Buscar

Rochas Metamórficas: Formação e Tipos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rochas metamórficas são aquelas formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e a pressão no interior da Terra, num processo denominado metamorfismo. São rochas que são levadas a um ambiente onde as condições de pressão e temperatura são diferentes do ambiente no qual se originou. Não apenas as rochas sedimentares e ígneas podem se tornar metamórficas, as próprias metamórficas podem sofrer esse processo e formar uma nova rocha, com diferentes características químicas e/ou físicas. Como os minerais são estáveis em campos definidos de pressão e temperatura, a identificação de minerais das rochas metamórficas permite reconhecer as condições físicas em que ocorreu o metamorfismo. O estudo das rochas metamórficas permite analisar eventos geotectônicos e com isso compreender a configuração atual dos continentes.
As elevadas pressões e temperaturas das cadeias montanhosas são as principais mecanismos formadoras de rochas metamórficas, ocorrendo também no deslocamento de grandes blocos de rochas (pressão) ou próximo a grandes porções de magma, onde há dissipação de calor.
O calor e a temperatura está ligados a outras condicionantes como é o caso dos fluidos de circulação, a intensidade de aquecimento e o tempo durante o qual a rocha se encontra submetida a esses fatores. No metamorfismo as rochas se mantem no estado sólido, porém sofrem alterações quanto a químicas, estrutura e textura. O metamorfismo pode ser de baixo, alto ou médio grau.
Pressão:
A maior parte das pressões são devidas as superposições das camadas, sendo assim as camadas inferiores sofrem pressão das superiores, denominado pressão litostática. Há também a pressão dirigida.
Fluidos de circulação:
Nos intervalos das rochas predominam diversos fluidos quer no estado liquido ou gasoso, a água influencia ainda o ponto de fusão dos materiais, podendo assim ocorrer fusão a temperaturas muito mais baixas do que as indispensáveis em ambientes meio secos.
Tempo:
Diversas experiências laboratoriais mostram que a altas pressões e a altas temperaturas, durante um período de alguns milhares ou mesmo milhões de anos, se produzem grandes cristais. Pensa-se que as rochas metamórficas são o produto de um longo metamorfismo a alta pressão e a alta temperatura quando apresentam um aspecto granular grosseiro e que as rochas de grão fino serão eventualmente o produto de baixas temperaturas e pressões.
Tipos de metamorfismos:
Regional: transformações estão relacionadas à ação combinada da temperatura, pressão litosférica e pressão dirigida sendo aplicadas durante milhões de anos. As rochas são fortemente dobradas e falhadas, sofrem recristalização, apresentando estrutura foliada. São exemplos: ardósias, xistos, gnaisses e anfibolitos.
Contato: resultado apenas da ação da temperatura, através do calor cedido por intrusão magmática que corta uma sequência de rochas sedimentares encaixantes, metamórficas ou magmáticas. Através destes cortes e do constante contato entre as superfícies teremos como resultado o fenômeno metamórfico. As rochas deste grupo são conhecidas por “hornfels”.
Dinâmico: o fator determinante e exclusivo é o atrito. É desenvolvido através de longas faixas e estreita adjacência de falhas, onde pressões de grande intensidade causam movimentações e rupturas na crosta.
Rochas:
Anfibolito: Mineralogia principal – anfibólio, plagioclásio. Principais acessórios - quartzo, feldspato potássico, titanita e epidoto. Estrutura - maciça, foliada, linear. Texturas – granoblástica. Tipos de metamorfismo- regional e de contato. Fácies metamórfica - xisto verde a anfibolito. Principais rochas pré-existentes - Rochas magmáticas de natureza básica e sedimentos margosos.Observações - Os anfibolitos podem ser utilizados como rocha ornamental, levando-se em consideração várias características.
Ardósia: Mineralogia principal – clorita e quartzo. Estrutura - xitosa. Texturas– granoblástica. Tipo de metamorfismo- regional. Fácies metamórfica - xisto-verde. Principais rochas pré-existentes - Folhelhos, argilitos, margas. Observações - São rochas de metamorfismo regional ou de carga. Tem ampla utilização comercial como piso, na indústria ornamental.
Filito: Mineralogia principal – quartzo e clorita. Principais acessórios - grafita, cloritóide, turmalina, carbonato, hematita, etc. Estrutura - xistosa. Texturas  granoblástica. Tipos de metamorfismo-regional. Fácies metamórfica - xisto-verde. Principais rochas pré-metamórficas - Folhelhos, argilitos, lamitos, siltitos e margas. Observações - Rocha gerada pelo metamorfismo regional sobre sedimentos de granulometria muito fina e rochas magmáticas efusivas a hipoabissais.
