Buscar

Etapas da produção do biodiesel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fluxograma
1º etapa = Preparação da matéria-prima: Ocorrem operações como a filtração e a decantação que objetivam retirar impurezas da matéria-prima (óleos vegetais ou gorduras animais), Neutralização para reduzir a acidez através da lavagem com hidróxido de sódio e por um processo de desumidificação (retirar umidade ou teor de água do óleo), com o objetivo de melhorar as condições para a reação de transesterificação e conseqüentemente obter a máxima taxa de conversão.
2º etapa = Reação de transesterificação: O óleo limpo é colocado num reator de aço inox juntamente com um álcool (metanol ou etanol) e um catalisador (ácidos ou bases fortes, enzimas)  gerando-se como produto final os ésteres metílicos ou etílicos (biodiesel) e a glicerina.
3º etapa = Separação de fases: O produto da reação é colocado num decantador onde são formadas duas fases: A fase superior corresponde ao produto principal, o biodiesel. Já na fase inferior, encontram-se glicerina (subproduto da reação), resíduo de catalisador, excesso de álcool que não reagiu, água, sabão formado durante a reação e alguns traços de ésteres e glicerídeos. Por um sistema de drenagem é extraído o biodiesel..
4º etapa = Recuperação do álcool da glicerina e dos ésteres e desidratação do álcool: A recuperação do álcool e feita através de destilação onde as substâncias são levadas até o ponto de ebulição da água assim eliminando água e álcool tanto da glicerina como dos ésteres, logo depois esse álcool é passado por uma nova destilação, ao ponto de ebulição do álcool para desidratação do álcool. Assim eliminando a água e tornando possível novamente a reutilização do álcool no processo. 
5º etapa = Destilação da glicerina: A destilação da glicerina é feita para sua purificação. Ela deve ser feita com temperatura de 160 °C a 180 °C. Após o processo de destilação consegue-se a glicerina destilada ou bidestilada que retirada da primeira coluna de destilação com pureza de 99,8% a 99,9%, a solução retirada na segunda e terceira coluna de destilação são resíduos glicéricos.
6º etapa = Purificação dos ésteres = Purificação dos ésteres pode ser feita através de lavagem com água para eliminação de pequenas concentrações de glicerina e resíduos. Onde adicionados água e agitado por alguns minutos e, depois destilado para a eliminação da desta água após esse processo, o biodiesel estará pronto para o consumo.
Referencias bibliográficas: http://www.uniube.br/eventos/entec/2011/arquivos/producao4.pdf
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fj0847od02wyiv802hvm3juldruvi.html
https://ri.ufs.br/bitstream/123456789/1083/1/Produ%C3%A7%C3%A3oDeBiodiesel.pdf

Outros materiais