Buscar

Engenharia de Produção e o Futebol trabalho tirlê

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Engenharia de Produção e o Futebol
Introdução:
O que faz um Engenheiro de Produção?
O Engenheiro de Produção é conhecido por sua formação como um profissional multifacetado e capaz de atuar em diversos segmentos do mercado e em diversas áreas das empresas.
E uma dessas formas de atuação possível é no mercado do futebol, trabalhando com a padronização dos processos e com a implementação de ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento do setor de forma a torná-lo cada vez mais profissional.
O cénario do futebol brasileiro.
O modelo de gestão de grande parte dos clubes do futebol brasileiro ainda é muito amador, sendo extremamente defasado em relação à maioria dos clubes do resto do mundo.
O país que é referência de qualidade de jogadores, passa longe de ser exemplo quando o quesito é organização ,responsabilidade, respeito aos seus principais clientes, os torcedores, gerenciamento e tantos outros aspectos que estão ligados a gestão esportiva que essas organizações devem possuir.
O cenário do futebol brasileiro.
Esse amadorismo se reflete principalmente na formação de jovens atletas,onde os clubes demonstram tamanha incompetência e falta de habilidade gerencial para poder usufruir toda capacidade humana disponível existente em território nacional.
Os clubes ainda não enxergaram a importância que as categorias de base possuem em relação a formação de equipes competitivas e qualificadas em longo prazo. E também a capacidade de exploração da identificação destes jogadores com a instituição, gerando uma maior identidade perante aos torcedores, e consequentemente maiores lucros.
Cenário do futebol brasileiro	
E mesmo aqueles clubes que possuem uma excelente infraestrutura física, tendo belos centros de treinamentos, ainda não possuem um modelo de gestão integrado e profissionais capacitados, capazes de extrair toda a potencialidade que as categorias de base podem gerar em prol da própria instituição.
 Esta gestão não focada na qualidade e na integração entre os setores das categorias de base e do profissional ao longo do tempo, acarretam em uma falta de padronização e qualidade nos processos de formação dos jovens atletas. Com isso, os clubes não conseguem absorver todo o potencial possível deste setor, que pouco aproveitado,gera lucros medíocres e poucos resultados.
Cenário do futebol brasileiro
Além disso, os clubes de futebol do Brasil, em sua grande maioria, cujo a representação no contexto cultural todos reconhecem, passam por circunstâncias que são no mínimo, inusitadas se você analisá-las com um pouco mais de atenção. 
Mediante as receitas de milhões, provenientes das mais diversas fontes, essas instituições não conseguem atender ao princípio mais elementar de qualquer negócio: Se você gasta mais do que você arrecada, você não se mantém. E esse mesmos clubes só não entram em falência por fatores que tornam esse meio ainda mais nebuloso.
Futebol Brasileiro
Principais problemas encontrados:
Falta de gestão integrada para as categorias de base.
Má administração dos recursos existentes.
Distanciamento do “torcedor/consumidor”.
Poucas vantagens ao sócio - torcedor.
Investimentos mal sucedidos e nebulosos.
Política defasada e ineficiente do “Resultado a curto prazo”.
Futebol Internacional
Exemplos de Gestão integrada e eficiente.
Na europa, as práticas mais profissionais de gestão já são rotineiras e os clubes são tratados como empresas que possuem mercado,funcionários,clientes, e têm que aumentar as receitas e diminuir as despesas.
Todo o investimento feito,é minunciosamente calculado. Existe um foco estabilizado no resultado ao longo prazo, no sócio-torcedor, na marca do clube e na integração do torcedor com o clube de maneira geral. O torcedor é visto como maior patrimônio do clube.
Futebol Internacional
Exemplos de gestão integrada e eficiente.
Em 2003, o Barcelona gastava muito com jogadores estrangeiros, que não carregavam o “orgulho Catalão” com eles. Paralelamente, a isso via seu maior rival, Real Madrid investir em jogadores caríssimos e conquistar títulos.
Com essa situação, uma atitude foi tomada e a diretoria que assumiu o clube passou a investir em peso nas categorias de base com a idéia de que craques o Barcelona fazia em suas canteras (termo que representa as categorias de base do Barcelona).
Futebol Internacional
Exemplos de gestão integrada e eficiente.
As estratégias fora de campo também mudaram e passou-se a ter forte investimento na gestão financeira do clube, no controle de gastos, no equacionamento das dívidas e na busca por novas receitas. O torcedor passou a ser o maior patrimônio do clube e sua razão de existir.