Gnaisse: Mineralogia principal - mais de 20% de feldspato potássico (microclínio e/ou ortoclásio), plagioclásio (albita, oligoclásio, andesina), e ainda quartzo e biotita. Constituintes menores - clorita, anfibólio, granada, estaurolita, sillimanita, cianita, carbonato, cordierita, espinélio verde, opacos, titanita e epidoto. Estrutura – gnáissica. Texturas – granoblástica. Tipos de metamorfismo-regional de médio a alto grau. Fácies metamórfica - fácies anfibolito a granulito. Principais rochas pré-metamórficas - Granito, arcósio, grauvaca ou micaxistos (metamorfismo progressivo). Observações - Rocha de grande variação mineralógica e grau metamórfico, é amplamente empregada como brita na construção civil e pavimentação além do uso ornamental.
Itabirito: Mineralogia principal - quartzo, óxidos de ferro (hematita, magnetita). Estrutura - foliada a maciça. Texturas - granoblástica a lepidoblástica. Tipo de metamorfismo-regional. Principais rochas pré-metamórficas - Depósitos marinhos (chert ferrífero). Observações - O itabirito provém de ação metamórfica sobre depósitos marinhos ricos em ferro e silica.
Mármore: Mineralogia principal - calcita, dolomita. Constituintes menores - quartzo, pirita, anfibólios, diopsídio, etc. Estrutura - maciça a foliada. Texturas - granoblástica. Tipos de metamorfismo-regional e de contato.  Principais rochas metaderivadas - Calcários e dolomitos. Observações - Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico. Dessa forma, possuem uma variedade de cores e texturas, estruturas que as tornam bastante rentáveis na industria de rochas ornamentais.
Milonito: Mineralogia principal - feldspato potássico, quartzo, biotita, plagioclásio cálcico, epidoto. Variedades principais - protomilonito, ultramilonito, blastomilonito. Estrutura - cataclástica (de fragmentação). Textura – milonítica. Tipo de metamorfismo - metamorfismo dinâmico. Principais rochas pré-metamórficas - Diversas. Observações - Rocha que se forma em planos de cisalhamento ou de falha em processo de metamorfismo dinâmico.
Quartzito: Mineralogia principal – quartzo. Constituintes menores - muscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita. Estrutura - maciça ou foliada. Texturas - granoblástica a granolepidoblástica. Tipos de metamorfismo-regional e de contato.  Principais rochas pré-metamórficas - Arenitos mais ou menos puros e cherts. Observações - Rocha fonte de materiais para tijolos e refratários de sílica, usada na siderurgia e para o preparo do leito de fusão dos altos-fornos, rocha ornamental utilizada de diferentes maneiras (rústica, talhada, polida, etc).
Serpentinito: Mineralogia principal – serpentina. Constituintes menores - talco, carbonato, actinolita tremolita, clorita. Composição Química – magnesiana. Estrutura – xistosa. Texturas – maciça. Tipos de metamorfismo - metamorfismo regional, hidrotermal. Fácies metamórfica - xisto-verde. Principais rochas pré-metamórficas - Rochas ultrabásicas. Observações - Rocha magnesiana com mineralogia normalmente gerada por processos hidrotermais, ou metamorfismo de baixo grau.
Xisto: Mineralogia principal - varia na dependência da composição química ou da rocha pretérita; silico-aluminosa (pelítica): quartzo, muscovita,biotita, granada, cianita, sillimanita, cordierita, andaluzita, estaurolita, etc.; silico-magnesiana: clorita, talco, serpentina, tremolita, antofilita, etc.., básica: clorita, actinolita, hornblenda, albita, etc. Variedades principais - pelítica, psamo-pelítica, básica, ultrabásica, carbonosas, etc.  Estrutura – xistosa. Texturas-granoblástica. Tipos de metamorfismo-regional. Fácies metamórfica - xisto verde e anfibolito. Principais rochas pré-metamórficas - Rochas ígneas ou sedimentos argilosos, portanto orto ou paraderivada. Observações - Trata-se de uma rocha com mais de 20% de filossilicatos. Sua variedade é bastante grande, em função de uma mineralogia muito variável.
Esteatito: Mineralogia principal: Talco. Outros constituintes: Magnesita, clorita e quartzo. Estrutura: maciça. Tesxtura: faneritica.

Outros materiais