Buscar

Sistema Cristalino Tetragonal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Cristalino Tetragonal
Mineralogia/Petrologia
 
Carla Walter
Rosangela Pereira
Tamiris Martins
Thais Dutra
Em cristalografia, o sistema cristalino tetragonal é um dos sete grupos de pontos de treliça. Estrutura de cristal tetragonal resultar de uma rede cúbica de alongamento ao longo de um dos seus vetores de treliça, de modo que o cubo se torna um prisma retangular, com uma base quadrada (um por um) e uma altura (c, que é diferente de um). Existem dois tipos de estrutura de cristal tetragonal. Redes de Bravais: o simples tetragonal (a partir de alongamento da malha simples-cúbico) e o tetragonal centrado (a partir de alongamento ou o de face centrada ou a rede cúbica de corpo centrado). 
 Neste sistema, os três eixos cristalográficos são mutuamente perpendiculares como no sistema cúbico, mas enquanto os eixos a e b têm mesmo comprimento, o eixo c é diferente, sendo maior ou menor (Fig. 3).
Pertencem a este sistema 6,4% dos minerais conhecidos, entre eles zircão, apofilita (Fig. 4), rutilo, idocrásio e cassiterita. Ele o os seus cristais recebem também o nome de quadrático.
(Fig.3)
(Fig.4)
Zircão:
Fórmula Química - ZrSiO4
Composição - 67,22 % ZrO2,  32,78 % SiO2 
Cristalografia - Tetragonal
 Classe - Bipiramidal tetragonal
Propriedades Ópticas - Uniaxial positivo
Hábito - Prismático, piramidal, granular 
 Clivagem - Imperfeita em {110}
 Dureza - 7,5
 Densidade relativa - 4,6 a 4,7
 Fratura - Conchoidal
 Brilho - Resinoso a adamantino
 Cor - Incolor, amarelo-pálido, amarelo-esverdeado, marrom-amarelado, vermelho.
Silicato de zircão. Zr(SiO4). Sistema cristalino: tetragonal de prismas curtos de quatro faces, com terminações piramidais. Zircão, nome Persa que quer dizer zarkum = dourado. 
CALCOPIRITA:
 Fórmula Química - CuFeS2
Composição - Bisulfeto de cobre e ferro. 34,5% Cu, 30,5% Fe,  35,0% S
Cristalografia - Tetragonal       
Classe - Esfenoídal
 Propriedades Ópticas - Anisotropia normalmente fraca, amarelo
Hábito - Maçico, compacto, tetraédrico. 
Clivagem - Imperfeita {101} 
Dureza - 3,5 - 4 
Densidade relativa - 4,1 - 4,3 
Brilho - Metálico. 
Cor - Amarelo-latão.
Sulfeto de cobre e ferro. CuFeS2. Sistema cristalino tetragonal. O mais importante minério de cobre. Reconhecido pelo brilho metálico, vítreo e muito vivo. Confundido com o ouro, pirrotita, pirita e a marcassita, diferenciando-se destes minerais pelas variações de dureza, densidade, cor e traço. Originário de rochas ígneas, metamórficas, hidrotermais e disseminadas em depósitos xistosos.
Estrutura Tetragonal de corpo centrado (TCC):
Na estrutura cristalina tetragonal de corpo centrado, a célula unitária possui formato tetraédrico (prisma reto de base quadrada), onde os átomos estão localizados nos vértices deste tetraedro (um átomo por vértice) e um átomo localizado no centro do tetraedro, conforme indicado na figura abaixo.
Martensita:
É formada quando ligas ferro - carbono austenitizadas são resfriadas rapidamente ou bruscamente ( como no tratamento térmico de têmpera). É uma estrutura monofásica(TCC),tetragonal de corpo centrado, porque se encontra em equilíbrio, resultante de uma transformação sem difusão da austenita. A dureza da martensita depende do teor de carbono e dos elementos de liga do aço, sendo que um maior teor de carbono resultará em uma martensita de maior dureza.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais