Buscar

Semiologia da Ortopedia - Ombro

Prévia do material em texto

SEMIOLOGIA E PRÁTICAS CLÍNICAS II
ORTOPEDIA
Aula 02 (Dr. Jamil) – 27/10/14
OMBRO
Síndrome do impacto
	Toda a vez que levanta o braço há um choque da tuberosidade maior no acrômio. Ocorre com o passar do tempo em pessoas acima dos 40 anos. Pode haver ruptura ou tendinite do músculo supraespinal.
	Apresenta bursite do ombro como consequência. (Bursa é uma estrutura que serve para acolchoamento/ amortecimento do tendão).
	O úmero tem dois colos: o anatômico e o cirúrgico. O anatômico é onde a anatomia delineou (onde acaba a cartilagem e começa o osso); o cirúrgico é o que estabelecemos. A fx de colo cirúrgico é menos comum que a fx de colo anatômico, sendo mais característica do idoso (mecanismo: osteoporose).
Luxação de ombro
	Perda total do contato articular. Mais comum em jovem. O sinal clínico é o sinal da Dragona militar (o ombro fica em ângulo reto e a cabeça o úmero desloca-se).
	O outro sinal é o sinal da tecla: dinâmico – aperta a ponta da clavícula para baixo, que sobe e desce, como uma tecla de piano.
	Na luxação acrômio-clavicular, temos também ruptura de ligamentos.
	Toda luxação implica em lesão ligamentar, sendo, portanto, quase ou mais grave que uma fx (ruptura de cápsula + fx associada + ruptura de ligamentos muitas vezes).
AVALIAÇÃO DE TENDÃO DO SUPRAESPINHAL E MANGUITO ROTADOR
JOBE
	Manobra ativa (o pct faz e o médico aplica uma força).
NEER
	Passiva: o pct não faz força. Avalia apenas dor, quando passa de 90o. Não tem como saber se é bursite ou tendinite porque não se tem imagem. Geralmente tem-se tendinite e raramente tem-se bursite isolada (os dois juntos é relativamente comum).
HAWKINS – KENNEDY
	Avaliação passiva. Testa-se dor: rotação interna com o cotovelo em 90o.
AVALIAÇÃO DO BÍCEPS
Palm up teste ou teste de speed
	Mão com a palma para cima: o pct tenta levantar a mão do médico, que pressiona o sulco do bíceps, causando dor no pct.
	Como a mão do pct tem que ficar para cima, o teste é da mão para cima.
	No membro superior, temos os dermátomos. 
	Quando temos, por exemplo, uma luxação no ombro, podemos ter lesão do nervo axilar (pode estar rompido). Comparação com o lado oposto (testa-se a sensibilidade de C6).
	Para redução de ombro existem duas manobras:
A do “campo do futebol” (hipocrática): coloca-se o pé na axila do paciente e traciona o braço.
Manobra do lençol: preferível.
Existe, ainda a manobra da cadeira. A cadeira é que faz o apoio (então traciona-se o braço para baixo). As manobras de redução devem ser feitas, preferencialmente, com o pct anestesiado e devem durar o tempo suficiente para que “entre no lugar” ou até 5 minutos. A força é o peso do corpo (a força muscular não é utilizada).
	A infiltração com corticoide é utilizada apenas eventualmente, e com um intervalo longo (de aproximadamente 3 meses), porque pode ter um efeito benéfico, mas tbm pode ter efeito adverso. Eventualmente usa-se um sistêmico (aplicado intramuscular, agindo posteriormente no tendão), mas também pode apresentar efeito adverso.
Como tratar, se não for com infiltração? Fisioterapia. Existem alguns aparelhos (em ondas de choque) que emitem ondas pulsáteis que desfazem a calcificação.
Tratamento
	Repouso + retirada da dor (AINE e tipoias) + fisioterapia.
RNM
	Consegue-se avaliar todos os tendões que cobrem a grande tuberosidade. O líquido branco que eventualmente aparece é derrame (serosa). 
	Dependendo do corte, podemos observar o rompimento ou não do tendão.
	Hoje é o exame de eleição para síndrome de impacto.
US
	Não é tão específico quanto à RNM, mas pode tbm ser realizado.
PÉ
CALOS
Mole
	Também chamado de verruga plantar. É uma doença dermatológica. Existem produtos aplicados que dissolvem o calo. O problema de lixar o calo mole é que ele pode sangrar.
	Doi quando apertado de lateral para lateral (dor ao pinçamento).
Duro
	Doi quando apertado em direção ao osso (dor à compressão). Geralmente é alguma proeminência óssea. Pode ser lixado, mas retornará.
	Pode ser que haja um desalinhamento dos ossos, como do metatarso.
	O tto pode ser com palmilhas e mudança do tipo de calçado.
	Há casos em que uma cirurgia óssea é necessária, o que é comum em pcts idosos. Uma doença que causa bastante calo é a AR.
OSTEÓFITOS
	Conhecidos pela população como esporão do calcâneo.
	Osteófito: manifestação de artrose.
	O que se insere na base do pé e dói? Fáscia plantar. A fasceíte plantar dói.
Tratamento
	Não retira, porque 100% volta em 3 meses. Devemos tratar a fasciite (fisioterapia + AINE + mudança do calçado, que deve ter um saltinho).
	Em casos refratários ao tto conservador, corta-se e retira o osteófito. A indicação é excepcional (em raríssimos casos operamos).
	99% das pessoas melhoram com o tto clínico. O osteófito não desaparece, mas a dor melhora.

Outros materiais

Perguntas Recentes