E o resultado veio com três títulos da Liga dos Campeões da Europa em 2006,2009 e2011. Este último teve uma representatividade ainda maior já que o time campeão era formado em quase sua totalidade (8 jogadores dos 11 titulares) por jogadores oriundos das categorias de base do clube.
A solução da gestão no futebol no Brasil
No Brasil, ainda existe em muitos clubes de futebol, o conceito arcaico do “cartola”. Aquela pessoa polêmica,que manda e desmanda no clube de futebol. Tomando decisões se prévia consulta, envolvendo-se em nebulosas negociações, dirigindo o clube com total desleixo e sem zelo pelo seu patrimônio.
Em consequência disso, o clube gerido dessa forma não apresenta evolução financeira,não aumenta seu número de sócios, não alcança êxito em campeonatos que participa e não consegue estreitar seus laços com o torcedor brasileiro, um apaixonado por futebol em sua grande maioria.
 Como fazer a situação mudar?
Uma solução produtiva ao problema
A exemplo do que é feito na europa,deve-se descentralizar o poder delegado a um único membro do clube. O clube deverá contar com um conselho de gestores especializados para gerir seu patrimônio,suas ações, seus negócios e seus investimentos.
Será implementado uma visão de trabalho a longo prazo. Sem o imediatismo existente e ineficiente de hoje. Todo o trabalho desenvolvido,seja nas ações de marketing, gestão da equipe de trabalho interno, gestão de atletas e etc, terá um prazo mínimo pré-estabelecido para seu desenvolvimento.
 Como fazer a situação mudar?
 Uma solução produtiva ao problema
O principal foco dos clubes será com o desenvolvimento dos atletas que são criados em seus próprios centros de treinamento. Os chamados “prata da casa”no termo popular. O apoio dado ao jovem atleta, tais como: salário-base,moradia, apoio a família, educação e etc, serão de total cuidado dos clubes, que deverão financiar todo o custeamento com o atleta. 
Serão criados centros de treinamento integrado em todo território nacional. Serão acessíveis a todas as pessoas. Permitindo aqueles que se destacarem, a chance de se tornar um atleta profissional. E por outro lado, realizando grande interação social.
Como fazer a situação mudar?
 Uma solução produtiva ao problema
Realização de forte campanhas para atrair sócio-torcedores. Em nova comparação com clubes europeus., vimos que o Brasil, apesar de sua imensa população, e de ser considerado o país do futebol, possui pouquíssimos sócio-torcedores em seus grandes clubes. Portanto, serão realizadas campanhas de integração e promoções para que se permita maior interação do torcedor com o clube.
Mais uma vez, citamos o Barcelona como exemplo. O clube situado na Espanha, país que possui cerca de 47 milhões de habitantes, tem 222.987(duzentos e vinte dois mil novecentos e oitenta e sete) sócio-torcedores. Enquanto no Brasil, país que possui cerca de 198 milhões de habitantes, O flamengo, time com maior torcida nacional, possui apenas 58.682 (cinquenta e oito mil, seiscentos e oitenta e dois).
Como essa produtividade no futebol ajudaria na sociedade de modo geral?
Visto que o Futebol é o principal esporte nacional, promover uma interação maior com o torcedor é também afetar de forma direta e indireta a sociedade. Quanto mais o clube cresce, mais se ampliam suas possibilidades de empregos. Quanto
mais resultados positivos o clube conquista dentro de campo, mais o torcedor interage com o mesmo, consumindo produtos relacionados a marca do clube, assistindo aos jogos e estreitando seus laços com o futebol de maneira geral. Por ser um mercado ainda pouco explorado aqui no Brasil, pode-se dizer que desconhecemos a proporção da mudança positiva que essas implementações causariam.
Conclusão
Percebemos aqui a inter-relação com a engenharia de produção e o futebol, torna-se possível devido a capacidade de adaptação de profissionais deste setor aos mais variados tipos de processos e organizações.
Isso pode ser comprovado pelo fato destes profissionais possuírem habilidade para atuar em diversas áreas do cenário do futebol como marketing,captação (implantando modelo com critérios baseados em características relevantes). Padronização dos processos que vão desde a captação do jogador até sua entrada no time profissional, gestão financeira, gestão de qualidade, entre outros setores que o clube possui.
Muito obrigado!! 
Boa aula e bom curso a todos!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais