Buscar

resumo rochas sedimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.
O material que é transportado (rio, geleiras, vento) e depositado, sofrendo ação de temperatura passa pelo processo de litificação ou diagênese, ou seja, transformação do sedimento em rocha. Ocorre principalmente em lagos, pântanos, bacias, oceanos, deltas.
É prolifica na preservação de fósseis animais e vegetais, por os corpos estarem envolvidos no material sedimentado. Chamada de rochas sedimentares clásticas ou mecânicas. Outro tipo dessas rochas é a sedimentares orgânicas, formada pelo mesmo processo da anterior, porém constituída predominantemente por restos orgânicos (depósitos de carvão mineral). Um terceiro tipo de rocha sedimentar é produto da precipitação de elementos químicos como o carbonato de cálcio  ou halita dissolvidos na água de lagos, mares rasos que se precipitam através da evaporação, são as rochas sedimentares químicas.
A importância econômica das rochas sedimentares deve ser destacada levando-se em conta a sua grande utilização principalmente na área da construção civil. Isso sem mencionar que tais rochas são as fontes de petróleo e hidrocarbonetos, de importância capital para a economia atual.
Arenito: formando a partir da litificação da areia de quartzo de rochas como o granito que é desintegrado pela ação do vento e da chuva. Usado em pisos
Calcário: conchas, carapaças e esqueletos ricos em carbonato de cálcio formam esse tipo e rocha, e também depósitos de cálcio na água. Usados em cal e cimento, fabricação de tinta.
Argilito: formado de minerais argilosos. São rochas firmemente endurecidas mas não a ponto de ser formarem folhelhos. Sua formação implica a recristalização do material original. Utilizado na fabricação de vasos, pisos, cerâmicas.
Conglomerado: é uma rocha formada por clastos rolados, de tamanho superior à 2 mm, agrupados por um cimento, formando um depósito consolidado.
Siltito: é formado pelo acúmulo de sedimentos de granulometria silte, variando de 0,002 a 0,06 mm, sendo composto principalmente por quartzo, feldspatos, micas e argilas. Geralmente estão ligadas à ambiente de deposição de baixa energia, podendo ser desde fluvial até marinho profundo. É importante na indústria petrolífera por se comportar como um selante impedindo o escape dos fluidos das rochas reservatórios por serem de baixa permeabilidade.
Evaporito: formada pela cristalização e precipitação química dos sais dissolvidos em um meio aquoso. Seu precipitado gera depósitos de cloretos, sulfatos, boratos e carbonatos. Tem grande importância econômica como por exemplos os nitratos usados na fabricação de fertilizantes e explosivos.
Carvão mineral: é uma rocha sedimentar combustível formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais. é utilizado no aquecimento de fornos de siderúrgicas, indústria química (produção de corantes), na fabricação de explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos, fertilizantes e na produção de energia elétrica nas termoelétricas
	Tipos
	Textura
	Minerais
	Tonalidade
	Tipo de Magma
	Estruturas
	Nome 
	Princ. Minerais
	
	
	Grau de Cris.
	Tamanho
	
	
	
	
	
	
	
	VULCANICA
	Cristalino
	Muito Fino
	Q, F, M e C
	Clara
	Ácido
	 
	Riolito
	Quart+Feds
	
	
	
	
	
	
	Carbonatítico
	Fluidal
	x
	x
	
	
	
	
	
	Interm.
	Interm.
	Colunar
	Andesito
	Felds+Quart
	
	
	
	
	P, B, O e A
	
	Alcalino
	Amigaloide
	Fonolito
	Felds
	
	
	
	
	
	Escura
	Básico
	Amofadada
	Basalto
	Piro+Felds
	
	
	
	
	
	
	Ultrabásic
	 
	x
	x
	
	
	Vítreo
	x
	x
	x
	Ácido
	Fluidal/Amig
	Obsidiana
	x
	
	
	Piroclástico
	Grosso
	x
	Variada
	Ácid a Interm
	Camadas
	Brecha vul
	x
	
	
	
	Médio
	
	
	
	
	Lapilito
	
	
	
	
	Fino
	
	
	
	
	Tufo vul
	
	
	
	
	x
	
	
	
	
	Pedra pomes
	
	
	PLUTONICA
	Cristalino
	Grosso
	Q, F, M e C
	Clara
	Ácido
	x
	Granito
	Quart+Feds+Mi
	
	
	
	
	
	
	Carbonatítico
	
	Carbonatito
	Carbonato
	
	
	
	Interm.
	
	Interm.
	Interm.
	
	x
	x
	
	
	
	
	P, B, O e A
	
	Alcalino
	
	Sienito
	Feds(na/ca)
	
	
	
	Fino
	
	Escura
	Básico
	
	Gabro
	Pir+felds(ca)
	
	
	
	
	
	
	Ultrabásic
	
	Perido/pirox
	Pir+oli/pir

Outros materiais