos de saúde, empresas de assessoria e consultoria em atuária, auditoria atuarial dentre outras.
O atuário deve ter sólida formação em cálculos de riscos subjacentes aos negócios, possuindo acentuado acervo da economia, administração, contabilidade, matemática, finanças, estatística e demografia.
O mercado para essa área está aquecido e ainda há mais vagas do que profissionais, pois o profissional precisa ser bom de cálculo, ter visão estratégica dos negócios para ampliar os números e a realidade da empresa. Para se destacar no mercado de trabalho é recomendável que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e especializações da área.
A gestão da empresa é uma função fundamental do empreendedor, e a atuaria pode evitar riscos que porventura possa surgir. Analisar riscos e expectativas através das Ciências Atuariais é de fundamental importância para o bom desenvolvimento econômico da empresa, instituições ou mesmo do país, pois através dessas análises é possível prever cenários futuros. Esta previsão baseada obviamente em ciência e não em pura especulação é cuidadosamente desenvolvida com base em bancos de dados e também em probabilidades e matemática financeira. 
Nas ciências atuariais, assim como acontece na Meteorologia (previsão do tempo), também pode errar suas previsões, no entanto, tudo é programado para que estes erros sejamos menores possíveis.
No modelo de gestão devem estar definidos os princípios da administração, o conjunto de regras básicas que orientem nas tomadas de decisões, buscando – se assim atingir a eficácia. Os atuários são experientes em mensuração de riscos, embora não possam impedir comportamentos irracionais, métodos atuariais podem ajudar a mitigar seu impacto e reduzir incertezas.
A atuária consegue uma visualização nítida dos riscos que permeiam as atividades empresarias. As estratégicas fornecidas pela atuária são fundamentais para o crescimento seguro e sustentável das organizações. Toda empresa quer ter um desenvolvimentosustentável, todavia, o risco é inerente a qualquer aspiração de ascensão. Apesar do gerenciamento destes riscos serem de fundamental importância para o crescimento seguro e sustentável das empresas, nem todas gerenciam como deveriam.
Antes de qualquer coisa deve se se ter em mente um conceito do que vem a ser o risco. 
Solomon e Pringle citado por Souza (2002, p. 149) afirmam que “risco é o grau de incerteza a respeito de um evento”.
“O risco está, portanto, diretamente ligado à possibilidade de ocorrência de um evento futuro esperado ou não”. (Souza, 2002, pag149).
As maiorias das corporações enfatizam muito o risco financeiro de suas operações cotidianas e se esquecem ou desdenham dos riscos que pode afetar sua imagem diante do mercado, dos investidores ou até mesmo suas operações internas.
Para Zamith (2007), o fator mais importante no gerenciamento de riscos é a aceitabilidade do tratamento do mesmo como elemento vital para a gestão e tratar o risco significará admitir estar entre assumir ou eliminar a probabilidade de vir a acontecer o dano, isto é, aproveitar uma oportunidade ou permitir a existência de uma ameaça.
O profissional que atua na área de atuaria é preparado para administrar e mensurar riscos, pois é uma profissão que exige conhecimentos em aplicações financeiras, probabilidade e finanças, estatísticas econômicas e com todo esse conhecimento o profissional será capaz de analisar as mudanças sociais e financeiras do país. A responsabilidade dos profissionais ligados à atuária vem a cada ano se tornando maiores, sendo inúmeras as regulamentações que exigem avaliações mais rigorosas das entidades que lidem com mercados de seguros, capitalizações, previdência complementar, planos de saúde e previdência social, principalmente devido a grande soma de recursos empregados neste setor e no sentido de oferecer maiores garantias e transparências aos clientes.
Dentre as funções dos atuários citadas na Lei nº 806/69 está ainda à assinatura, como responsável técnico dos balanços das empresas de seguros e de capitalização. Ao atuário, embora tendo conhecimentos básicos sobre contabilidade, não cabe à elaboração e análise dos relatórios contábeis, funções essas exclusivas do Contador, porém ele é o responsável técnico dos relatórios das empresas que operam com a atividade atuarial. Portanto, os relatórios contábeis destas entidades devem evidenciar com clareza as particularidades do ramo, devendo o contador estar apto a fornecer informações sobre a situação financeira da empresa, para que seja possível ao atuário realizar a análise atuarial exigida pelos órgãos regulamentadores.
De acordo com Ferreira (2001, p.15), as avaliações atuariais no Brasil são de baixa qualidade, pois “poucos atuários são capacitados para realizar uma avaliação atuarial verdadeiramente compreensiva...”.
De certa forma, os profissionais de contabilidade e de atuária devem unir esforços para divulgar as informações necessárias quanto à situação financeira e atuarial dessas empresas, pois segundo Ferreira (2004, pag.6) “A maior transparência e segurança para sociedade deve ser o catalisador para um crescimento mais acelerado desses mercados”.
As instituições que administram os riscos têm crescido de forma espantosa nos últimos anos, auferindo lucros altíssimos e influenciando na economia do país. Essa profissão tem crescido com o aumento da expectativa de vida da população e o desenvolvimento do mercado de previdência privada, apesar de ainda ser desconhecida para muitas pessoas, daí a existência de uma forte regulamentação sobre o setor, e de uma fiscalização rígida nos últimos tempos, exigindo que os profissionais ligados à área estejam sempre atualizados.
Desde 2005, o número de cursos ofertados para esta formação triplicou no país, oferecendo aos seus estudantes um diferencial importantíssimo para a colocação do profissional no mercado de trabalho que se encontra em forte expansão e necessita de profissionais bem qualificados para poder atender as necessidades financeiras e fiscais do setor. Desta forma, para os profissionais que se especializam nessa área existe uma grande possibilidade de ingressar em uma carreira bastante promissora, pois cada vez mais pessoas sentem a necessidade de criar garantias financeiras. Portanto, são muitos produtos oferecidos, seja para garantir a renda quando não puder mais trabalhar, ou garantir a sobrevivência de entes queridos caso haja uma fatalidade, ou até mesmo, se capitalizar para poder realizar algum projeto de vida, como também proteger um patrimônio importante. Por isso a tendência de crescimento destes setores é bastante acentuada, principalmente devido a forte insegurança que se tem nos dias atuais, em relação à falta de renda ou perda material. 
De acordo com Souza (2002, p.13), pessoas com baixo poder aquisitivo, após a queda da inflação, se viram seduzidas por este mercado e as seguradoras perceberam que seguros de baixo valor apresentavam maiores vantagens que seguros de altos valores, aumentando assim seu público alvo, com a inclusão das classes de menor poder aquisitivo. 
Outro setor que se encontra em forte evidência é o da previdência privada, tendo em vista que a previdência social, de acordo com a Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar não consegue suprir as necessidades básicas do trabalhador aposentado e tampouco garantir a proteção de qualidade de vida no decorrer da inatividade, sendo necessário complementar sua aposentadoria. Os fundos de pensão têm forte atuação na economia, sua característica de investimento no mercado de capitais em títulos do governo, para formação de suas reservas técnicas, impulsiona o desenvolvimento da economia, capitalizando a poupança interna em longo prazo.
A sociedade moderna desenvolveu caminhos para minimizar riscos, porém alguns riscos são inevitáveis, e por isso a Ciência Atuarial veio para focar em tudo que envolva risco e tentar operacionaliza – los e exibir de maneira fidedigna a situação econômica – financeira. 
CONCLUSÃO
Como visto e abordado entende – se por atuário o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral no mercado econômico financeiro promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos, amortizações e em seguros privados e sociais, calculando probabilidades e avaliando riscos. Ficou bem claro que a ciência atuarial e a consequente aplicação de sua técnica vêm se expandindo e que o atuário tem se tornado importante profissional no desenvolvimento dos cálculos de sustentação e disciplinamento técnico. 
Portanto o centro de atuação do atuário é a analise e as consequências econômicas do risco, que tem características específicas a cada situação. Logo o ferramental básico do profissional constitui – se da estatística, em particular o cálculo das probabilidades. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Texto do Decreto-Lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943, atualizado até a Lei n.º 9.756, de 17 de dezembro de 1998. 25 ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 1999.
Decreto-Lei nº 806, de 4 de setembro de 1969. Dispõe sobre a Profissão de Atuário e dá outras providências. Brasília, DF: 1969.
FERREIRA, Paulo Pereira. ‘Check-up’ A contribuição do processo de avaliação atuarial para ampliar a transparência dos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização. Cadernos de Seguro. Rio de Janeiro, v. 24, n. 123, p. 13-17, mar. 2004.
http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/04/lista-de-melhores-profissoes-tem-atuario-no-topo-e-reporter-em-ultimo.html> Acesso em 13 de julho de 2015.
http://guiadoestudante.abril.com.br/prifissoes/administracao-negocios/ciencias-atuariais-684530.shtml.
http://www.atuarios.org.br/iba/conteudo.aspx?id=2&sub61&index=1&mindex=0. Acesso em 13 de julho de 2015.
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/atuario.
http://www.ebah.com.br/contente/ABAAAAv9AAL/a-importancia-gestao-risco-nas-empresas.http://www.equipeatuarial.com.br/p/o-que-e-um-atuario.html.
SOUZA, Sylney de. Seguros: Contabilidade, atuária e auditoria. São Paulo: Saraiva, 2002.
SOUZA, Silney de. Seguros: contabilidade, atuária e auditoria. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.
www.ufrgs.br/fce/wordpress/wp-content/up
ZAMITH, José Luis Cardoso. Gestão de riscos & prevenção de perdas: um novo paradigma para a segurança nas organizações. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO
AUSTRALIA DE CASTRO DIAS TOMAZ
GESTÃO EMPRESARIAL
VIÇOSA, MG
2015
AUSTRALIA DE CASTRO DIAS TOMAZ
GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do semestre.
Orientador: Prof. MATEUS SILVA DE SOUZA
VIÇOSA, MG
2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes